Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Still friends?

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Aline Lucian Costa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luciana de Oliveira Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com alguém que não vê há tempos
  • Consolidar estrutura de “Question tags”
  • Falar sobre mudanças ocorridas na vida
  • Aplicar estratégias de leitura: diálogo
Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos cada aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Grau comparativo de igualdade, adjetivos para descrever aparência, verbos modais, verbos no presente e passado nas formas afirmativa, negativa e interrogativa, uso de Do/Does

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

Comece a aula escrevendo no quadro: QUESTION TAG

Pergunte aos alunos se eles sabem o que é QUESTION TAG. Encoraje-os a dizerem o que sabem e em seguida explique que QUESTION TAG são perguntas curtas que fazemos para confirmar uma frase.

Para motivar os alunos você precisará levar para a sala uma foto sua de quando você era mais jovem e que mostre você bem diferente de como é hoje em dia. Se preferir você pode levar imagens de pessoas famosas que você pode encontrar em revistas. O objetivo é comparar a aparência de uma pessoa no passado e no presente e dizer em quais aspectos ela é diferente.

Mostre essa foto ou as imagens de revista aos alunos e faça as seguintes perguntas em português:

  1. Eu era mais magra/gorda, não era?
  2. Meu cabelo não era comprido/curto/escuro/claro, era?

Em seguida pergunte aos alunos se eles sabem como dizer essas mesmas frases em inglês. Escreva no quadro as frases em português e elicite a tradução. Dessa forma você introduzirá o tópico gramatical Question Tag.

Escreva no quadro:

  1. I was thinner/fatter, wasn't I?
  2. My hair wasn't long/short, was it?

Conduza a explicação de maneira que os próprios alunos concluam que se a primeira frase for afirmativa a QUESTION TAG será negativa e vice-versa. Coloque um símbolo positivo (+) em cima da frase afirmativa e um negativo (-) na negativa para contribuir no entendimento.

Agora você precisará imprimir o arquivo disponível em:

http://www.headsupenglish.com/skillbuilders/grammar/tags.pdf - acesso em 05/11/10

Esse arquivo contém três páginas. Nas duas primeiras você encontrará explicação completa sobre a formação e uso das QUESTION TAG. Distribua essas duas primeiras páginas para os alunos e faça uma leitura juntamente com eles explicando caso necessário.

Após a leitura, distribua a terceira página do arquivo a qual contém um exercício sobre QUESTION TAG. Você precisará cortar a tira inferior da página onde as respostas estão antes de distrubuir. Oriente os alunos a trabalharem em duplas e a consultarem o exemplo e a explicação dada anteriormente caso necessário. Monitore a atividade e após alguns minutos peça que comparem suas respostas com as de outra dupla e então distribua a tira de papel com as respostas para que eles confiram.

Aula 2

Nessa aula iremos consolidar o uso das QUESTION TAG. Imprima o arquivo disponível em:

http://www.headsupenglish.com/skillbuilders/grammar/tagsdialogue.pdf - acesso em 05/11/10

Distribua a primeira página onde existe um diálogo. Em duplas os alunos deverão completar as lacunas desse diálogo, checar se têm dúvidas em relação ao vocabulário e em seguida modelá-lo. Monitore e oriente caso necessário.

Em seguida distribua a segunda página. Agora os alunos irão escrever um diálogo como se tivessem acabado de chegar na Itália usando o máximo de QUESTION TAG possível. Assim que terminarem, corrija e oriente-os a modelarem seus diálogos. Convide algumas duplas para apresentarem seu diálogo para a turma.

Para a próxima aula, peça aos alunos que levem para a sala uma foto de quando eram mais novos, mas não de quando eram crianças. Na próxima aula faremos uma atividade com essas fotos.

Aula 3

Oriente os alunos a formarem duplas. Caso algum aluno não tenha levado uma foto, peça que se junte a um que tenha. Pelo menos um aluno em cada dupla deverá ter uma foto. Caso haja menos alunos com foto você poderá pedir que formem grupos de três pessoas.

Explique que eles deverão agir como se fossem amigos de longa data, mas que não se vêem há muito tempo. Peça que as duplas/grupos façam uma lista com os possíveis tópicos para criarem um diálogo comparando o passado e o presente. Peça a ajuda dos alunos para escrever alguns exemplos no quadro.

Escreva no quadro:

relacionamento afetivo (namorando?), cabelos (cor, comprimento), trabalho (onde?), onde morava, onde estudava, de quem era amigo, etc...

Os alunos deverão trocar suas fotos entre si e criar um diálogo comparando aspectos da aparência e da vida do colega na foto e hoje em dia. Encoraje-os a usarem sua criatividade, já que o que diz respeito à vida não será possível concluir pela foto.

Exemplos de perguntas com os temas listados acima:

  1. You had a boyfriend/girlfriend, didn't you?
  2. Your hair was black, wasn't it?
  3. You studied at __________, didn't you?
  4. You were _______'s friend, weren't you?

Monitore e oriente à media em que for necessário. Se houver tempo você poderá pedir aos alunos que troquem de duplas/grupos e repitam a atividade.

Aula 4

Nessa aula iremos jogar um jogo para praticar as Question Tag.

Oriente os alunos a escreverem cinco perguntas que comecem com WH-words (where/who/what/when, etc.) que gostariam de fazer aos seus colegas como por exemplo:

  1. How old are you?
  2. Where do you live?
  3. How many brothers and sisters do you have?
  4. What's your favorite kind of food/tv program/kind of music?, etc...

Em seguida eles deverão entrevistar um colega, anotar as respostas em um papel à parte. Você deverá recolher esses papéis e redistribuí-los de forma que ninguém fique com seu próprio papel. Agora os alunos deverão entrevistar seus colegas, mas dessa vez usando Question Tag ao invés das perguntas escritas no seu papel.

Exemplo: How old are you? I'm 16 years old. (escrito no papel)

              You are 16, aren't you? (pergunta que deverá ser feita)

O objetivo do jogo é cada aluno encontrar a pessoa que respondeu à essas perguntas na primeira rodada de perguntas. O primeiro a encontrar o colega que responder YES a todas as perguntas feitas será o vencedor.

Se houver tempo você também poderá propor o seguinte jogo:

Você deverá imprimir o arquivo disponível em:

http://www.esltower.com/GRAMMARSHEETS/questions/Tagquestions.pdf - acesso em 05/11/10  

As instruções de como jogar o jogo e as possíveis variações se encontram na segunda página do arquivo.

Recursos Complementares

Para Quiz sobre Question Tag, visite:

http://esl.about.com/library/quiz/blgrquiz_tags.htm - acesso em 07/11/10

Para mais explicações sobre Question Tags, visite:

http://www.eslbase.com/grammar/tag-questions - acesso em 07/11/10

Avaliação

Você poderá avaliar os alunos das seguintes formas:

  • Avalie o diálogo criado na aula 2
  • Avalie o desempenho oral no diálogo baseado em fotos na aula 3
  • Avalie o desempenho oral no jogo na aula 4
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.