Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Recitando e encenando Poesias

 

14/12/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar, em diferentes fontes, poesias diversas a partir de um tema proposto.

Ler e interpretar poesias reconhecendo as especificidades desse gênero.

Exercitar a linguagem oral e corporal através da encenação de uma poesia.

Decorar uma poesia escolhida para ser declamada em um evento

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Os alunos tentarão descobrir 7 diferenças entre as figuras abaixo:

 (Fonte: https://groups.google.com/group/coordenadores-pedagogicos-de-plantao/browse_thread/thread/b0f72a43eb5ff6bb?hl=pt&pli=1

  • RESPOSTA DO JOGO: 1-escrita na bandeira. 2- cor da porta do circo; 3- tênis do palhaço; 4 -grama atrás do palhaço; 5- cabo na mão do palhaço; 6 - tenda do circo; 7 - orelha direita do palhaço.

Momento 2

Leitura da poesia "O palhaço Sanhaço"

O palhaço Sanhaço

Autor: Elias José

No circo, é um só coro.

No circo, é um só berro:

É ouro, é ouro, é ouro,

É ferro, é ferro, é ferro,

É aço, é aço, é aço

Ninguém pode com o Sanhaço.

E o Sanhaço não se cansa

e pula e cai na dança.

E diz cada besteira! ...

Sanhaço vira criança

e nào há criança

que não caia na brincadeira.

Levanta-se fingindo dor,

costela quebrada, corpo dolorido

logo recomeça o estardalhaço

e o circo fica todo colorido.

Sanhaço nào conhece cansaço

Hoje tem goiabada?

Tem, sim sinhô.

Hoje tem marmelada?

Tem, sim sinhô.

E o Sanhaço o que é?

É ladrão de muiê.

O palhaço Sanhaço

não conhece o fracasso.

O palhaço Sanhaço

parece feito de aço. 

Momento 3

Em seguida, em duplas, os alunos realizarão as seguintes atividades no caderno:

a) A poesia diz que "No circo é um só coro...". Identifique e copie o que a plateia grita.

b) Escreva duas brincadeiras que Sanhaço faz no circo.

c) Em sua opinião, por que as crianças adoram o palhaço Sanhaço?

d) Procure na poesia palavras que rimem com

  • ferro (berro)
  • criança (dança, cansa)
  • aço (Sanhaço, fracaço)
  • goiabada (marmelada)
  • cansaço (Sanhaço)

e) Quantas estrofes há nessa poesia?

f) Quantos versos há em cada estrofe?

g) Ilustre a poesia.

Momento 4

Após a correção das atividades oralmente, os alunos irão à frente da sala  para ler a poesia em coro e, em seguida encená-la, realizando as ações de Sanhaço de  pular, dançar, levantar, fingir dor e dizer "Hoje tem goiabada...".

Momento 5

Os alunos receberão a tarefa de pesquisarem em diferentes fontes (internet, livros, revistas, etc) poesias que também retratem o personagem PALHAÇO.

Na aula seguinte, eles lerão as poesias para os colegas, tentando encená-la a partir de ações presentes no texto, como a realizada no momento anterior.

Momento 6

Será escolhida uma poesia através de votação, dentre as apresentadas pelos alunos, para ser declamada à frente da sala.

Os alunos copiarão essa poesia em uma folha e terão um tempo para decorá-la.

As outras poesias encontradas comporão um varal de poesias na sala.

Momento 7

Caso o professor queira ampliar os objetivos dessa aula, poderá utilizar o tema "palhaços" para trabalhar com matemática e informática.

No site abaixo, há um jogo a respeito das operações matemáticas para ser trabalhado no laboratório de informática, caso haja esse recurso na escola:

http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio/Matematica-com-o-Palhaco/ 

Nesse jogo, os alunos terão que efetuar mentalmente operações matemáticas e acertar o resultado com o auxílio do palhaço.

Recursos Complementares

No site abaixo encontra-se outro exemplo de poesia sobre palhaços:

http://www.amoremversoeprosa.com/234palhaco.htm 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos foram capazes de realizarem as atividades propostas em duplas, reconhecendo o gênero poesias, bem como suas especificidades.

Verificará se eles souberam pesquisar em diferentes fontes e encenar a poesia, exercitando a linguagem oral e corporal.

Observará o empenho dos alunos e a desenvoltura ao declamarem a poesia escolhida.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.