14/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Atividade 1
O professor deverá exibir o filme "Vidas Secas", direção de Nélson Pereira dos Santos.
Como a 3ª fase do Modernismo, assunto desta aula, é o despertar dos sentimentos regionalistas, começaremos por uma adaptação do romance de Graciliano Ramos que trata do sofrer de retirantes nordestinos.
"Vidas Secas" é a história de uma família. Fabiano, o pai, Sinhá Vitória, a mãe, dois meninos que não são nomeados e a cachorra Baleia.O romance traz na divisão dos capítulos a história de cada personagem. É uma história triste e seca como o Nordeste em épocas de longa estiagem.
Pela fácil compreensão do filme, não proporemos roteiro. Sugere-se que, ao final da exibição, o professor proponha, com os alunos em círculo, uma discussão sobre o assunto do filme.
Atividade 2
Os sites abaixo retratam alguns dos tipos característicos regionais do Brasil. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática para acessarem os sites abaixo:
http://www.paginadogaucho.com.br/indu/no2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caipira_picando_fumo.jpg
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-seca-os-retirantes-nordestinos.htm
http://br.olhares.com/vai_com_deus_foto2578965.html
1- O professor poderá apresentar aos alunos a opção de leitura de um título por grupo.
Se for aceita, a sugestão abaixo contempla livros de fácil leitura e tema agradável. Justificativa: o grupo lê um texto e conhece bem outros quatro.
Rachel de Queiroz - O quinze
José Lins do Rego - Menino do Engenho
Graciliano Ramos - São Bernardo
Jorge Amado - Tereza Batista cansada de guerra
Érico Veríssimo - Ana Terra
Exploração da leitura: O professor construirá com a classe um roteiro com os assuntos que devem ser explorados pelo grupo. Esta atividade poderá despertar nos alunos a visão do que é importante extrair da leitura de um livro.
2- Se os alunos optarem pela leitura de um só título por toda a classe, a sugestão é que seja um dos livros listados acima, mas também poderá ser outro título de um desses autores.
3- Após a leitura, a elaboração do roteiro e a apresentação do trabalho, o professor deverá propor que os alunos acessem os sites abaixo para discussão com toda a sala.
http://www.youtube.com/watch?v=yaimp8ouk0c&feature=related
http://www.algosobre.com.br/literatura/baleia-nao-e-gente-vidas-secas.html
http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/sao-bernardo.html
http://www.youtube.com/watch?v=aRkAZvn4an0
http://www.youtube.com/watch?v=MSD1nAiuR3g&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=I1vFaQwW_1s&feature=related
Na sequência, deverá propor a exploração dos textos com as seguintes questões:
1- O primeiro texto foi extraído do livro O Quinze, adaptado para a televisão. Relacione e identifique cada personagem.
2- Qual o tema do trecho?
3- De Baleia Não É Gente (Vidas Secas), destaque a passagem que evidencia que não é a primeira vez que Fabiano é enganado.
4- Qual o estratagema usado pelo patrão para subjugar Fabiano?
5- Que imagem Fabiano fazia da mulher? E de si mesmo?
6- O que ele pensou ao se referir a "toco" e "alforria"?
7- "Bem, bem. Não era preciso barulho não. Se havia dito palavra à-toa pedia desculpa. Era bruto, não fora ensinado. (...)”
De quem são esses pensamentos? Do narrador ou do personagem? Justifique.
8- Carlos, protagonista do livro "Menino de Engenho", é medroso, triste, solitário. Comprove com passagens do texto.
10- Em "Ana Terra" a personagem simples do interior tem sonhos e vive uma crua realidade. Quem são seus inimigos?
11- "Tereza Batista" mora em Sergipe. Vê os servidores do posto médico desertarem, diante do avanço da varíola. Quem ela envolve na causa social que abraça?
12- Descreva Paulo Honório, personagem de "Sâo Bernardo".
Professor, estimule ou assista com os alunos ao (s) filme(s) facilmente encontrados nas locadoras:
A avaliação desta aula consistirá na percepção do professor quanto à apreensão do aluno sobre a Terceira fase do Modernismo. O aluno deve ser capaz de participar de discussões identificando o que caracteriza o regionalismo e os principais autores representativos desse movimento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!