Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uma história em vídeo: ampliando conhecimentos circenses

 

11/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Recontar oralmente e comentar os acontecimentos ocorridos em um vídeo assistido.

Produzir, por escrito e coletivamente, o conteúdo do vídeo assistido.

Produzir um texto narrativo a partir de conhecimentos sobre o tema.

Elaborar uma apresentação com diferentes personagens circenses.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja alfabetizado, inserido no processo de alfabetização e letramento e que já conheça a estrutura de textos narrativos e enigmáticos.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Os alunos assistirão ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=vokX8juQdLA 

Momento 2

1) Inicialmente, os alunos contarão oralmente a história assistida (Um aluno inicia e os outros complementam), narrando as aventuras de Mônica e Cebolinha no circo.

2) Em seguida, a história do vídeo será recontada por escrito e coletivamente. (Os alunos fornecem as ideias e o professor as anota no quadro para a turma copiar no caderno).

3) O reconto da história do vídeo poderá ser ilustrado.

4) Serão listados, também, coletivamente, os personagens que geralmente se apresentam no circo, bem como suas funções.

5) Os alunos receberão o texto enigmático abaixo para lerem e copiá-lo, substituindo as figuras por palavras:

(Foto produzida pela autora da aula)

Momento 3

Conversa a respeito da temática do vídeo:

O professor indagará aos alunos:

  • Vocês já foram ao circo?
  • Como foi a visita de vocês ao circo?
  • Aconteceu algo em especial quando vocês foram ao circo?

Momento 4

O professor convidará os alunos a escreverem coletivamente uma história, em forma de carta enigmática, imaginando um dia da turma no circo.

Para tanto, o professor anotará as ideias dos alunos no quadro negro e serão escolhidas palavras para serem substituídas por desenhos.

Os alunos copiarão a história no caderno, realizando os desenhos das palavras combinadas.

Momento 5

Em seguida, os alunos escreverão uma narrativa individual, contando um dia deles no circo.

Caso haja um circo na cidade, o professor poderá levar os alunos para assistirem ao espetáculo e a partir dessa experiência eles poderão escrever suas histórias.

Os alunos que não tiveram a oportunidade de ir a um circo poderão imaginar e criar como seria essa experiência  a partir do vídeo assistido.

Momento 6

Após a correção das produções pelo professor, os alunos as lerão à frente da sala e será escolhida a história mais interessante.

A partir da produção escolhida, a turma poderá encená-la.

Sob a orientação do professor, cada aluno poderá representar um personagem circense que compõe a história e o escritor da história poderá representar seu próprio papel.

Nas aulas de Arte, os alunos poderão confeccionar máscaras, como a do exemplo abaixo, para representarem os personagens  da história escolhida:

(Fonte: http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/2008/08/mscara-dia-do-circo.html)

 

Recursos Complementares

Outro vídeo sobre o tema também poderá ser apresentado:

http://www.youtube.com/watch?v=F79HJX3dY4g 

Avaliação

Será avaliado se o aluno foi capaz de recontar oralmente e por escrito a história do vídeo.

Ainda será observado se ele foi capaz de escrever uma narrativa com desenvoltura a respeito do tema solicitado e sua atuação na encenação da história escolhida.

Por fim, será avaliada a sua participação, através de ideias, para a confecção de uma carta enigmática coletiva.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.