11/02/2011
Nelson Viera da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
A importância do pintor francês para a ruptura com a arte acadêmica e instauração da arte moderna;
Sobre suas principais obras;
Recompor algumas obras utilizando recurso fotográfico;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
1a atividade:
Iniciar a aula comentando que normalmente o surgimento da arte moderna é apresentado nas salas de aula associado ao Impressionismo ou na maioria das vezes ao Cubismo.
Esta aula serve para demonstrar aos alunos que a arte é dinâmica e que muito antes desses movimentos, o pintor Édouard Manet já dava os primeiros passos no caminho da arte moderna.
Ao contrário do que se pensa, ele não foi um precursor do Impressionismo, mas sim, ofereceu uma resposta artística ao domínio da arte acadêmica ao mesmo tempo em que os impressionistas iniciavam as suas pesquisas.
Foto de Édouard Manet
http://oimpressionismo.files.wordpress.com/2010/06/manetedouard.jpg
Mostrar algumas imagens para os alunos e pedir que eles observem e enumerem em seu caderno as características de sua obra:
O professor pode usar como referência alguns itens abaixo para orientar as falas:
- Escolha ousada de cores;
- Realismo cotidiano;
- Oposição aos grandes temas convencionais da época;
- Recriação de quadros célebres;
Sugestão de imagens de obras para orientar os debates:
Édouard Manet - O Balcão
http://www.cursodehistoriadaarte.com.br/wp-content/uploads/Edouard-Manet-Le-Balcon-1868-69.gif
Édouard Manet - O Repouso
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/manet/manet.repos.jpg
Édouard Manet - O bar de Folies-Bergère
http://wa4.www.artehistoria.jcyl.es/arte/jpg/MAL00101.jpg
Édouard Manet - No Café
http://www.musee-virtuel.com/docs/manet/AtTheCafe.jpg
Édouard Manet - O Pífaro
http://www.ricci-art.net/img006/283.jpg
2a atividade:
Após fazer com que os alunos se aprofundem na obra de Manet, pode-se apresentar três importantes obras, que tinham referência em obras de outros grandes artistas. Todas as três foram recusadas no Salão Oficial:
- O quadro "Almoço na relva" foi apresentado para o júri no Salão 1863. Embora o seu modelo fosse um quadro clássico, o "Concerto Campestre", de Giorgione, a obra de Manet foi julgada insolente pelas suas características eróticas. O quadro foi exibido no Salão dos Recusados, aberto no mesmo ano para os pintores que não eram admitidos ao Salão.
Giorgione - Concerto Campestre (1477-1510)
http://2.bp.blogspot.com/_znT9a_KiN_w/SJq1hmfrlEI/AAAAAAAAE64/Qh8_fT--dfw/s400/concerto.jpg
Manet - Almoço na relva (1863)
http://observarte.zip.net/images/almoco_na_relva.jpg
- O quadro "Olympia", foi apresentado para o júri e recusado pelo Salão de 1865. O erotismo de seu quadro foi considerado mórbido e de mau gosto. Além disso, Manet utilizava a cor de maneira insólita e o modelado mais plano possível, em contraste aberto com o realismo.
Tizianno - Vênus de Urbino (1538)
http://mimosa.pntic.mec.es/jgomez53/pintura/titian_venus_of_urbino.jpg
Manet - Olympia (1863)
http://thejetpacker.com/wp-content/uploads/2010/04/800px-Manet_Edouard_-_Olympia_1863.jpg
- Ao não ser aceito na Exposição Internacional de 1867, Manet organizou sua própria exposição, em que surgiu "Execução de Maximiliano", tendo como modelo o "Três de maio", de Goya. O tema era pretexto para estudos de cor, luz e sombras.
Goya - O Três de Maio (1814)
Manet - Execução de Maximiliano (1867)
http://peaceaware.com/papers/Empire_Manet_Maximilian_files/image014.jpg
Pode-se perguntar aos alunos o que as obras têm em comum. Eles podem observar que além do tema “subversivo” para época, as três apresentam relação com outros quadros trazendo a imagem para o momento em que o artista vivia, impregnada de outras discussões.
Pode-se dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e pedir que cada grupo observe as obras de Manet apresentadas nesta atividade. Eles devem discuti-las e responder às questões abaixo, partindo do mesmo princípio do artista de atualização da imagem para a atualidade:
- Quem seriam os personagens nos dias de hoje?
- Em qual lugar eles estariam?
- O que estariam usando?
- O que estariam fazendo?
Os grupos devem problematizar questões artísticas, sociais, políticas, culturais, novas mídias em suas respostas, levando em consideração os acontecimentos da atualidade e o que vêem na televisão, nos jornais e nas revistas.
3a atividade:
A partir das questões levantadas na 2a atividade, os grupos devem recriar as obras utilizando imagens fotográficas pautadas por uma das 3 obras citadas acima. Cada grupo pode escolher a imagens que deseja utilizar. A escolha das obras pode ser livre, sendo bastante interessante que vários grupos trabalhem com a mesma imagem provocando diferentes reinterpretações.
Se um aluno no grupo tenha a câmera, ele pode utilizá-la para a realização da atividade na escola ou o professor pode levar a câmera para a escola e marcar uma aula específica para fotografar os grupos. Enquanto um grupo fotografa os outros podem escrever sobre seu processo de criação da nova imagem.
Posteriormente, com as imagens impressas, pode-se pedir para que cada grupo apresente as concepções abordadas em sua imagem e em que ponto elas dialogam com a obra escolhida.
Os grupos podem observar as diferentes interpretações da imagem, percebendo que a arte oferece possibilidades infinitas de interpretação para as mesmas questões. Cada trabalho deve ser avaliado pelos demais grupos favorecendo o diálogo e o olhar crítico dos alunos.
Sobre Edouard Manet, ver:
Observar as discussões propostas por cada grupo com a turma através da apresentação de sua imagem, avaliando coletivamente não só o resultado como também o processo relatado.
Avaliar o cuidado com a elaboração da nova imagem, detalhes e desempenho do grupo na elaboração do trabalho.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/11/2012
Cinco estrelasExcelente a aula, com ela dá para diversificar e melhorar as aulas de arte.