05/01/2011
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
1° Momento: O professor, na roda de conversas, deverá desencadear um diálogo sobre diversas formas como as pessoas e as mercadorias podem ser movimentadas de um lugar para outro, levantando questões: como fazemos quando queremos ir para outro lugar? E quando vai toda a turma? E quando o lugar é longe? E se for preciso atravessar um rio? Mas se queremos mandar alguma coisa para um lugar distante? E se for muita coisa?
2° Momento: A partir dos questionamentos feitos, será possível observar o que as crianças já sabem e o que elas podem aprender sobre os diversos meios de transporte e estabelecer uma discussão/reflexão sobre as vantagens e desvantagens em relação ao uso de alguns meios de transporte.
3° Momento: Em seguida, o professor poderá oferecer as crianças miniaturas de meios de transporte para que as crianças possam brincar com elas. Após a brincadeira, o professor perguntará como cada criança chega à escola – qual a forma de deslocamento usada -: a pé, cavalo, de ônibus, carro, barco, carroça, trem, metrô...
Crianças brincando com diferentes meios de transportes: Fonte: arquivos da autora.
4° Momento: As respostas das crianças deverão ser sistematizadas em um painel. Este poderá ser ilustrado por desenhos das crianças. Ao final, os dados deverão ser analisados: qual a forma mais usada pela turma para chegar à escola? Qual a menos usada? Posteriormente, os dados deverão ser organizados pelo grupo, em uma tabela e em um gráfico. A organização dos dados na tabela e no gráfico possibilitará as crianças conhecerem outras formas de registro e de leitura das informações.
Construção e análise de uma tabela e um gráfico pelo grupo. Fonte: arquivos da autora.
O professor deverá observar, através das expressões orais, gestuais e gráficas, se as crianças:
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30/07/2011
Cinco estrelasMt criativa e fácil das crianças entenderem.