05/01/2011
Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
1° Momento: O professor poderá iniciar a aula propondo a construção de barquinhos de papel para brincar na água. Os barquinhos de dobradura deverão ser feitos e levados para o meio líquido. O espaço deverá ser selecionado de acordo com a realidade da escola: piscina, bacia ou espaços afins. Lá as crianças deverão brincar com os barquinhos.
origami: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/materias/index-origami.php
2° Momento: Após a brincadeira, sugerimos uma roda de conversa na qual as crianças possam expressar seus sentimentos e suas impressões sobre a brincadeira. O professor deverá oportunizar a ressignificação dos saberes pelas crianças: Os barquinhos se moviam na água, mas não tinham motor. O que os moviam?
3° Momento: O mesmo procedimento acima deverá ser realizado para a construção dos aviões de papel. Os barquinhos e aviões de dobradura deverão servir de suporte da brincadeira, de ação, de manipulação e de conduta lúdica.
4° Momento: O professor deverá levar a obra “Aviãozinho de Papel”, de Ivan Cruz, para ser apreciada pela turma, atentando para aspectos como: O que estão vendo?Onde a cena está ocorrendo? As cores, linhas e formas observadas. Por fim, o professor encaminhará a releitura da obra apreciada. Sugerimos a releitura por meio de bricolagem: desenho, pintura e colagem.
Site de obras de Ivan Cruz
http://proportoseguro.blogspot.com/2010/01/brincadeiras-antigas.html
A avaliação deverá envolver desde a etapa de construção de brinquedos até a releitura da obra de Ivan Cruz. Nesse sentido, o professor deverá avaliar se as crianças participaram dos momentos de produção dos brinquedos; perceberam elementos que constituem a obra apreciada, recriando-os durante o momento de releitura. Desenvolveram o cuidado e o respeito pelas suas produções e de seus colegas.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!