07/12/2010
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
1° Momento: A aula deverá ser iniciada com uma conversa sobre o trânsito – espaço onde ocorre o movimento de veículos motorizados, não motorizados, pedestres e animais. Para isso, o professor poderá levar imagens de cenas de trânsito: estradas ou ruas; ressaltar a necessidade do conhecimento e cumprimento das regras, leis e sinais para organização do trânsito e evitar acidentes; destacar as pessoas que fazem parte do trânsito: ciclistas, motociclistas, motoristas e pedestres.
Cenas de trânsito:
2° Momento: O professor deverá combinar com as crianças a organização de uma brincadeira de trânsito. Para isso, a turma deverá se envolver na construção de carros. Para a confecção dos carros, o professor poderá solicitar aos pais, caixas de papelão. Essa atividade deve ser feita por etapas. Para a construção dos carros, deve-se cortar parte do fundo da caixa e pintar a caixa na cor de preferência de cada uma. Depois, o professor deverá entregar a cada criança um retângulo para confecção da placa. Essa etapa deverá ser orientada coletivamente: o professor deverá levar um modelo de placa a ser seguido – primeiramente, as letras, e depois, os números. Cada uma escolherá seu conjunto de letras e números. Por fim, o professor distribuirá as rodas e os faróis dos carros para as crianças “trabalharem na linha de montagem”.
3° Momento: Após a construção dos carros de brinquedo, é hora de brincar. Para composição do cenário, o professor poderá levar alguns sinais: semáforo, placa de permitido estacionar, placa de proibido estacionar... O professor poderá assumir também um papel na brincadeira: guarda de trânsito, pedestre ou motorista. Inicialmente, os brincantes se deslocarão por uma área livre, onde, pouco a pouco, diversos enredos poderão ser desenvolvidos, de acordo com o papel de cada uma na brincadeira.
4° Momento: Ao final da aula, as crianças, organizadas em roda, poderão conversar sobre a brincadeira e produzir um painel coletivo, representando as vivências e as impressões. Sugerimos o painel, através de desenhos e pinturas, usando tinta guache e pincel, em papel madeira ou de embrulho.
Observar e analisar se as crianças:
Quatro estrelas 10 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/08/2015
Cinco estrelasÓTIMO, SERVINDO COMO PARAMETRO PARA DESENVOLVIMENTO DA AULA.
16/03/2015
Cinco estrelasMuito bacana essa ideia vou aplicar aqui em Sobral.
25/08/2013
Quatro estrelasadorei está atividade, muito criativa e dinâmica, vou aplicar na minha classe.
15/10/2012
Três estrelasachei a sugestão boa, com riqueza de detalhes e estímulo para o entendimento do assunto de forma bastante prática.
30/08/2012
Quatro estrelasAdorei, hoje mesmo vou aplicar com meus alunos.
18/08/2012
Cinco estrelasparabéns ! aula maravilhosa ! e ma serviu muito para trabalhar com meus alunos , um abraço !
08/12/2011
Cinco estrelasOtima aula, Parabéns
04/05/2011
Cinco estrelasGostei dessa aula vamos por em prática.
14/12/2010
Quatro estrelasTrabalho com alunos no ensino especial e achei estas atividades perfeitas para serem desenvolvidas com eles. Muito criativo, dinâmico e bem contextualizadas.
07/12/2010
Cinco estrelasgostei muito da aula,ela muito criativa.