Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nós, autores de livro

 

08/02/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Observar os elementos necessários à construção de um livro: capa, texto, ilustrações; páginas...
  • Adaptar o texto coletivo sobre a história dos meios de transporte para o livro.
  • Ilustrar o livro. 
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o desenvolvimento da aula, faz-se necessário que as crianças já tenham produzido uma história coletiva sobre a história dos meios de transporte.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor deverá instigar a turma a confeccionar um livro com a história sobre os meios de transporte e fazer as seguintes provocações:

  • Que tal confeccionarmos um livro sobre a história dos meios de transporte?
  •  Nós já escrevemos uma história, somos autores de uma história dos meios de transporte. Agora, podemos ser  também os ilustradores do livro.
  • O que vocês acham de organizar um livro?
  • Como pode ser o nosso livro?  O professor deve ouvir as opiniões das crianças e registrar no quadro. Depois deve retomar com o grupo e selecionar, dentre as ideias sugeridas, quais as possíveis de ser realizadas.

2° Momento: O professor deverá iniciar esse momento, distribuindo livros para que o grupo observe e identifique elementos fundamentais, como: capa, título da história, nome dos autores e ilustradores, número das páginas, texto, imagens... As crianças deverão manusear os livros e observar os elementos que o caracterizam. Após a exploração do material na roda, o grupo deverá discutir a construção do livro sobre a história dos transportes e decidir sobre questões como: cada criança fará seu livro ou será uma construção coletiva? Como serão as ilustrações? Quais as técnicas que serão usadas? Ou será uma única técnica? O professor deve propor um ensaio/oficina da(as) técnica(as) sugerida(as) pelas crianças para maior apropriação no momento em que forem produzir as ilustrações que darão vida e cor ao livro.

3° Momento: Em seguida, o professor deverá fazer a leitura do texto já construído pelas crianças em aula anterior e combinar as adaptações, a recriação do texto, como também, a distribuição do texto nas páginas. Tal procedimento poderá ser realizado em painel ou em um quadro branco. O professor faz a leitura e, de acordo com as sugestões das crianças, reescreve o texto, modificado-o ou não.

4° Momento: Por fim, o livro deverá ser digitado pelo professor, reproduzido e levado para sala de aula para ser ilustrado pelas crianças. Propomos que todas as crianças participem desse processo de confecção. Caso façam opção pela ilustração individual, o professor deverá garantir uma edição com ilustrações de todas as crianças. Para isso, a melhor forma é organizar o livro, distribuindo a turma de acordo com o número de páginas, por exemplo, se o livro tem 5 páginas e a turma tem 20 crianças, em cada página haverá imagens  produzidas por 4 alunos. Depois de pronto, o professor e as crianças devem convidar uma turma da escola e fazer o lançamento do livro, oportunidade em que os autores explicarão para a turma convidada, todo o processo de produção e feitura do livro. Antes, o professor deve providenciar, além de uma cópia para cada criança do grupo,  uma  para ser ofertada à turma convidada. As crianças deverão levar seus livros para casa para serem compartilhados com os familiares e a edição com as imagens de todo o grupo deverá ficar, uma cópia na sala no canto da leitura e outra na biblioteca da escola.

livro digitalizado livro digitalizado livro digitalizado

Livro digitalizado

Fonte: arquivo das autoras

Recursos Complementares
Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram

  • Identificar os elementos necessários à construção de um livro: capa, texto, ilustrações; páginas...
  • Adaptar o texto coletivo sobre a história dos meios de transporte para o livro.
  • Ilustrar o livro.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.