Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O vento como força motriz

 

05/01/2011

Autor e Coautor(es)
Naire Jane Capistrano
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apreciar algumas obras de Ivan Cruz, destacando a obra “Aviãozinho de Papel”. 
  • Construir aviões e barquinhos de papel e brincar com eles.
  • Realizar releitura da obra de arte: Aviãozinho de Papel.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: O professor poderá iniciar a aula propondo a construção de barquinhos de papel para brincar na água. Os barquinhos de dobradura deverão ser feitos e levados para o meio líquido. O espaço deverá ser selecionado de acordo com a realidade da escola: piscina, bacia ou espaços afins.  Lá as crianças deverão brincar com os barquinhos.

origami: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/materias/index-origami.php 

2° Momento: Após a brincadeira, sugerimos uma roda de conversa na qual as crianças possam expressar seus sentimentos e suas impressões sobre a brincadeira.  O professor deverá oportunizar a ressignificação dos saberes pelas crianças: Os barquinhos se moviam na água, mas não tinham motor. O que os moviam?  

3° Momento: O mesmo procedimento acima deverá ser realizado para a construção dos aviões de papel. Os barquinhos e aviões de dobradura deverão servir de suporte da brincadeira, de ação, de manipulação e de conduta lúdica.

4° Momento: O professor deverá levar a obra “Aviãozinho de Papel”, de Ivan Cruz, para ser apreciada pela turma, atentando para aspectos como: O que estão vendo?Onde a cena está ocorrendo? As cores, linhas e formas observadas. Por fim, o professor encaminhará a releitura da obra apreciada. Sugerimos a releitura por meio de bricolagem: desenho, pintura e colagem.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá envolver desde a etapa de construção de brinquedos até a releitura da obra de Ivan Cruz. Nesse sentido, o professor deverá avaliar se as crianças participaram dos momentos de produção dos brinquedos; perceberam elementos que constituem a obra apreciada, recriando-os durante o momento de releitura. Desenvolveram o cuidado e o respeito pelas suas produções e de seus colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.