21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Dança: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Médio | Artes | Teatro: Contextualização |
Valorizar culturas de diferentes países fazendo uma análise comparativa com a nossa própria.
Incentivar o trabalho de pesquisa em livros, revistas, jornais e/ou na internet.
Incentivar o trabalho em grupo dentro e fora da aula.
Trabalhar a apresentação oral dos alunos perante a turma.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, levantando a riqueza da cultura brasileira explicitando a importância das culturas de outros países na formação da nossa. Poderá citar exemplos claros das influências africanas, européias, asiáticas entre outras, em nossas artes, ritmos, culinárias etc. Em seguida, o professor pedirá que a turma se divida em grupos de quatro membros dando às equipes a tarefa de pesquisar sobre algum elemento cultural de qualquer país por eles escolhidos. É importante deixar que os temas escolhidos sejam os mais livres possíveis, deixando as equipes pesquisarem sobre música, pintura, culinária, monumentos ou qualquer outra manifestação cultural. Os alunos terão duas semanas para prepararem suas apresentações em seminário e a definição dos formatos das mesmas serão definidos pelos próprios grupos.
Aula 2:
Retomando a aula anterior o professor pedirá para que cada grupo, individualmente, lhe mostre como andam os preparativos para apresentação. É necessário que se incentive as mais variadas formas de apresentações. (vídeo, teatro, cartazes, data show, etc.)
Durante o planejamento dos alunos, e os temas por eles escolhidos, o professor deverá fazer sua própria pesquisa sobre o tema, afim de enriquecer os debates resultantes das apresentações.
Aulas 3 e 4:
Uma vez definida a forma de apresentação de cada grupo, o professor selecionará o melhor local da escola para realização da tarefa. É importante que se disponibilize pelo menos 2 dias para as apresentações.
Imagens dos trabalhos apresentados pelos alunos do ensino médio.
Ao final de cada apresentação, e se valendo de sua própria pesquisa, o professor deve propor novas discussões a cerca dos trabalhos apresentados.
Ex.: Se um grupo apresenta um trabalho sobre a Muralha da China, O professor pode abrir o leque de discussões para outras importantes obras arquitetônicas, importância da preservação dos patrimônios, ou mesmo outras manifestações da cultura chinesa.
Dessa forma os conteúdos culturais adquiridos serão maiores e melhor assimilados.
Se houver disponibilidade da escola, o professor de Artes poderá desenvolver o trabalho com os professores de Geografia e História a fim de enriquecer a discussão cultural.
Sobre as culturas que definiram a cultura brasileira:
http://www.lusoafrica.net/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=90&Itemid=111
acesso em 01/10/2010
Sobre a diversidade cultural do Brasil:
http://www.dad.puc-rio.br/dad07/arquivos_downloads/162.pdf
acesso em 01/10/2010
Possível fonte de pesquisa a cerca das culturas de outros países:
http://nesos.wordpress.com/2007/10/12/biblioteca-de-culturas-estrangeiras/
acesso em 01/10/2010
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como a colaboração individual durante as apresentações dos demais grupos.
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