Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Breve História dos Meios de Transporte

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Ler narrativas, em materiais impressos: livros e/ou revistas, e/ou assistir a vídeos sobre a história dos meios de transporte;
  • Comparar transportes de épocas e lugares diferentes;
  • Construir um texto coletivo sobre a história dos meios de transporte.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor deverá levar para a sala materiais impressos com diferentes meios de transporte em espaços e tempos diversos para as crianças explorarem livremente. Depois, solicitar que as crianças organizem as imagens de acordo com as características dos meios de transporte. Neste momento o professor deve explorar as idéias das crianças em relação aos agrupamentos feitos, tentando entender a lógica das crianças.

2° Momento: Após as observações das crianças dos materiais impressos distribuídos pelo professor, este deverá desencadear uma reflexão/discussão:   

  Será que as pessoas sempre viajaram/viajam do mesmo jeito?

  Como os transportes eram antigamente?

  Como será que surgiu o trem? E o barco? E o avião?

  Agora que as pessoas inventaram o carro, será que as pessoas ainda usam a carroça ou charrete?

 Vocês acham que a primeira bicicleta é igual à bicicleta que a gente usa hoje?

Nesse momento o professor deverá oportunizar que as crianças expressem suas impressões e seus sentimentos acerca do que está sendo discutido e registrar todas as impressões delas no painel da sala de aula. 

3° Momento: Em seguida, o professor deverá fazer uma leitura da história dos meios de transporte ou assistir a um vídeo sobre o tema. O texto para a leitura ou o filme deverá ser cuidadosamente selecionado pelo professor, levando em conta as características, necessidades e especificidades do seu grupo.

Leitura da história dos transportes Leitura da história dos transportes 3 Leitura da história dos transportes 4

Sugestão de leitura: Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=SXHixqZ_3tA&NR=1

4° Momento: Depois da leitura e das conversas sobre o tema, a turma deverá construir um texto coletivo sobre a história dos meios de transporte, considerando as discussões sobre a origem e as transformações dos transportes, como também os usos em épocas e lugares diferentes.  Depois podem produzir desenhos para ilustrar o texto coletivo.

Recursos Complementares

Livro indicado para leitura

WILSON, Anthony. Transportes. História Visual. Dos primeiros carros com rodas aos helicópteros e foguetões. Portugal: Verbo,1998.

site sobre transportes:

http://www.historiadetudo.com/meios-transporte.html

Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar, analisar e registrar se as crianças se envolveram com a história dos meios de transporte; conseguem perceber semelhanças e diferenças entre os meios de transporte; participaram da recriação coletiva do texto sobre a história dos meios de transporte, mobilizando os saberes que foram ressignificados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.