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A química da Vitamina C

 

20/12/2010

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Profissional Produção Alimentícia Técnico em Alimentos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar de que forma o ácido ascórbico é mais eficaz à saúde.
  • Reconhecer como a vitamina C pode contribuir na prevenção de danos causados pelo cigarro à saúde dos fumantes passivos.
  • Pesquisar de que maneira a vitamina C pode impedir a duplicação do vírus HIV.
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Substâncias e suas transformações.

Estratégias e recursos da aula

Para desenvolver esta aula proponha aos alunos que tragam frutas para que realizem o "Dia do suco na escola". Afim de levantar os conhecimentos prévios oriente os alunos que desenvolvam esta atividade na cozinha ou no refeitório da escola. Inicie realizando os seguintes questionamentos:

  • Após serem preparados o suco ou a vitamina devem ser consumidos de imediato?
  • A vitamina C retarda o envelhecimento?
  • A vitamina C produzida em laboratórios tem a mesma eficácia do que as propriedades encontradas nos produtos naturais?

Após interagirem o professor terá subsídios para reorganizar o plano de aula. Sugerimos que o professor explique as questões de modo a fundamentar os conceitos. Na sequência, pode orientar os alunos a preparar os diferentes tipos de sucos (laranja, tomate, kiwi, acerola, limão, manga, morango, maça, caju, etc.). Por fim saboreá-los.

Quanto tempo dura as propriedades da fruta após fazer o suco?

Para que conheçam a resposta, utilize a TV Pendrive na sala de aula ou na sala de vídeo. Disponibilizamos o tutorial sobre como usar a TVPendrive no link: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17500  Acesso em: 13.nov.2010. 

Se optar pelo uso dos computadores, pode-se utilizar o laboratório de informática, solicitar aos alunos que se organizem em equipes compostas por quatro pessoas em seguida orientar para que acessem o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9owHXdMOOQk&feature=related Acesso em 13.nov.2010. 

 

Ao término do vídeo, os alunos devem registrar o que entenderam no caderno. 

Explique aos alunos que o ácido ascórbico (Vitamina C) é um ácido orgânico, antioxidante extraido de uma fruta. É essencial para a formação do tecido conjuntivo, cicatrização de feridas, reduzir os riscos de doenças coronárias, alguns tipos de câncer, dor nas articulações, escorbuto, leve hemorragia na gengiva. É encontrada na acerola, caju, kiwi, morango, laranja, tomate, brócolis e também na pimenta.

Disponível em: http://www.arteyfotografia.com.ar/1219/fotos/17339/ Acesso em: 13.nov.2010. 

Atividade 1 - Explorando conceitos

Esta atividade tem como objetivo que os alunos realizem pesquisa sobre a vitamina C. Assim, proponha que se organizem em equipes compostas por quatro pessoas. Na sequência oriente que acessem os sites indicados e realizem a pesquisa de acordo com o que é determinado para cada equipe. Além dos sites, os alunos podem utilizar revistas, jornais e livros para complementar os estudos. O professor pode indicar outros sites além daqueles disponíveis em Recursos complementares.

Equipe 1: As concentrações de vitamina C e a duplicação do vírus HIV segundo Linus Pauling;

Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/galeria/pauling.html Acesso em: 13.nov. 2010. 

Equipe 2: Vitamina C e suas contribuições na prevenção de danos causados pelo cigarro à saúde dos fumantes passivos;

Disponível em: http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/4701Acesso em: 13.nov. 2010. 

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u622.jhtm Acesso em 13.nov.2010. 

Equipe 3: Conceito, propriedades, falta, dose diária recomendada ao uso do ácido ascórbico;

Disponível em: http://www.copacabanarunners.net/vitamina-c.html  Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://m.bulas.med.br/p/cewin-2283.html Acesso em: 13 nov. 2010. 

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_asc%C3%B3rbico  Acesso em 13.nov.2010. 

Equipe 4: A presença do Ácido ascórbico (vitamina C) em sumo de sucos ou refrigerantes sua eficácia;

Disponível em: http://super.abril.com.br/cotidiano/1-hora-vitamina-c-desaparece-suco-laranja-436668.shtml   Acesso em: 13.nov. 2010.

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/vitaminas/vitamina-c-acido-ascorbico.php Acesso em: 13.nov. 2010.

Equipe 5: A vitamina C natural e a sintética contribuições e efeitos a musculatura do corpo humano

Disponível em: http://www.cbcm.com.br/modulos/canais/descricao.php?cod=129&codcan=116 Acesso em: 13.nov. 2010. 

Equipe 6: O excesso de vitamina C efeitos colaterais e os aspectos degenerativos do envelhecimento 

Disponível em: http://www.santalucia.com.br/clinica-geral/vitaminac/default.htm Acesso em: 13.nov. 2010. 

Disponível em: http://www.denisesteiner.com.br/artigo_mes/tratamentos_evelhecimento.htm   Acesso em: 13.nov. 2010.

Atividade 2 - Trabalhando com fórmulas

Nesta atividade o professor pode retomar o trabalho com fórmulas. Pode-se salvar a imagem e mostrar para os alunos utilizando a TV Pendrive. A atividade pode ser desenvolvida na sala de aula ou no laboratório de informática utilizando os computadores. Enquanto os alunos observam a imagem, professor pode explicar as especificidades presentes em cada molécula bem como, sobre os elementos químicos que a compõem, os tipos de fórmulas, tipos de ligações e ainda como um ácido deve ser denominado. Os alunos devem registrar as explicações no caderno. Caso haja tempo, o professor pode incluir outras fórmulas elementos compostos por ácidos.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10713 Acesso em 13.nov.2010.   

Ácido ascórbico (vitamina C) 

Por fim, para expressar a apropriação dos conhecimentos, os alunos podem utilizar materiais alternativos como: palito,tinta,canudo, bola de isopor, pedaço de madeira, barbante, alfinete, EVA, etc. para montar e representar as estruturas moleculares.

Atividade 3 - Experimento prático

Desenvolver esta atividade possibilita ao aluno verificar a presença de ácido ascórbico (vitamina C) em sumo de sucos ou refrigerantes.

Os alunos devem ser organizados em equipes compostas por cinco pessoas. Enquanto desenvolvem a atividade devem fazer os apontamentos que julgarem necessários para elaborar o relatório. Os alunos devem observar no relatório: O que ocorreu com o conteúdo da pipeta misturado com 10 mililitros da solução padrão? O iodo reagiu com a vitamina C até esgotá-la na solução? O iodo reagiu com o amido e a solução ficou azul escuro? Os alunos podem acessar o modelo de relatórios disponível no link: http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/marco_amaral/Relat%f3rio.doc Acesso em 13.nov.2010. 

Após concluirem os relatórios, as equipes devem entregar uma cópia deste para o professor. Para apresentação dos trabalhos, sugerimos que seja organizado um seminário e que este se realize no momento da Catarse).

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16046 Acesso em 13.nov.2010.

Uma questão de vitamina C 

Roteiro para desenvolver o experimento: Teor da Vitamina C.

  • Prepare num béquer 1 litro de solução de vitamina C em água - chamada solução padrão.
  • Prepare uma solução de amido (uma colher de chá em meio copo de água) e, com uma pipeta, separe 3 mililitros dessa solução.
  • Num erlenmeyer, adicione 10 mililitros de suco natural de laranja.
  • Coloque numa bureta uma solução de iodo.
  • Misture em um outro erlenmeyer o conteúdo da pipeta com 10 mililitros da solução padrão.
  • Deixe cair gotas do iodo da bureta sobre a solução do erlenmeyer.
  • O iodo reage com a vitamina C até esgotá-la na solução.
  • Quando isso ocorrer, ele passará a reagir com o amido e a solução ficará azul escuro.
  • Anote o volume (x) de iodo consumido. Faça o mesmo para o suco de laranja até que ele atinja a coloração azul escuro.
  • Meça o volume (z) de iodo consumido. A solução padrão contém 1 grama de vitamina, 10 mililitros dela contêm 0,1 grama, que consomem (x) mililitros de iodo Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/acredite-tambem-sofremos-oxidacao-entenda-426789.shtml  Acesso em 13.nov.2010.

Catarse

Desenvolver seminários para apresentação de relatórios produzidos a partir das atividades pode contribuir para evidenciar os avanços e conhecimentos apropriados na aula. Os alunos podem utilizar um software de apresentação como Impress: que é um software livre e gratuito para KOffice (é um conjunto de aplicativos integrados para escritório). No link a seguir, está disponivel um pequeno tutorial de utilização. Link: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress   PowerPoint que é o software de apresentações criado e comercializado pela Microsoft Office. Para finalizar, o educador pode apresentar suas considerações para assegurar que os conceitos estão corretos.

Os alunos podem utilizar os slides produzidos na aula e realizar palestras junto à comunidade escolar para explicar sobre o consumo excessivo de vitaminas e anabolizantes sem orientação médica.

O vídeo que sugerimos, esclarece sobre a quantidade de Vitamina C a ser consumida. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wV5HEWt3Z-w&feature=related  Acesso em 13.nov.2010.

No texto de Kátia Maia - Santa Bárbara D'Oeste - SP explica que aumentados 25 vezes no microscópio, os cristais da vitamina C (sólidos formados por muitas moléculas) estão organizados naturalmente de tal jeito que revelam variadas formas geométricas revelando a composição e o aspecto do ácido ascórbido.

Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/qual-composicao-vitamina-c-qual-aspecto-dela-quando-observada-microscopio-427779.shtml Acesso em 13.nov.2010.

Foto: Getty Images/Spike Walker - Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/img/ciencias/220-vitaminac.jpg Acesso em 13.nov.2010.

Ciências: Explorar o uso da vitamina C como forma de prevenir da gripe e ou reduzir resfriado.

Biologia: O professor pode trabalhar os diferentes tipos de tecidos.

Matemática: Calcular a conversão de unidades de medida.

Educação física: A ingestão de vitaminas e anabolizantes na manutenção dcorpo escultural.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Uma questão de vitamina C Experimento prático
Ácido ascórbico (vitamina C) Imagem
Recursos Complementares

Texto - Ácido ascórbico (vitamina c)

Disponível em: http://www.nutriweb.org.br/n0201/hipovitaminoses.htm Acesso em 13.nov.2010.

Vitamina C ajuda a proteger a pele.

Disponível em: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=34150&op=all Acesso em 13.nov.2010.

Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/pdf/experimento3.pdf Acesso em 13.nov.2010.

Disponível em: http://super.abril.com.br/alimentacao/vitaminas-voce-tem-tomar-441083.shtml Acesso em 13.nov.2010. 

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jaLDCs2w-TY&feature=related Acesso em 13.nov.2010.

Avaliação

Sugerimos ao professor que informe aos alunos os critérios de avaliação. Tal ação possibilita que saibam que objetivos devem ser alcançados. Se julgar pertinente o professor pode propor a avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma podem desenvolver senso crítico e ainda constatar no que precisam se aperfeiçoar.

Para implementar a avaliação formativa, processual e diagnóstica tornamos disponível alguns critérios norteadores.

  • Utilizaram adequadamente das normas da ortografia e gramática nas produções;
  • Manusearam com habilidade os recursos disponíveis;
  • Demonstraram com propriedade por meio da oralidade os conhecimentos adquiridos;
  • Explicitaram os conceitos corretamente;
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