Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Brincando de trânsito

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir carros com caixas de papelão e cavalos de pau
  • Brincar, criando enredos e vivenciando papéis que fazem parte do cotidiano
  • Construir um texto coletivo sobre a brincadeira realizada.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A aula deverá ser iniciada com uma conversa sobre o trânsito – espaço onde ocorre o movimento de veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais. Para isso, o professor poderá levar imagens de cenas de trânsito: estradas ou ruas; ressaltar a necessidade do conhecimento e cumprimento das regras, leis e sinais para organização do trânsito e evitar acidentes; destacar as pessoas que fazem parte do trânsito: ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres.

Cenas de trânsito:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&biw=922&bih=367&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=cenas+de+transito&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

2° Momento: O professor deverá combinar com as crianças a organização de uma brincadeira de trânsito. Para isso, a turma deverá se envolver na construção de carros. Para a confecção dos carros, o professor poderá solicitar aos pais, caixas de papelão. Essa atividade  deve ser feita  por etapas. Para a construção dos carros, deve-se cortar parte do fundo da caixa e pintar a caixa na cor de preferência de cada uma. Depois, o professor deverá entregar a cada criança um retângulo para confecção da placa. Essa etapa deverá ser orientada coletivamente: o professor deverá levar um modelo de placa a ser seguido – primeiramente, as letras, e depois, os números. Cada uma escolherá seu conjunto de letras e números. Por fim, o professor distribuirá as rodas e os faróis dos carros para as crianças “trabalharem na linha de montagem”.  

3° Momento: Após a construção dos carros de brinquedo, é hora de brincar. Para composição do cenário, o professor poderá levar alguns sinais: semáforo, placa de permitido estacionar, placa de proibido estacionar... O professor poderá assumir também um papel na brincadeira: guarda de trânsito, pedestre ou motorista. Inicialmente, os brincantes se deslocarão por uma área livre, onde, pouco a pouco, diversos enredos poderão ser desenvolvidos, de acordo com o papel de cada uma na brincadeira.

4° Momento: Ao final da aula, as crianças, organizadas em roda, poderão conversar sobre a brincadeira e produzir um painel coletivo, representando as vivências e as impressões. Sugerimos o painel, através de desenhos e pinturas, usando tinta guache e pincel, em papel madeira ou de embrulho.

Recursos Complementares
Avaliação

Observar e analisar se as crianças:

  • participaram da construção dos carros e dos cavalos de pau;
  • participaram da brincadeira, vivenciando papeis/situações sociais conhecidos(as);
  • participaram da produção do painel coletivo.  
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 6/10 - 60%
  • Quatro estrelas 3/10 - 30%
  • Três estrelas 1/10 - 10%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wALDETE rAMOS, PESSOA FISICA PARA MONTAGEM DE AULA SOBRE TRANSITO , São Paulo - disse:
    wrrguri@bol.com.br

    20/08/2015

    Cinco estrelas

    ÓTIMO, SERVINDO COMO PARAMETRO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA.


  • Márcio Andrade, Educação de trânsito CTTU , Ceará - disse:
    mv.jn@hotmail.com

    16/03/2015

    Cinco estrelas

    Muito bacana essa ideia vou aplicar aqui em Sobral.


  • Maria José Frazão, Creche Escola Lar do Saber , Maranhão - disse:
    zenshin2013@yahoo.com

    25/08/2013

    Quatro estrelas

    adorei está atividade, muito criativa e dinâmica, vou aplicar na minha classe.


  • ana márcia pontes, Sociedade Educacional Castelo Azul , Rio de Janeiro - disse:
    pontes.am@bol.com.br

    15/10/2012

    Três estrelas

    achei a sugestão boa, com riqueza de detalhes e estímulo para o entendimento do assunto de forma bastante prática.


  • tatiane, E.E.E.F " FRANCISCO COSTA" , Paraíba - disse:
    tatianecandido.sms@bol.com.br

    30/08/2012

    Quatro estrelas

    Adorei, hoje mesmo vou aplicar com meus alunos.


  • claudenice coutinho, colégio âncora , Rio Grande do Norte - disse:
    claudeniceuva@hotmail.com

    18/08/2012

    Cinco estrelas

    parabéns ! aula maravilhosa ! e ma serviu muito para trabalhar com meus alunos , um abraço !


  • Regiane Ribeiro Caetano, BERNIEIRO M LAURIA CTO MUN ED INF MONS , Paraná - disse:
    profregiane01@gmail.com

    08/12/2011

    Cinco estrelas

    Otima aula, Parabéns


  • Glaucia, Unicic. , Mato Grosso - disse:
    glauciagoedert@yahoo.com.br

    04/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei dessa aula vamos por em prática.


  • marialice resende giovani, Centro de Educação Especial Dr. Alfredo Mariz da cossta , Goiás - disse:
    marialice_rg@yahoo.com.br

    14/12/2010

    Quatro estrelas

    Trabalho com alunos no ensino especial e achei estas atividades perfeitas para serem desenvolvidas com eles. Muito criativo, dinâmico e bem contextualizadas.


  • leoni, Etelvina Pacheco , Paraná - disse:
    leonitaborda@yahoo.com.br

    07/12/2010

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula,ela muito criativa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.