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A letra H: um trabalho ortográfico em sala de aula

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar, em revistas e jornais, palavras que contenham a letra h em diferentes situações.

Utilizar adequadamente essa letra, a partir de diferentes atividades relacionadas.

Diferenciar palavras com h inicial, bem como aglutinada a outras consoantes: ch, lh e nh

Confeccionar, coletivamente, um mural com diferentes palavras que contenham a letra h.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor contará para os alunos a história da letra H, utilizando a figura abaixo:

 

(Imagem retirada do site: http://www.conmishijos.com/dibujos/Letra_H_1_g.gif

A convenção das Letras

(Autora: Lívia Fagundes Neves)

As letras do alfabeto viviam em constante harmonia e felicidade, até que um dia uma das letras resolveu se rebelar.

Durante as reuniões que frequentemente faziam para se combinarem e formarem palavras, a letra H protestou:

__ É um absurdo! Quase ninguém se lembra de mim! Quase ninguém me usa.

Dizendo isso, o H começou a chorar e as outras letrinhas não sabiam o que fazer.

Então, a letra R se aproximou e disse:

__ Querida amiga H, por que você está tão triste e nervosa, o que houve?

H explicou:

__ Amiga, o que acontece é que todas vocês são sempre lembradas, ninguém esquece que a palavra rato se escreve com R, com o seu auxílio. Já eu, quase não tenho som e sou completamente esquecida.

As letras não sabiam o que fazer e dizer para H, assim encerraram a reunião.

No dia seguinte, as vogais, com pena da amiga, convocaram uma convenção extraordinária para resolver o problema da H.

A letra A abriu a cerimônia dizendo:

__ H, o que mais prezamos nesse mundo de combinações de letras é a HARMONIA, não é mesmo?

A letra H consentiu com a cabeça positivamente.

__ Então - prosseguiu a vogal - qual é a primeira letra da palavra HARMONIA?

Todas as letras responderam:

__ H!

H se animou, mas retrucou:

__ Mas o som que as pessoas escutam ao dizerem essa palavra é o da letra A!

__ Isso não importa -respondeu a letra E- a palavra precisa de você para estar correta! Há muitas e muitas palavras que precisam de você, não desanime! Mesmo que alguém se esqueça acabará lembrando mais tarde, porque todas nós somos importantes, as palavras só existem com a nossa combinação.

A letra H sorriu e pediu para as amigas:

__ Vamos então fazer uma lista de palavras que começam com a minha letra?

E todas responderam felizes:

__ É para já!

As letras passaram assim a tarde toda escrevendo palavras.

Vamos ajudá-las também?

 

Momento 2

O professor, após o convite presente no texto, disponibilizará revistas e jornais para os alunos procurarem palavras que tenham H inicial e, em grupos, eles formarão uma lista com essas palavras encontradas.

Cada grupo lerá à frente da sala suas palavras e o professor comporá uma mural com essa listagem.

A gravura da letra H acima poderá ser enfeitada com tinta e materiais como miçangas para ilustrar o mural.

 

Momento 3

O professor dirá aos alunos que naquela mesma convenção a letra h descobriu que além de ser a primeira letra de muitas palavras, ela também podia se unir a outras consoantes e vogais e formar outros sons.

Assim, o professor pedirá para que os alunos pesquisem em casa (em revistas, jornais, dicionários, internet, etc) palavras que contenham a letra h em outras posições, formando sílabas como LHA, LHE, LHI, LHO, LHU, NHA, NHE, NHI, NHO, NHU, CHA, CHE, CHI, CHO, CHU.

Na aula seguinte, eles irão ao quadro negro para anotarem as palavras encontradas e será estabelecido um critério de classificação para essas palavras:

PALAVRAS DA FAMÍLIA DO LHA, LHE, LHI, LHO, LHU

PALAVRAS DA FAMÍLIA DO CHA, CHE, CHI, CHO, CHU

PALAVRAS DA FAMMÍLIA DO NHA, NHE, NHI, NHO, NHU

 

Momento 4

Atividades em duplas

1) Resolva as cruzadinhas e copie as palavras encontradas com letra cursiva em seu caderno.

 

( Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_mOUJSQnzjQA/S6kgHrVx_5I/AAAAAAAAA7w/L60_NfXSlpo/s400/lh+ch+nh.jpg

 

(Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_56Gan_E2YD8/S6aXu_b6UpI/AAAAAAAAAi8/O8S1xA-mkTc/s320/cruzadinha+CH.jpg

 

2) Encontre palavras no caça palavras e forme frases, em seu caderno, com as palavras encontradas.

( Fonte: http://lh5.ggpht.com/_3UEkbiRoOZs/RzxEhwK1MzI/AAAAAAAAG-k/SglY4xMLsKA/s512/26-CA%C3%87A%20PALAVRAS%20COM%20NH-1.jpg

3) Leia do texto "O palhaço Caolho" e faça o que se pede abaixo no caderno:

(Imagem retirada do site: http://3.bp.blogspot.com/_duDJ1LNCnfQ/SyLeIcxx5XI/AAAAAAAAIug/qZsNF0KvVTs/s400/foto+-+palha%C3%A7o.jpg

 

O palhaço Caolho estava cansado de circo.

Ele parou de fazer palhaçadas e foi arrumar outro trabalho, numa fábrica.

Não gostou, por que tinha que carregar pilhas e pilhas de telhas.

Ficou com bolhas nas mãos e dor nos joelhos.

Ouvindo os conselhos de sua mulher, voltou a ser Caolho e a fazer par com Pimpolho, no circo do palhaço Zarolho.

a) Pinte no texto palavras com LH.

b) Por que você acha que esse era um palhaço Caolho?

c) Por que o palhaço resolveu mudar de emprego?

d) Por que ele não gostou do novo trabalho?

e) A esposa do palhaço deu um conselho para ele. Qual conselho você daria a ele?

 

4) Ditado (Atividade individual)

O professor ditará as palavras abaixo para os alunos e eles as escreverão em uma folha de ofício. 

Ao fim da atividade, o professor anotará as palavras no quadro e os alunos trocarão as folhas para corrigirem as palavras escritas pelos colegas.

a)  Helicóptero

 

b) Hélice

 

c) hora

 

d) repolho

 

e) orelha

 

f) chuva

 

g) cheiro

 

h) chicote 

 

i) banho

 

j) banheiro

Recursos Complementares

No site abaixo há um caça palavras on line, caso o professor tenha acesso ao laboratório de informática.

http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_interativo_21.html

Avaliação

O professor avaliará se o aluno compreendeu os usos da letra H através da observação das atividades: cruzadinhas, caça palavras, interpretação de texto e ditado.

Verificará também se os alunos souberam trabalhar em duplas e corrigir os ditados de figuras dos colegas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Suzana, Centro Educacional Giácomo Zommer , Santa Catarina - disse:
    zanynhagoetten@yahoo.com.br

    31/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula,me ajudará a preparar melhor minhas aulas.É sempre bom poder contar com algo diferente.


  • Daniele, Balduino Cardoso , Santa Catarina - disse:
    danielepriscilalanger@gmail.com

    09/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito legal... Vou usar algumas ideias em minhas aulas particulares! Gostei.


  • livia, Jardim educandario , Rio Grande do Norte - disse:
    livia_lima17@yahoo.com.br

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    muito bem elaborada esta aula, da par fazer complementos com as aulas que já tenho.


  • Joyce Reis, colegio estadual santo inacio de loyola , Paraná - disse:
    joycereis85@bol.com.br

    21/10/2011

    Cinco estrelas

    Esse material é excelente e serve como apoio para quem está começando a lecionar agora. Parabéns


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