Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando Bete Alta

 

15/12/2010

Autor e Coautor(es)
RICARDO LUCAS DA ROCHA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Jose Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Jogar Bete alta e identificar as regras básicas do jogo;

Uma brincadeira nova e popular de rua;

Adaptar o jogo Bete Alta ao ambiente escolar.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

BETE ALTA

http://www.comofazeronline.com/como-jogar-bete-taco/ 

O "Bete-Alta "(também conhecido como bate-ombro, bete, bets, bets-lombo, betcha , becha, tacobol, casinha, ou lesca) é um jogo de rua que descende do "cricket" britânico, ganhando uma versão popularizada no Brasil como jogo ou brincadeira de rua.

O objetivo principal do jogo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os Betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim um ponto cada vez que cruzam os tacos. Tem muitos adeptos, na maioria crianças.

Existem várias versões sobre a origem do bete-alta. Uma é que foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam o bate-ombro nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos. O nome "bets" seria uma homenagem à rainha Elizabeth I. Para essa tradição, o jogo é descendente do "Cricket" britânico.

Campo

O campo pode ser de qualquer tamanho ou não possuir limites, e de qualquer tipo de terreno. É praticado preferencialmente em rua (de asfalto) ou na praia, também sendo possível jogar em grama ou no campo.

http://www.comofazeronline.com/como-jogar-bete-taco/ 

Derrubar o Litro ou a Casinha

Quando o jogador que esta sem o taco arremessar a bolinha e derrubar o litro/casinha (garrafa entre outros) o jogadores que estão com o taco perdem o taco para quem esta sem o taco.

Jogadores

A dupla com os tacos procura rebater a bola o mais longe possível para marcar pontos. Cada jogador da dupla que está com o bete fica posicionado em uma casinha com o bete sempre tocando o chão dentro da circunferência da casinha (está posição é referenciada com taco no chão). Os jogadores sem o Bete se posicionam atrás da circunferência da casinha. Os jogadores sem taco podem entrar na área entre as casinhas, mas os lançamentos só podem ser feitos atrás da linha das casinhas.

Dependendo da regra usada, tirar o taco do chão, ou da área da casinha enquanto a bola não for arremessada significa desistência ou permite que o jogador com a bola derrube a casinha usando a bolinha e ganhe os betes.

Regras do jogo

Este jogo é jogado por duas Duplas, sendo que uma tem o Taco - rebatedores e a outra a Bola - lançadores. A Dupla que possui a bola tem por objetivo derrubar a "casinha" através do lançamento da bola, conquistando assim os "betes". Cada casinha é separada por uma distância de 12 metros. Uma circunferência de 60 centímetros de diâmetro é desenhada em volta de cada casinha. Cada jogador da dupla que está com o "bete" fica posicionado em uma casinha, com o bete sempre tocando o chão dentro da circunferência da casinha (esta posição é referenciada como "taco no chão"), e devem rebater a bola, sendo que durante o tempo que a dupla adversária corre atrás da bola, a dupla que rebateu pode ficar trocando de lado no campo, sempre batendo os tacos no meio da quadra e sempre encostando o taco na circunferência da casinha, fazendo assim um ponto para cada vez que bater os tacos no meio da quadra. O ponto só é válido se os jogadores após baterem os tacos alcançarem a circunferência da casinha. Se a Dupla que correu atras da bola derrubar a "casinha" ou "queimar" os que estão com os betes, ou seja acertar a bolinha nos rebatedores antes de voltarem a suas respectivas casinhas, esta dupla ganha os "betes".

O jogo acaba quando uma das Duplas conseguir marcar 25 pontos (betes), ou 12 pontos para jogos mais curtos, cruzar os betes no centro do campo e contar até dez em voz alta. Se enquanto contam os adversários acertarem a bola nas costas da dupla que estiver com o betes, os betes passam para a outra dupla e o jogo continua. Também existe uma regra que após cruzar os tacos dentro do campo, a equipe que tem a bola deve parar no local onde pegou a bola rebatida e contar três passos, arremessando a bola em direção à equipe do taco. Caso a equipe da bola consiga acertar a equipe do Taco, essa será considerada vitoriosa.

  • Só marca pontos a dupla que estiver com os tacos.
  • O jogador com o bete deve manter sempre o taco encostado no chão e dentro da casinha.
  • Se os jogadores estiverem com os tacos fora da casinha, ou sem encostar no chão, o adversário que estiver segurando a bolinha pode derrubar sua lata no chão ou "queimar" os jogadores com os tacos usando a bolinha e ganhar os betes.
  • Se o arremessador acertar a lata com a bola, os tacos passam para os adversários.
  • Os jogadores com os tacos não podem "betar" para atrás da casinha em que estão.
  • A dupla que conseguir chegar a metade da pontuação da partida antes que a outra marque pontos, será declarada como vencedora, caso consiga fazer o "cruza" no meio do campo.
  • O rebatedor deve-se lembrar sempre de estar apenas com o TACO dentro da circunferência, sendo que caso seja flagrado com o pé sobre a linha ou dentro da circunferência, poderá ser QUEIMADO e a dupla perder os tacos.
  • É essencial que antes da dupla lançadora largar os tacos deverá sempre dizer "TEMPO A UM" ou "TEMPO A DOIS", dependendo de quantos jogadores irão tirar o taco do 'buraco' sob pena de perder os mesmos antes mesmo de iniciar seu trabalho de rebatedor.
  • Você pode trocar de taco ou de lugar mas antes pedindo licença com por exemplo licença para trocar de taco ou licença para trocar de lugar.
  • Quando a bolinha tocar no taco e ela for para atrás é contado "uma para atrás", e assim na segunda e terceira vez, onde caso ocorra, perde-se a posse dos tacos.
  • Ao chegar no limite dos pontos, dependendo das regras, não se tem atrás, sendo assim permitido rebater para atrás na pontuação máxima.
  • Se o time que estiver com a pontuação máxima e perder o taco, metade dos pontos da dupla cai para a metade.
  • Quando o jogador pegar a bolinha no alto sem ela quicar no chão, os adversários perdem o taco ou perdem o jogo (dependendo das regras combinadas).
  • Quando atingir os pontos necessários deverá derrubar a casinha em que seu parceiro está, cruzar o taco, contar até o combinado.
  • Se o time adversário queima uma pessoa da dupla adversária ou os tacos cruzados, a dupla perde o taco e perde metade dos pontos

http://www.comofazeronline.com/como-jogar-bete-taco/ 

AULA I

ATIVIDADE I

Com um taco e de dentro de um círculo o aluno deverá, sozinho, lançar a bola para cima, bater na bola, tentando arremessá-la o mais longe possível. Vence o aluno que arremessar mais longe.

ATIVIDADE II

Os alunos divididos em duplas, dentro de dois círculos feitos com giz ou bambolê separados, aproximadamente 8 metros. Um aluno deverá arremessar a bola de tênis ou de borracha ou bola de meia para o outro, sem deixá-la cair no solo e sem sair do círculo.Vence a dupla que fizer mais arremessos em 3 minutos.

ATIVIDADE III

Três alunos e um pedaço de cabo de vassoura de 1 metro para servir de taco e seis bolas de tênis ou borracha. Desenhar um círculo de um metro e meio de diâmetro e ficarão dentro dele o rebatedor e o receptor, e uma linha de quatro metros de distância para o arremessador. O objetivo é lançar as bolas para o receptor e segurá-las sem cair no solo. O rebatedor tenta impedir.

AULA II

BRINCANDO DE BETE ALTA

ATIVIDADE

Número de participantes: 4

O professor dividirá a turma em grupos de quatro alunos e os mesmas formarão duplas para disputar o jogo do Taco ou Bete Alta.

Material: uma bolinha, dois tacos e duas "bases" (que podem ser uma latinha vazia de refrigerante, garrafa pet ou qualquer outra coisa que pare de pé e seja relativamente leve) e giz.

Como brincar:

  • Desenhe com giz dois círculos em lados opostos do espaço onde estiverem jogando. Ao lado de cada círculo, coloque uma base.
  • Os jogadores se dividem em dois times. Um time começa com os tacos (os rebatedores) e o outro com a bolinha (os lançadores).
  • Os lançadores devem tentar derrubar a base oposta com a bolinha, e o rebatedor deve defender a base com o taco.
  • Se o rebatedor acertar a bolinha, o lançador da base oposta (que jogou a bola acertada) deve correr para pegá-la.
  • Enquanto o lançador não pegar a bolinha, os rebatedores correm entre as bases e batem os tacos quando se cruzam. Cada batida vale um ponto.Quando o lançador pega a bolinha, ele pode jogá-la para o parceiro ou tentar acertar um dos rebatedores.
  • Quando um rebatedor é acertado pela bolinha fora do círculo, ele é queimado.
  • Quando a base é derrubada ou um jogador é queimado pela bolinha, invertem-se os times: lançadores passam a ser rebatedores.
  • Tem que combinar o número de pontos necessários para ganhar antes de começar o jogo.

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se os alunos aprenderam as principais as regras do jogo de Bete alta?

Pedir aos alunos que apontem as principais dificuldades encontradas no jogo.

Discutir sobre o uso do espaço da escola e os locais em que se pode praticar o jogo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Carolina, Escola Murilo Braga , Piauí - disse:
    luziamiranda@hotmail.com

    21/08/2014

    Cinco estrelas

    Aula muito instrutiva, resgatando brincadeiras de rua.


  • willian, willian , São Paulo - disse:
    willi.lot@hotmail.com

    09/01/2011

    Quatro estrelas

    o q acontece se a bola bater no taco em seguida no rebatedor e ainda em seguida ir p/ tras da casinha conta-se: 1 p/tras 1 queima ou 1 p/ tras e 1 queima na minha opinião conta os dois


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.