Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vistas simultâneas em imagens

 

11/02/2011

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Observar o uso cubista da simultaneidade de vistas no mesmo objeto;

Desenvolver um autorretrato com vistas simultâneas utilizando colagem de fotografias fotocopiadas;  

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.  

Estratégias e recursos da aula

1a atividade:

Iniciar a aula mostrando algumas imagens cubistas. Elas podem ser projetads ou coladas no quadro.

Sugestão de imagens para ilustrar o conceito:

Braque - Casas de La Estaque

http://images.cdn.fotopedia.com/flickr-139544170-image.jpg  

Braque - Violino e candelabro

http://3.bp.blogspot.com/_GWkQ6AzBh4w/S66rRPvi4HI/AAAAAAAAADU/i6PPU0ZEspY/s1600/braque_violin_candle.jpg  

 

Braque – Figuras

http://4.bp.blogspot.com/_xnOpsXcZyDQ/S3bfgF_LJ2I/AAAAAAAAAU0/nn_11plhXh8/s400/braque+figure.JPG   

 

Picasso - O Beijo 

http://lh4.ggpht.com/_uMmHlDjOWEQ/SX7yRW8MEdI/AAAAAAAAAHM/I-4UJYINnyQ/Pablo_Picasso_The_Kiss.jpg  

 

Picasso - Garrafa, jarro e fruteira

http://3.bp.blogspot.com/_4d23Y0EIxP4/SQjufFgMN0I/AAAAAAAAAKE/Qahw4ZZWqak/s400/Pablo+Picasso,+Carafe,+Jug+and+Fruit+Bowl,+Horta+de+Ebro,+Summer+1909..jpg   

Picasso - Cabeça de uma mulher lendo

http://2.bp.blogspot.com/_JKlFfvIeZgw/S-XvwHGu6QI/AAAAAAAAA1c/L_drIZACt8o/s1600/Pablo-Picasso-Tete-d-une-femme-lisant-83721.jpg   

Perguntar aos alunos:

- O que vemos nestas imagens?

- O que é representado nelas?

- Você acha que o artista pintou estas imagens assim por qual motivo?

Neste momento, trabalhe o conceito de Cubismo. Pode-se usar um texto para orientar a fala.

Ressaltar que:

- trata-se de um movimento artístico considerado um divisor de águas na história da arte ocidental;

- recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório;

- cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos nas telas;

- o espaço do quadro - plano sobre o qual a realidade é recriada - rejeita distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade;

Comentar que em tais imagens onde as vistas são simultâneas, mais do que a representação do espaço, temos a representação do tempo através do movimento através da colagem de diferentes faces do mesmo objeto.

Pedir que o aluno crie uma página em seu diário gráfico (ou caderno de artes) sobre o assunto.

Para isso, ele pode trabalhar com colagem de imagens de revistas com diferentes rostos criando simultaneidade de imagens para exercitar os conceitos trazidos por esta aula.

 

2a atividade:

Retomar o conceito de vistas simultâneas do mesmo objeto, propondo que cada aluno desenvolva um autorretrato, uma imagem sua contendo várias vistas simultâneas de seu rosto.

O primeiro passo é conseguir diferentes ângulos do rosto de cada aluno. Para isso, segue abaixo três formas de conseguir diferentes ângulos do rosto de cada um:

- fotografar o aluno em vários ângulos (as imagens devem ser impressas ou reveladas);

- pedir ao aluno que traga algumas fotografias suas onde ele(ela) apareça em vários ângulos (elas podem ter tamanhos diferentes) e fazer fotocópias das fotos;

- pode-se trabalhar também com papel vegetal ou papel manteiga desenhando o rosto com base nas fotografias. Use folhas diferentes para cada imagem;

 Só é possível passar para a próxima atividade a partir do momento que cada aluno tenha as suas diversas imagens.

 

3a atividade:

Independente da forma de execução da segunda atividade, é possível propor resultados interessantes a partir dela:

Para os que usaram a fotografia: usar as impressões ou fotos reveladas e usá-las em uma fotomontagem com vistas simultâneas;

Para os que usaram fotocópias de suas fotografias: usar as fotocópias para remontar as vistas de sua imagem;

Para os que usaram papel vegetal ou papel manteiga: sobrepor as diferentes folha de papel utilizado-se da transparência das folhas para, ao sobrepor as imagens, gerar uma nova imagem da pessoa

Para isso eles devem recortar e colar (ou sobrepor os desenhos com) partes das diferentes imagens na mesma base criando assim, uma vista simultanea de seu rosto.

Durante a confecção do trabalho, ajude seus alunos a refletir sobre a sobreposição/ junção de diferentes faces de seu rosto, fazendo com que eles observem os conceitos cubistas aplicados em um trabalho dele.

Com a colagem/desenho feito, cada um pode finalizar o trabalho usando lápis de cor ou canetinha para realçar determinadas áreas em detrimento de outras.

Pode-se expor os trabalhos associados à fotografias dos alunos para que as pessoas percebam o processo de criação do aluno.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar o autorretrato gerado pelo aluno(a) observando se ele demonstra compreender a visualidade da sobreposição de imagens proposta pelo cubismo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.