11/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
Observar o uso cubista da simultaneidade de vistas no mesmo objeto;
Desenvolver um autorretrato com vistas simultâneas utilizando colagem de fotografias fotocopiadas;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
1a atividade:
Iniciar a aula mostrando algumas imagens cubistas. Elas podem ser projetads ou coladas no quadro.
Sugestão de imagens para ilustrar o conceito:
Braque - Casas de La Estaque
http://images.cdn.fotopedia.com/flickr-139544170-image.jpg
Braque - Violino e candelabro
Braque – Figuras
http://4.bp.blogspot.com/_xnOpsXcZyDQ/S3bfgF_LJ2I/AAAAAAAAAU0/nn_11plhXh8/s400/braque+figure.JPG
Picasso - O Beijo
http://lh4.ggpht.com/_uMmHlDjOWEQ/SX7yRW8MEdI/AAAAAAAAAHM/I-4UJYINnyQ/Pablo_Picasso_The_Kiss.jpg
Picasso - Garrafa, jarro e fruteira
Picasso - Cabeça de uma mulher lendo
Perguntar aos alunos:
- O que vemos nestas imagens?
- O que é representado nelas?
- Você acha que o artista pintou estas imagens assim por qual motivo?
Neste momento, trabalhe o conceito de Cubismo. Pode-se usar um texto para orientar a fala.
Ressaltar que:
- trata-se de um movimento artístico considerado um divisor de águas na história da arte ocidental;
- recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório;
- cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas;
- o espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada - rejeita distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade;
Comentar que em tais imagens onde as vistas são simultâneas, mais do que a representação do espaço, temos a representação do tempo através do movimento através da colagem de diferentes faces do mesmo objeto.
Pedir que o aluno crie uma página em seu diário gráfico (ou caderno de artes) sobre o assunto.
Para isso, ele pode trabalhar com colagem de imagens de revistas com diferentes rostos criando simultaneidade de imagens para exercitar os conceitos trazidos por esta aula.
2a atividade:
Retomar o conceito de vistas simultâneas do mesmo objeto, propondo que cada aluno desenvolva um autorretrato, uma imagem sua contendo várias vistas simultâneas de seu rosto.
O primeiro passo é conseguir diferentes ângulos do rosto de cada aluno. Para isso, segue abaixo três formas de conseguir diferentes ângulos do rosto de cada um:
- fotografar o aluno em vários ângulos (as imagens devem ser impressas ou reveladas);
- pedir ao aluno que traga algumas fotografias suas onde ele(ela) apareça em vários ângulos (elas podem ter tamanhos diferentes) e fazer fotocópias das fotos;
- pode-se trabalhar também com papel vegetal ou papel manteiga desenhando o rosto com base nas fotografias. Use folhas diferentes para cada imagem;
Só é possível passar para a próxima atividade a partir do momento que cada aluno tenha as suas diversas imagens.
3a atividade:
Independente da forma de execução da segunda atividade, é possível propor resultados interessantes a partir dela:
Para os que usaram a fotografia: usar as impressões ou fotos reveladas e usá-las em uma fotomontagem com vistas simultâneas;
Para os que usaram fotocópias de suas fotografias: usar as fotocópias para remontar as vistas de sua imagem;
Para os que usaram papel vegetal ou papel manteiga: sobrepor as diferentes folha de papel utilizado-se da transparência das folhas para, ao sobrepor as imagens, gerar uma nova imagem da pessoa
Para isso eles devem recortar e colar (ou sobrepor os desenhos com) partes das diferentes imagens na mesma base criando assim, uma vista simultanea de seu rosto.
Durante a confecção do trabalho, ajude seus alunos a refletir sobre a sobreposição/ junção de diferentes faces de seu rosto, fazendo com que eles observem os conceitos cubistas aplicados em um trabalho dele.
Com a colagem/desenho feito, cada um pode finalizar o trabalho usando lápis de cor ou canetinha para realçar determinadas áreas em detrimento de outras.
Pode-se expor os trabalhos associados à fotografias dos alunos para que as pessoas percebam o processo de criação do aluno.
Texto sobre Cubismo, ver em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3781&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8 )
Avaliar o autorretrato gerado pelo aluno(a) observando se ele demonstra compreender a visualidade da sobreposição de imagens proposta pelo cubismo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!