Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Meios de Transporte: como chegamos e saímos dos lugares?

 

05/01/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer diferentes formas que as pessoas e as mercadorias usam para se/serem deslocarem/deslocadas
  •  Reconhecer vantagens e desvantagens entre os meios de transporte utilizados
  •  Registrar, em forma de tabela, os meios de transporte utilizados pelas crianças para chegarem à escola.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor, na roda de conversas, deverá desencadear um diálogo sobre diversas formas como as pessoas e as mercadorias podem ser movimentadas de um lugar para outro, levantando questões: como fazemos quando queremos ir para outro lugar?  E quando vai toda a turma?  E quando o lugar é longe?  E se for preciso atravessar um rio?  Mas se queremos mandar alguma coisa para um lugar distante?  E se for muita coisa?   

2° Momento: A partir dos questionamentos feitos, será possível observar o que as crianças já sabem e o que elas podem aprender sobre os diversos meios de transporte e estabelecer uma discussão/reflexão sobre as vantagens e desvantagens em relação ao uso de alguns meios de transporte.

3° Momento: Em seguida, o professor poderá oferecer as crianças miniaturas de meios de transporte para que as crianças possam brincar com elas. Após a brincadeira, o professor perguntará como cada criança chega à escola – qual a forma de deslocamento usada -: a pé, cavalo, de ônibus, carro, barco, carroça, trem, metrô...

Crianças brincando com diferentes meios de transportes: Fonte: arquivos da autora.

4° Momento: As respostas das crianças deverão ser sistematizadas em um painel. Este poderá ser ilustrado por desenhos das crianças. Ao final, os dados deverão ser analisados: qual a forma mais usada pela turma para chegar à escola? Qual a menos usada? Posteriormente, os dados deverão ser organizados pelo grupo, em uma tabela e  em um gráfico. A organização dos dados na tabela e no gráfico possibilitará as crianças conhecerem outras formas de registro e de leitura das informações.

Construção e análise de uma tabela e um gráfico pelo grupo. Fonte: arquivos da autora.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar, através das expressões orais, gestuais e gráficas, se as crianças:

  • demonstram conhecer diferentes meios de transporte - formas de se movimentar e deslocar mercadorias;
  • reconhecem as vantagens e desvantagens entre alguns meios de transporte;
  • contribuem para a construção da tabela como forma de registro os meios de transporte utilizados pelas crianças para chegarem à escola.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.