08/02/2011
Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Para o desenvolvimento da aula, faz-se necessário que as crianças já tenham produzido uma história coletiva sobre a história dos meios de transporte.
1° Momento: O professor deverá instigar a turma a confeccionar um livro com a história sobre os meios de transporte e fazer as seguintes provocações:
2° Momento: O professor deverá iniciar esse momento, distribuindo livros para que o grupo observe e identifique elementos fundamentais, como: capa, título da história, nome dos autores e ilustradores, número das páginas, texto, imagens... As crianças deverão manusear os livros e observar os elementos que o caracterizam. Após a exploração do material na roda, o grupo deverá discutir a construção do livro sobre a história dos transportes e decidir sobre questões como: cada criança fará seu livro ou será uma construção coletiva? Como serão as ilustrações? Quais as técnicas que serão usadas? Ou será uma única técnica? O professor deve propor um ensaio/oficina da(as) técnica(as) sugerida(as) pelas crianças para maior apropriação no momento em que forem produzir as ilustrações que darão vida e cor ao livro.
3° Momento: Em seguida, o professor deverá fazer a leitura do texto já construído pelas crianças em aula anterior e combinar as adaptações, a recriação do texto, como também, a distribuição do texto nas páginas. Tal procedimento poderá ser realizado em painel ou em um quadro branco. O professor faz a leitura e, de acordo com as sugestões das crianças, reescreve o texto, modificado-o ou não.
4° Momento: Por fim, o livro deverá ser digitado pelo professor, reproduzido e levado para sala de aula para ser ilustrado pelas crianças. Propomos que todas as crianças participem desse processo de confecção. Caso façam opção pela ilustração individual, o professor deverá garantir uma edição com ilustrações de todas as crianças. Para isso, a melhor forma é organizar o livro, distribuindo a turma de acordo com o número de páginas, por exemplo, se o livro tem 5 páginas e a turma tem 20 crianças, em cada página haverá imagens produzidas por 4 alunos. Depois de pronto, o professor e as crianças devem convidar uma turma da escola e fazer o lançamento do livro, oportunidade em que os autores explicarão para a turma convidada, todo o processo de produção e feitura do livro. Antes, o professor deve providenciar, além de uma cópia para cada criança do grupo, uma para ser ofertada à turma convidada. As crianças deverão levar seus livros para casa para serem compartilhados com os familiares e a edição com as imagens de todo o grupo deverá ficar, uma cópia na sala no canto da leitura e outra na biblioteca da escola.
Livro digitalizado
Fonte: arquivo das autoras
Como fazer um livro. Disponível em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2354
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram
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