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REOSTATOS E SUAS APLICAÇÕES

 

25/12/2010

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
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VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Marcelo Gomes, José Ângelo de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrotécnica
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletromecânica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Mecatrônica
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletroeletrônica
Educação Profissional Controle e Processos Industriais Técnico em Eletrônica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber o que é um reostato.
  • Entender como pode ser construído um limitador de corrente num circuito.  
  • Como os reostatos podem ser úteis para controlar a corrente num circuito, alterando assim a potência de um eletrodoméstico.
Duração das atividades
50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Resistor.
  • Resistores em série.
  • Segunda lei de Ohm.
  • Corrente numa associação em série de resitores.
Estratégias e recursos da aula

Com esta aula, deve ficar claro como pode ser construído um potenciômetro, ou seja, um reostato de variação contínua ou discreta, suas aplicações no cotidiano e o princípio físico de funcionamento do mesmo.

Atividade 1. O potenciômetro



Figura 1. O reostato, resistor variável. Imagem obtida do endereço: http://www.eletele.com.br/images/Reostato%20Toroidal.jpg 

Figura 2. Diagrama esquemático de uma resistência que varia continuamente, como o apresentado pelo toróide de fio resistivo que foi mostrado na figura1.Imagem acessada no endereço: http://www.ohmic.com.br/images/prod_reostato5.jpg 

Montagem de painel ilustrativo sobre potenciômetros

Para esta atividade será necessário:

  • Tesouras, pelo menos uma por grupo.
  • Colas, pelo menos uma por grupo.
  • Revistas usadas para recortar, pelo menos 2 por grupo.
  • Cartolinas, uma para cada grupo.

Monte o painel  e depois complete a tabela de acordo com as instruções abaixo.

Figuras do Painel

Variação do reostato:
discreto ou  contínuo

O que controla:
luz, som, calor, velocidade, outros.

Uso :
residencial , automotivo, industrial, outros.

1. Controle do ventilador com posições: baixa, média e alta.

Discreto

Velocidade

Residencial

2.

3

4

5

6

7

8

9



  1. Peça os estudantes, divididos em grupo, para recortarem de revistas e jornais figuras de aparelhos elétricos e eletrônicos que usam um controle deslizante ou que gira para variar algo no circuito, como intensidade sonora, velocidade, luminosidade ou temperatura.
  2. Com os recortes de revistas monte um painel organizado e colorido.
  3. Coloque um título no painel e nome dos componentes do grupo.
  4. Coloque uma enumeração para cada figura do painel.
  5. Classifique na tabela contendo nas colunas a informação sobre o tipo de variação do reostato: discreto ou  contínuo; o  que o reostato controla: Luz, som, calor, velocidade, outros; onde se usa:  Residencial, automotivo, industrial, outros.
  6. Discuta possíveis aplicações tecnológicas de controles deslizantes ou potenciômetros por controle remoto.

Atividade 2. O que é um reostato?

  1. Distribua o texto a seguir sobre reostatos que pode ser acessado em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Reostato 
  2. Com este texto em mãos e os dados da atividade 1 o aluno terá noção do funcionamento de um reostato.
  3. Para completar a ideia do funcionamento com base na segunda lei de Ohm, distribua para os grupos o texto do endereço: http://www.ohmic.com.br/produtos_reostato_saiba-mais.htm  
  4. Com base no texto e nas figuras 1 e 2 cada grupo deve nomear um representante que irá descrever para os demais colegas o funcionamento de um reostato baseado na 2a lei de ohm conforme descrito no texto.

    O que a explicação deve conter:
    Que o reostato pode ser construído com um fio resistivo.
    Na construção do reostato deve se variar o comprimento do fio, variando assim a resistência do  dispositivo.
    Conforme as figuras 1 e 2 ilustram o contato com o fio pode se dar em posições diversas e assim a resistência variar continuamente.
    O reostato, estando em série com o que se deseja, pode causar variações na corrente do circuito e variar o parâmetro desejado, entre os listados na terceira coluna da tabela acima.

Figura 3. Potenciômetro, componente de circuito eletrônico que possui resistência elétrica ajustável. Geralmente, é um resistor de três terminais onde a conexão central é deslizante e manipulável, comum em aparelhos sonoros, usado para variar a intensidade das ondas sonoras. Imagem obtida do endereço: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b5/Potentiometer.jpg/102px-Potentiometer.jpg 

Atividade 3. O funcionamento de um reostato de variação discreta

A figura 4 mostra um reostato de variação discreta, onde os valores das resistencias saltam, aumentando de valor quando o cursor passa de B para D. 

Figura 4. Reostato de variação discreta, imagem obtida do endereço: http://cepa.if.usp.br/e-fisica/imagens/eletricidade/basico/cap06/fig131.gif 

Na figura 4  está ilustrado um reostato de modo discreto, por exemplo, semelhante ao interior do circuito de um seletor de velocidade de um liquidificador que tem quatro velocidades diferentes. Variando a posição do contato muda a velocidade, quanto maior a resistência equivalente que se coloca em série, menor será a corrente no circuito e vice versa.

Montagem de um reostato de variação discreta:

Distribua os seguintes materiais para cada grupo:

  • Um grafite.
  • Uma pilha de 1,5 volts.
  • três fios condutores de aproximadamente 15 cm cada com as extremidades descascadas.
  • fita colante
  • uma lâmpada de lanterna com a boquilha apropriada.

Montagem do experimento:

  • Cole as extremidades de dois dos fios nos pólos da pilha, usando a fita crepe.
  • As outras extremidades dos dois fios devem ser coladas uma no grafite e a outra na lâmpada.
  • O outro fio que sobrou conecte a lâmpada e deixe a outra extremidade livre.
  • A montagem fica como na figura 5.

Figura 5. Montagem do experimento simples com grafite, pilha e lâmpada. (por: Daniel R Ventura)

  • Apos a montagem conecte o fio nos pontos marcados no grafite sucessivamente e observe o brilho da lâmpada.
  • Cada grupo deve apresentar o resultado observado por meio de um relato sucinto.
  • A lâmpada brilhou mais quando o fio foi encostado em qual dos pontos? Quando conectou no ponto da esquerda, no do meio ou no da direita?
  • O que faz com que o brilho da lâmpada varie?
  • Esta montagem pode ser usada para estudar o comportamento contínuo de um potenciômetro?

Recursos Complementares
Avaliação

Ao estudar o reostato, este resistor que pode variar por meio de um dial ou um por um controle deslizante, o aluno deverá ser capaz de:

  • Reconhecer estes potenciômetros (reostatos)  em circuitos.
  • Dar exemplos de aplicações de reostatos num circuito.
  • Mostrar como pode-se usar  um reostato para controlar a corrente num circuito, alterando assim a potência de um aparelho eletro-eletrônico.  

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Daniel Rodrigues Ventura , COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI , Minas Gerais - disse:
    dventura@ufv.br

    31/07/2011

    Cinco estrelas

    Em recursos complementares pode ser encontrado uma abordagem teórica sobre o assunto.


  • Danilo de Morais, Unicamp , São Paulo - disse:
    danmors@hotmail.com

    11/05/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom amigo, só poderia ter colocado um pouco mais de teoria. Mas me ajudou.


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