08/02/2011
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
1° Momento: O professor deverá levar para a sala materiais impressos com diferentes meios de transporte em espaços e tempos diversos para as crianças explorarem livremente. Depois, solicitar que as crianças organizem as imagens de acordo com as características dos meios de transporte. Neste momento o professor deve explorar as idéias das crianças em relação aos agrupamentos feitos, tentando entender a lógica das crianças.
2° Momento: Após as observações das crianças dos materiais impressos distribuídos pelo professor, este deverá desencadear uma reflexão/discussão:
Será que as pessoas sempre viajaram/viajam do mesmo jeito?
Como os transportes eram antigamente?
Como será que surgiu o trem? E o barco? E o avião?
Agora que as pessoas inventaram o carro, será que as pessoas ainda usam a carroça ou charrete?
Vocês acham que a primeira bicicleta é igual à bicicleta que a gente usa hoje?
Nesse momento o professor deverá oportunizar que as crianças expressem suas impressões e seus sentimentos acerca do que está sendo discutido e registrar todas as impressões delas no painel da sala de aula.
3° Momento: Em seguida, o professor deverá fazer uma leitura da história dos meios de transporte ou assistir a um vídeo sobre o tema. O texto para a leitura ou o filme deverá ser cuidadosamente selecionado pelo professor, levando em conta as características, necessidades e especificidades do seu grupo.
Sugestão de leitura: Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=SXHixqZ_3tA&NR=1
4° Momento: Depois da leitura e das conversas sobre o tema, a turma deverá construir um texto coletivo sobre a história dos meios de transporte, considerando as discussões sobre a origem e as transformações dos transportes, como também os usos em épocas e lugares diferentes. Depois podem produzir desenhos para ilustrar o texto coletivo.
Livro indicado para leitura
WILSON, Anthony. Transportes. História Visual. Dos primeiros carros com rodas aos helicópteros e foguetões. Portugal: Verbo,1998.
site sobre transportes:
A avaliação ocorrerá durante todo o desenvolvimento das atividades. O professor deverá observar, analisar e registrar se as crianças se envolveram com a história dos meios de transporte; conseguem perceber semelhanças e diferenças entre os meios de transporte; participaram da recriação coletiva do texto sobre a história dos meios de transporte, mobilizando os saberes que foram ressignificados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!