11/01/2011
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Recontar oralmente e comentar os acontecimentos ocorridos em um vídeo assistido.
Produzir, por escrito e coletivamente, o conteúdo do vídeo assistido.
Produzir um texto narrativo a partir de conhecimentos sobre o tema.
Elaborar uma apresentação com diferentes personagens circenses.
Será necessário que o aluno esteja alfabetizado, inserido no processo de alfabetização e letramento e que já conheça a estrutura de textos narrativos e enigmáticos.
Momento 1
Os alunos assistirão ao vídeo abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=vokX8juQdLA
Momento 2
1) Inicialmente, os alunos contarão oralmente a história assistida (Um aluno inicia e os outros complementam), narrando as aventuras de Mônica e Cebolinha no circo.
2) Em seguida, a história do vídeo será recontada por escrito e coletivamente. (Os alunos fornecem as ideias e o professor as anota no quadro para a turma copiar no caderno).
3) O reconto da história do vídeo poderá ser ilustrado.
4) Serão listados, também, coletivamente, os personagens que geralmente se apresentam no circo, bem como suas funções.
5) Os alunos receberão o texto enigmático abaixo para lerem e copiá-lo, substituindo as figuras por palavras:
(Foto produzida pela autora da aula)
Momento 3
Conversa a respeito da temática do vídeo:
O professor indagará aos alunos:
Momento 4
O professor convidará os alunos a escreverem coletivamente uma história, em forma de carta enigmática, imaginando um dia da turma no circo.
Para tanto, o professor anotará as ideias dos alunos no quadro negro e serão escolhidas palavras para serem substituídas por desenhos.
Os alunos copiarão a história no caderno, realizando os desenhos das palavras combinadas.
Momento 5
Em seguida, os alunos escreverão uma narrativa individual, contando um dia deles no circo.
Caso haja um circo na cidade, o professor poderá levar os alunos para assistirem ao espetáculo e a partir dessa experiência eles poderão escrever suas histórias.
Os alunos que não tiveram a oportunidade de ir a um circo poderão imaginar e criar como seria essa experiência a partir do vídeo assistido.
Momento 6
Após a correção das produções pelo professor, os alunos as lerão à frente da sala e será escolhida a história mais interessante.
A partir da produção escolhida, a turma poderá encená-la.
Sob a orientação do professor, cada aluno poderá representar um personagem circense que compõe a história e o escritor da história poderá representar seu próprio papel.
Nas aulas de Arte, os alunos poderão confeccionar máscaras, como a do exemplo abaixo, para representarem os personagens da história escolhida:
(Fonte: http://letramentoealfabetizacao.blogspot.com/2008/08/mscara-dia-do-circo.html)
Outro vídeo sobre o tema também poderá ser apresentado:
Será avaliado se o aluno foi capaz de recontar oralmente e por escrito a história do vídeo.
Ainda será observado se ele foi capaz de escrever uma narrativa com desenvoltura a respeito do tema solicitado e sua atuação na encenação da história escolhida.
Por fim, será avaliada a sua participação, através de ideias, para a confecção de uma carta enigmática coletiva.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!