Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música: como trabalhar letra e melodia na linguagem

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Apreciar e dançar
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Exercitar a linguagem oral a partir de discussões sobre um tema.

Reconhecer a estrutura de uma letra de música, interpretando-a.

Construir frases, coletivamente, para compor uma letra de música.

Escolher, dentre várias melodias, a que mais possa se adequar à letra produzida.

Confeccionar vestimentas com material reciclável para apresentação da música produzida.

 Dramatizar a música durante uma apresentação para uma outra turma. 

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Conversa informal a respeito das experiências dos alunos no CIRCO.

O professor poderá mostrar a figura abaixo, realizando perguntas dirigidas:

(Imagem retirada do site: http://happypartys.blogspot.com/2010/06/circo.html)

  • O que vocês estão vendo nessa figura? 
  • Quem já foi ao circo?
  • Quem ainda não foi, mais gostaria de ir? Por quê?
  • Vocês gostam de ir ao circo?
  • Quais atrações estão presentes no circo?
  • Quais atrações vocês mais gostam?
  • Sempre tem circo na cidade? Por quê?
  • O que mais te chamou a atenção quando você foi ao circo?

Momento 2

Os alunos serão divididos em grupos:

Um grupo receberá a letra de música abaixo para ser lida:

O Circo Já Chegou

Xuxa

Composição: Vanessa Alves / Maurício Gaetani

Vem brincar, que o circo já chegou

Vem sorrir, que o circo já chegou

Vem dançar, que o circo já chegou

Vamos bater palmas, porque o circo já chegou

 

Tem muita palhaçada só pra gente ser feliz

Tem foca equilibrando a bolinha no nariz

Tem lindas bailarinas

Na pontinha dos pés

Pipoca, algodão-doce e picolé

 

Malabaristas

Equilibristas

O circo já chegou

 

Vem brincar, que o circo já chegou

Vem sorrir, que o circo já chegou

Vem dançar, que o circo já chegou

Vamos bater palmas, porque o circo já chegou

 

Tem mágico fazendo tudo desaparecer

Surpresas na cartola, tudo isso é pra você

Tem muitas piruetas

Palhaços de montão

Caindo de bumbum no chão

 

Trapezistas

Pernas de pau

O circo já chegou

 

Vem brincar, que o circo já chegou

Vem sorrir, que o circo já chegou

Vem dançar, que o circo já chegou

Vamos bater palmas, porque o circo já chegou

(Música disponível no site http://letras.terra.com.br/xuxa/92715/)

O outro grupo receberá outra letra:

O circo

Xuxa

A gente gosta de brincar de circo

Dar cambalhotas, fazer palhaçada

A gente adora imitar os bichos

Como é bom brincar

 

A gente faz a mágica mais linda

Transforma a vida numa grande festa

A gente canta, dança, bate palma

E não quer parar

 

Vem a foca com a bola no nariz

O elefante bancando o chafariz

Vem a macacada toda de uma vez

Tira, bota, a gente pede bis

O palhaço me deixa tão feliz

Quando brinco bate forte o meu coração

  (Música disponível no site: http://xuxa.musicas.mus.br/letras/295278/)

 

Os grupos serão orientados a realizar a leitura e a descobrir o gênero desses textos (letra de música), eles ainda receberão o roteiro abaixo para responder, discutindo-o:

  1. Que nome podemos dar a esse tipo de texto?
  2. Quem é o compositor dessa letra?
  3. Quem é o cantor dessa música?
  4. Qual é o tema dessa música?
  5. Quais são os personagens citados no texto?
  6. De acordo com a música, o que cada personagem faz no circo?
  7. Como podemos descrever o circo de acordo com essa música?

Após um tempo para a discussão, o professor mostrará os vídeos correspondentes às letras de músicas lidas por eles:

http://letras.terra.com.br/xuxa/92715/

http://www.youtube.com/watch?v=_vGwtgMHRsc

Os alunos poderão cantar as músicas e terão ainda mais um tempo para revisarem as respostas dos roteiros.

Em seguida, cada grupo irá à frente da sala cantar sua música (com o auxílio do áudio do vídeo) e apresentará as respostas do roteiro para o outro grupo.

Momento 3

O professor pedirá para os alunos levarem para sala de aula letras de músicas sobre circo (Se possível levarão também o áudio).

Na aula seguinte, eles apresentarão as músicas para os colegas ouvirem e cantarem.

Momento 4

Os mesmos grupos do momento anterior serão formados e o professor os convidará a construírem frases sobre o circo para compor uma letra de música.

 (o professor poderá estipular o número de frases)

Momento 5

Outra tarefa do grupo será encontrar uma melodia (fundo musical) que poderá se ajustar à letra escrita por eles.

Cada integrante do grupo escolherá uma melodia (a qual poderá ser de uma outra música que lhe agrada) e sugerirá ao grupo. O grupo votará aquela que  melhor se ajustar à letra.

Nesse momento, as frases escritas por eles poderão sofrer mudanças para se ajustar à melodia.

Momento 6

Após essa composição, os grupos cantarão as músicas para o professor e outros funcionários da escola (jurados) e será escolhida a mais original e animada.

Momento 7

A música escolhida será ensaiada para ser apresentada a outras turmas da escola.

Nessa apresentação, os alunos além de cantarem poderão dançar e dramatizar, realizando ações de personagens citados na música. (bater palmas, andar com a bola no nariz...)

Para essa encenação, poderão ser confeccionados pelos alunos vestimentas e utensílios utilizados por personagens como animais, mágicos, trapezistas, malabaristas, etc.

Essas confecções podem ser feitas a partir de material reciclado como papel (para roupas, chapéu e varinha de mágico), garrafas pettis (para equilibristas), latas (para malabarismo), jornal (para roupas como no exemplo abaixo) e chapéus.

Os alunos poderão trazer fantasias e materiais de casa também.

 

(Imagem retirada do site: http://impulsohq.com/)

Recursos Complementares

Outra música sobre circo está disponível no site: http://quarteto-em-cy.musicas.mus.br/letras/295380/

Avaliação

O professor avaliará se os alunos são capazes de se expor oralmente relatando situações referentes ao circo.

Observará se os alunos conseguem trabalhar em grupos.

Corrigirá as frases para compor a letra de música, observando a ortografia e a capacidade de escrever a respeito do tema proposto.

Avaliará o envolvimento e a participação ao compor e apresentar a música.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • adilena tavares dos santos, ufopa , Pará - disse:
    aditavsant@gmail.com

    14/06/2013

    Três estrelas

    gostei muito desta linha de trabalho , se possivel for espero seu contato em resposta , pois trabalho como coordenadora do PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO na minha escola e preciso de ajuda para auxiliar meu monitor de musica.


  • elivaldo, colegio estadual olavo elves pinto , Bahia - disse:
    elyejulhia@hormail.com

    03/02/2012

    Cinco estrelas

    parabens, muitoo rico seus dados! com certeza ele guiará muitos dos professores de música e arte.muito obrigado por nos sogerir tantas imformaçoes!


  • MARIZETE SOARES DE O. SANTOS, ESCOLA MODELO , Rio Grande do Norte - disse:
    marizetern@hotmail.com

    26/08/2011

    Quatro estrelas

    MUITO BOM, PARABÉNS AOS ORGANIZADORES


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.