Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modernismo terceira fase: o conturbado momento histórico e a nova postura artística

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a obra dos poetas modernistas frente às transformações profundas vividas no mundo;
  • certificar-se de como os Modernistas da 3ª fase aproveitaram as conquistas das fases anteriores;
  • identificar os autores envolvidos com denúncias sociais;
  • conhecer o Regionalismo.  
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento histórico sobre o período.   
  • Literatura como uma manifestação artística do ser humano.
  • Aspectos formais e temáticos em textos literários.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da sala de informática;
  • leituras;
  • pesquisas;
  • apresentação de trabalhos.

 Atividade 1 

O professor deverá exibir o filme "Vidas Secas", direção de Nélson Pereira dos Santos.

Como a 3ª fase do Modernismo, assunto desta aula, é o despertar dos sentimentos regionalistas, começaremos por uma adaptação do romance de Graciliano Ramos que trata do sofrer de retirantes nordestinos.

"Vidas Secas" é a história de uma família. Fabiano, o pai, Sinhá Vitória, a mãe, dois meninos que não são nomeados e a cachorra Baleia.O romance traz na divisão dos capítulos a história de cada personagem. É uma história triste e seca como o Nordeste em épocas de longa estiagem.

Pela fácil compreensão do filme, não proporemos roteiro. Sugere-se que, ao final da exibição, o professor proponha, com os alunos em círculo, uma discussão sobre o assunto do filme.

 Atividade 2

Os sites abaixo retratam alguns dos tipos característicos regionais do Brasil. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática para acessarem os sites abaixo:

http://www.paginadogaucho.com.br/indu/no2.htm 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caipira_picando_fumo.jpg

http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-seca-os-retirantes-nordestinos.htm 

http://br.olhares.com/vai_com_deus_foto2578965.html 

1- O professor poderá apresentar aos alunos a opção de leitura de um título por grupo.

Se for aceita, a sugestão abaixo contempla livros de fácil leitura e tema agradável. Justificativa: o grupo lê um texto e conhece bem outros quatro.

Rachel de Queiroz - O quinze

José Lins do Rego - Menino do Engenho

Graciliano Ramos - São Bernardo

Jorge Amado - Tereza Batista cansada de guerra

Érico Veríssimo - Ana Terra

Exploração da leitura: O professor construirá com a classe um roteiro com os assuntos que devem ser explorados pelo grupo. Esta atividade poderá despertar nos alunos a visão do que é importante extrair da leitura de um livro.

2- Se os alunos optarem pela leitura de um só título por toda a classe, a sugestão é que seja um dos livros listados acima, mas também poderá ser outro título de um desses autores.

3- Após a leitura, a elaboração do roteiro e a apresentação do trabalho, o professor deverá propor que os alunos acessem os sites abaixo para discussão com toda a sala.

http://www.youtube.com/watch?v=yaimp8ouk0c&feature=related 

http://www.algosobre.com.br/literatura/baleia-nao-e-gente-vidas-secas.html 

http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/sao-bernardo.html    

http://www.youtube.com/watch?v=aRkAZvn4an0 

http://www.youtube.com/watch?v=MSD1nAiuR3g&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=I1vFaQwW_1s&feature=related 

Na sequência, deverá propor a exploração dos textos com as seguintes questões:   

1- O primeiro texto foi extraído do livro O Quinze, adaptado para a televisão. Relacione e identifique cada personagem.

2- Qual o tema do trecho?

3- De Baleia Não É Gente (Vidas Secas), destaque a passagem que evidencia que não é a primeira vez que Fabiano é enganado.

4- Qual o estratagema usado pelo patrão para subjugar Fabiano?

5- Que imagem Fabiano fazia da mulher? E de si mesmo?

6- O que ele pensou ao se referir a "toco" e "alforria"?

7- "Bem, bem. Não era preciso barulho não. Se havia dito palavra à-toa pedia desculpa. Era bruto, não fora ensinado. (...)”

De quem são esses pensamentos? Do narrador ou do personagem? Justifique.

8- Carlos, protagonista do livro "Menino de Engenho", é medroso, triste, solitário. Comprove com passagens do texto.

10- Em "Ana Terra" a personagem simples do interior tem sonhos e vive uma crua realidade. Quem são seus inimigos?

11- "Tereza Batista" mora em Sergipe. Vê os servidores do posto médico desertarem, diante do avanço da varíola. Quem ela envolve na causa social que abraça?

12- Descreva Paulo Honório, personagem de "Sâo Bernardo".

  • Professor, após a correção das questões, finalize colocando a sala em círculo para discutirem a validade e resultado obtido individualmente nas atividades desenvolvidas.
Recursos Complementares

Professor, estimule ou assista com os alunos ao (s) filme(s) facilmente encontrados nas locadoras:

  • Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos.
  • São Bernardo de Graciliano Ramos.
  • Gabriela de Jorge Amado.
Avaliação

A avaliação desta aula consistirá na percepção do professor quanto à apreensão do aluno sobre a Terceira fase do Modernismo. O aluno deve ser capaz de participar de discussões identificando o que caracteriza o regionalismo e os principais autores representativos desse movimento.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.