22/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
A contextualizar o impacto da arte moderna internacional no Brasil;
Quais os movimentos que mais influenciaram os artistas brasileiros no princípio do movimento modernista, em especial cubismo e expressionismo;
Conhecer as obras de alguns artistas que trabalharam segundo tais influências: Antônio Gomide, Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral (Cubismo), Anita Malfatti, Flávio de Carvalho e Lasar Segall (Expressionismo);
Produzir retratos em duplas onde um trabalhe pautado pelo cubismo e outro pelo expressionismo;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
Iniciar a aula pontuando algumas questões sobre a relação da arte moderna brasileira com a arte internacional. Exemplos:
- Longa vinculação da arte brasileira com uma proposta acadêmica;
- No decorrer da década de 20 ocorrem os primeiros marcos no movimento modernista brasileiro: exposições como a de Lasar Segall em 1913 e Anita Malfatti em 1917 e A Semana de 22. A partir daí a situação artística nacional de defronta com uma nova linguagem que evolui e se expande nas décadas seguintes.
- Dessa forma, a arte moderna brasileira quis se inserir nos novos debates artísticos, mas sem perder as características essencialmente nacionais.
- As correntes internacionais que mais influenciam diretamente a arte brasileira são Cubismo e Expressionismo por serem aquelas que ofereciam a possibilidades de se voltarem diretamente para a pintura e não para outras questões distantes de nossa realidade.
Sugestão de imagens de obras de artistas influenciados pelo Cubismo:
Tarsila do Amaral
Autorretrato [Manteau Rouge], 1923
http://www.viomundo.com.br/wp-content/uploads/2010/09/1923-Auto-retrato-Manteau-Rouge.jpg
A Caipirinha, 1923
http://2.bp.blogspot.com/_iVp352WyT6o/Sk_pD-b1taI/AAAAAAAAAJM/vNiMwktKcVw/s320/caipira.jpg
Estudo [Academia No. 2], 1923
http://3.bp.blogspot.com/_Aa4kstR3N-8/TJVEwrOR7lI/AAAAAAAAHSk/fWe6a9Z3Qxs/s1600/tarsila11.jpg
A Cuca, 1924
http://downloads.passeiweb.com/arte_cultura/galeria/tarsila_do_amaral/1924_a_cuca.jpg
Vicente do Rego Monteiro
Pietá, 1924
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/007728001019.jpg
Retrato de Ribeiro Couto, 1920
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/002526023013.jpg
M. Maunier Et Sa Fille, 1922
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/002526006013.jpg
Antônio Gomide
Nu Cubista, ca. 1930
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000206028019.jpg
Casal Abraçado, ca. 1922
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000206001019.jpg
Caçadores, ca. 1928
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000206005019.jpg
Santa Ceia, ca. 1929
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000206027019.jpg
Sugestão de imagens de obras de artistas influenciados pelo Expressionismo:
Anita Malfatti
A Estudante, 1915 - 1916
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/006304001013.jpg
Torso / Ritmo, 1915 – 1916
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/006454001013.jpg
O Homem Amarelo, 1915 - 1916
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/006390001013.jpg
Lasar Segall
Schmerz [Dor], 1909
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/001487075019.jpg
Grupo de Bois, 1935
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/001487062019.jpg
Flávio de Carvalho
Retrato de Mário de Andrade, 1939
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000877011013.jpg
Retrato de Nicolas Guillén, 1948
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000877042013.jpg
Retrato de Murilo Mendes, 1951
http://www.itaucultural.org.br/bcodeimagens/imagens_publico/000877050013.jpg
1a atividade:
Após mostrar as imagens, o professor pode fixá-las no quadro e pedir que individualmente no caderno (ou diário gráfico) cada aluno enumere as características das duas principais correntes da arte brasileira. Eles podem comentar as obras de cada artista, observando as cores e forma que usam, como o Cubismo e o Expressionismo influenciam cada um, como as temáticas e questões brasileiras são tratadas.
As observações devem ser expostas pelos alunos aos demais, gerando um debate sobre o assunto, mediado pelo professor.
2a atividade:
Propor que os alunos criem retratos dos colegas pautados pelas duas correntes artísticas. Para isso, deve-se dividir a turma em duplas onde cada aluno terá que fazer um retrato do colega e vice-versa.
O professor deve sortear em cada dupla quem fará o retrato do colega influenciado pelo raciocínio cubista e, consequentemente, quem fará o retrato influenciado pelo raciocínio expressionista. Antes de iniciar o trabalho o professor pode fazer um levantamento das características do cubismo e do expressionismo observada nas obras. Seguem abaixo alguns itens que podem organizar as falas:
CUBISMO: recusa da idéia de arte como imitação da natureza; afastamento de noções como perspectiva, modelagem e efeito ilusório; realidade construída com "cubos" que junto com volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas apresentadas simultaneamente, em vários ângulos nas telas; rejeição de distinções entre forma e fundo ou qualquer noção de profundidade;
EXPRESSIONISMO: termo expressionismo tem sentido histórico ao designar uma tendência da arte europeia moderna iniciada na Alemanha e marcada pela oposição ao impressionismo francês. Expressão que se projeta do artista para a realidade; concepção de arte ligada à mente; Arte ligada à ação, muitas vezes violenta, através da qual a imagem é criada, com o auxílio de cores fortes e contrastantes; rejeição à verossimilhança; uso de formas distorcidas; caráter de crítica social da arte; pinceladas vigorosas que rejeitam todo tipo de comedimento; retomada das artes gráficas, especialmente da xilogravura; o interesse pela arte primitiva; motivos retirados do cotidiano; acento dramático e algumas obsessões temáticas, por exemplo, o sexo e a morte.
Dessa forma, os alunos devem desenvolver primeiramente o desenho que estruture o seu raciocínio dentro pra proposta que sorteou. Neste momento, ele poderá determinar melhor as características do movimento que pauta a sua criação, traduzindo-as para seu trabalho.
Para finalizar, os alunos poderão utilizar tinta guache ou aquarela para trabalhar as áreas através de manchas ou áreas de cores planas sem sombreado.
Seguem abaixo, trabalhos de alunos do 2os anos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII. Trata-se de desenhos com finalização em guache.
3a atividade:
A turma deve organizar os trabalhos para montar uma exposição dividindo-os de acordo com a corrente que o gerou.
Cada aluno deve criar um texto onde comente o seu trabalho a partir da observação de seu colega.
Com toda a turma reunida, pode-se pedir que cada dupla apresente sua pintura e como interpretou a imagem do colega dentro do raciocínio cubista ou expressionista relacionando a criação às características listadas na 1a atividade.
Sobre as características do Cubismo e do Expressionismo,ver: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3784&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8
Observar se cada aluno compreendeu os conceitos cubistas e expressionistas apresentados durante as aulas e conseguiu transpô-los para o trabalho plástico desenvolvido em sala.
Perceber se ele consegue relacionar as características dos conceitos em seu trabalho e em sua apresentação oral para a turma.
Cinco estrelas 1 classificações
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28/01/2013
Cinco estrelasA aula é muito interessante pois também estimula a criatividade do aluno e desenvolve a sua habilidade para desenhar, pintar e observar.