Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Primeira fase do Modernismo: renovação e divulgação de obras e ideias modernistas e os manifestos

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar o momento histórico;
  • conhecer as características da 1ª fase do Modernismo;
  • conhecer revistas e os manifestos;
  • conhecer poemas em língua coloquial;
  • identificar os aspectos formais de poemas;
  • discutir a produção literária do período.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Belle epoque;
  • Semana de Arte Moderna;
  • Pré-Modernismo.

Estratégias e recursos da aula
  • Trabalho em grupo
  • Uso da sala de Informática

Para motivar a turma para estudar o conteúdo, o professor pedirá aos alunos que imaginem o seguinte cenário:

  • Início do século XX: apogeu da Belle Époque.
  • A sociedade é composta de burgueses comportados, tranquilos, contando seus lucros. ´
  • O capitalismo monetário gera a industrialização e o neocolonialismo. Porém, a massa faz reivindicações e greves.
  • Há no ar a ameaça do Socialismo.
  • O progresso científico é alcançado: eletricidade, motor a combustão; automóvel, avião; telefone, telégrafo. É o mundo da máquina, da informação, da velocidade.
  • Nos grandes centros comerciais do país, as pessoas deslumbram-se com concreto armado: “arranha-céu”.
  • Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa.
  • A Literatura e as Artes Plásticas pregam a abolição de todas as regras impostas pelo passado. Nada de modelos a seguir.

A Arte agora é Moderna, inquieta. A ordem é recomeçar, rever, reeducar, chocar, buscar o novo: multiplicidade e velocidade, originalidade e incompreensão, autenticidade e novidade. Vanguarda - estar à frente, repudiar o passado e sua arte. Abaixo o padrão cultural vigente.

Imaginaram esse mundo novo?

 O que pensam dele?

 Notam que são as ideias da Semana de Arte Moderna que começam a comandar posturas?

Atividade 1

O professor convidará os alunos a irem à sala de informática para, em grupo, acessarem o site abaixo:

http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html 

Na sequência, entregará aos alunos xerox do seguinte roteiro:

Roteiro:

I- Modernismo é o nome do movimento literário predominante no Brasil de 1922-1960. Foi composto por três fases:

  • Primeira fase Modernista no Brasil (1922-1930)
  • Segunda fase Modernista no Brasil - (1930-1945) Prosa
  • Terceira fase Modernista no Brasil (1945- + ou - 1960)   

II- De acordo com as informações do texto disponível no site acessado, respondam:

1- Quais as características gerais de cada uma dessas fases?

2- Para responder as questões abaixo, focalizem, no site, somente a Primeira Fase Modernista.

a- Principais acontecimentos políticos:

b- Principais autores desta fase:

c- Características específicas:

  • O professor colocará os alunos em círculo para a correção. Pedirá que a correção seja feita com atenção e que os alunos que quiserem complementar as respostas ou comentá-las que o façam. O professor será o coordenador das discussões.

Atividade 2

O professor fornecerá o site  http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-primeira-fase para que os alunos pesquisem sobre as Revistas e Manifestos produzidos durante a 1ª fase do Modernismo. Cada grupo ficará responsável por apresentar à classe um dos tópicos do roteiro abaixo. À frente do nome das revistas e manifestos são oferecidos alguns sites que poderão acrescentar mais informações sobre o conteúdo, outros, entretanto, não foram encontrados.

Roteiro para apresentação da pesquisa: (xerocar para os alunos ou passar no quadro)

  • Duração
  • Proposta
  • Escritores envolvidos
  • Frases curiosas

  • Professor, há vídeos no youtube que alguns grupos poderão acessar.
  • Estimule-os a fazerem apresentações que possibilitem aos outros alunos dominarem o conteúdo. Uma forma possível é através da produção de vídeos. Para aprenderem a fazê-los indique o site:

http://www.vivenciapedagogica.com.br/como_produzir_videos 

1- Manifestos e Revistas Revista Klaxon  http://www.youtube.com/watch?v=dR2WK9nfE6U  http://www.academia.org.br/abl/media/poesia11.pdf 

2- Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925) http://www.youtube.com/watch?v=w83q4SUQpn0 

3- A Revista (1925-1926) http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html

4- Verde-Amarelismo (1926-1929)  Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta”. http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html 

5- Manifesto Regionalista de 1926 e 1930 http://www.algosobre.com.br/literatura/modernismo-1-momento.html 

6- Revista Antropofagia (1928-1929)   http://www.youtube.com/watch?v=M9ETt1JIbm4 

  • Professor, a preparação da apresentação requer tempo. Ofereça uma ou duas aulas para essa atividade.

Atividade 3

Algumas aulas serão reservadas à apresentação dos grupos em sala com recursos de informática. 

Atividade 4

O professor apresentará textos (xerox) de Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Sérgio Milliet para discussão pela classe. Ao final, o professor poderá pedir que alguns alunos os apresentem oralmente.

  • de Oswald de Andrade

Pronominais 

Vício na fala 

Erro de português 

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro

Para dizerem milho dizem mio

Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia

Para telhado dizem teiado

E vão fazendo telhados

O capoeira 

— Qué apanhá sordado?

— O quê?

— Qué apanhá?

Pernas e cabeças na calçada. 

Quando o português chegou

Debaixo de uma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português.

 http://www.revista.agulha.nom.br/oswal.html

 Conversando sobre os textos:

1- Destaquem características modernistas presentes nos textos escritos por Oswald de Andrade.

2- O que se pode entender por "E vão fazendo telhados."

3- Qual a visão do poeta sobre a língua portuguesa? Vocês a aprovam?

  • de Manuel Bandeira
Irene no céu 

Poema tirado de uma notícia de jornal  

Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor. Imagino Irene entrando no céu: — Licença, meu branco! E São Pedro bonachão: — Entra, Irene. Você não precisa pedir licença. 

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número

Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro

Bebeu

Cantou

Dançou

Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado

TRAGÉDIA BRASILEIRA 

Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,

Conheceu Maria Elvira na Lapa, - prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.

Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.

Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada. Não fez nada disso: mudou de casa.

Viveram três anos assim.

Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp,outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...

Por fim, na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

1933

Disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html  

Conversando sobre os textos:

1- Estabeleçam uma relação entre os personagens apresentados nos textos de Bandeira e o Modernismo.

2- Comentem o aspecto formal do texto "Poema tirado de uma notícia de jornal' e a importância do jornal para o Modernismo.

3- "Tragédia brasileira" é um poema? Justifiquem.

4- Um texto pode possibilitar várias leituras.Uma delas nos remete a um crime passional decorrente de um adultério. Que outra leitura os elementos que destacamos abaixo permitem?

a- Título do texto. b-Quem é o patrão de Misael? c- Quem é ele em relação a ela? d- Qual a classe social da moça? e- Onde o crime foi cometido?

  •  Sérgio Milliet 

"Todo este sangue de mil raças / corre em minhas veias / sou brasileiro / mas do Brasil sem colarinho / do Brasil negro / do Brasil índio."     

 O que ele diz?

Texto extraído e disponível em: http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html

  • Após as apresentações orais dos textos, o professor fará avaliação oral das atividades propostas no decorrer das atividades e as encerrará.
Recursos Complementares

Professor, leia e estimule a leitura dos sites abaixo e que assistam ao filme "Macunaíma" baseado na obra de Mário de Andrade.

http://www.infoescola.com/artes/belle-epoque/ 

 http://www.revista.agulha.nom.br/oswal.html

http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira.html

Avaliação
  • Os alunos serão avaliados em relação à participação nas discussões orais empreendidas pelos alunos e professor e quanto aos aspectos pontuais relacionados à feitura dos exercícios e apresentação do trabalho.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.