21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Estudar o Pontilhismo, seu papel no movimento modernista e seus principais artistas.
Incentivar a produção artística individual dos alunos.
Produzir um trabalho com a técnica pontilhista.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, com o texto “Pontilhismo” disponível no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontilhismo (acesso em 07/04/2010), chamando atenção para as origens desse movimento artístico, bem como seus principais artistas e seu desenvolvimento no Brasil. É importante que os alunos tenham acesso a imagens de diferentes períodos onde essa técnica foi empregada.
Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte - Georges Seurat
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/Georges_Seurat_034.jpg
(acesso em 07/04/2010)
Retrato de Félix-Féneon – Paul Signac
http://www.artchive.com/artchive/s/signac/feneon.jpg
(acesso em 07/04/2010)
Sem título – Robson S. Silva
http://1.bp.blogspot.com/_XI6sFV5H7Ek/TNMNg3FLkAI/AAAAAAAAAo4/A1CxI-YO9Lc/s1600/ponti.jpg
(acesso em 07/04/2010)
Efeitos de sol – Belmiro de Almeida
http://3.bp.blogspot.com/_oOzPv1uxV4g/Rmxlb60JawI/AAAAAAAAAFE/GZQVjI1zGm0/s320/Soll.jpg
(acesso em 07/04/2010)
Maggie – Cris Alencar
http://blog.cris.art.br/up/c/cr/blog.cris.art.br/img/.resized_maggie.jpg
(acesso em 07/04/2010)
Durante a apresentação das obras, o professor deve atentar os alunos a justaposições de cores, que através de uma ilusão de ótica permite à retina a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas impressões registradas.
Ex.: Em muitos casos, quando o pintor desejava representar o verde, ele pontilhava as áreas desejadas com pontos amarelos e azuis, deixando que o olhar do espectador mesclasse essas cores chegando ao tom verde.
Outra característica importante na execução da técnica do pontilhismo, e que deve ser levada em conta, durante a apresentação das obras aos alunos, é o trabalho de claro/escuro através da maior ou menor concentração de pontos mesmo Que sejam do mesmo tom.
Após discussão e apresentação das imagens, o professor pedirá que os alunos tragam canetinhas hidrocor para próxima aula, se necessário, a escola deve disponibilizar esse material.
Aulas 2 e 3:
Retomando a aula anterior o professor pedirá para que cada aluno crie um desenho, de tema livre, usando a técnica do pontilhismo com as canetinhas hidrocor.
Os alunos devem ser desafiados a conseguir novos tons através da justaposição de cores e a buscar um efeito de claro/escuro através da maior ou menor concentração de pontos relembrando as imagens apresentadas na aula anterior.
É importante que se disponibilize pelo menos 2 aulas para melhor realização dessa tarefa.
Imagens dos trabalhos apresentados pelos alunos do ensino médio.
Sobre o efeito visual alcançado pela justaposição de cores:
http://www.atelier-online.net/pontilhismo.html
(acesso em 07/04/2010)
Sobre Georges Seurat, principal artista do pontilhismo:
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Seurat.htm
(acesso em 07/04/2010)
Vídeo com imagens de obras famosas do Pontilhismo:
(acesso em 07/04/2010)
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão apresentados à turma. Serão levados em consideração a participação e empenho na realização das atividades, bem como o entendimento do tema abordado.
Quatro estrelas 6 classificações
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25/04/2013
Quatro estrelaseu achei muito legal e interessante! é muito bom vc estudar sobre essa arte do pontilhismo
11/07/2012
Quatro estrelasmuito criativa e produtiva meus alunos adoraram.
02/04/2012
Cinco estrelasmuito boa a técnica do pontilhismo!!!
13/03/2012
Cinco estrelaseu gostei das artes q eles fez com o pontilhismo!!!!
31/01/2012
Uma estrelaAme bem explicada vou utilizar na aula de pontilhismo.
22/03/2011
Cinco estrelasgostei muito pena q li depois de ter aplicado minha aula e ela não foi boa assim