27/01/2011
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Estudo da natureza e sua importância para o homem |
Não existem pré-requisitos para esta aula.
Inicie a aula apresentando as imagens da aranha marrom e da caranguejeira. Pergunte qual das aranhas parece ser mais perigosa.
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2010/biologia/6amarrom.jpg (Acessado em 10/11/2010).
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/File/imagens/2010/ciencias/loxosceles_sp01.jpg (Acessado em 10/11/2010).
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b0/Lasiodora_parahybana_2.jpg (Acessado em 10/11/2010).
http://img.olhares.com/data/big/63/632089.jpg (Acessado em 10/11/2010).
Comente com os alunos o fato das aranhas caranguejeiras serem criadas como bichos de estimação, enquanto as aranhas marrons são responsáveis por milhares de acidentes, muitas vezes fatais, por conta da ação de seu veneno.
Acidentes com aranha marrom são muito perigosos, podendo levar a morte. O que se deve fazer para evitar ser vítima de picadas deste tipo de aranha? E que tipo de atitudes se deve tomar ao ser picado por uma aranha?
Atividade 1
Professor, construa previamente uma webquest para que os alunos pesquisem as características das aranhas marrons e a ação de seu veneno. Divida a turma em grupos de 5 alunos para que, no laboratório de informática, percorram a webquest. Um bom espaço para criar sua webquest de forma gratuita é através do site http://www.webquestbrasil.org/criador/ (Acessado em 11/11/2010), e um tutorial para auxiliar na criação passo a passo, pode ser encontrado em http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf (Acessado em 10/11/2010). Estes sites apresentam exemplos de webquests que podem ser interessantes http://webquesst.blogspot.com/2006/05/exemplos-de-webquest.html (Acessado em 10/11/2010), http://cristiane.wikispaces.com/Exemplos+de+WebQuests (Acessado em 11/11/2010), http://www.clubedoprofessor.com.br/webquest/ (Acessado em 10/11/2010).
Alguns sites que podem ser interessantes para auxiliar o professor com informações sobre o tema específico para a elaboração da webquest:
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=390 (Acessado em 11/11/2010).
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=391 (Acessado em 11/11/2010).
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=357 (Acessado em 11/11/2010).
http://www.aranhamarrom.net/ (Acessado em 11/11/2010).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aranha-marrom (Acessado em 11/11/2010).
http://www.pragas.com.br/pragas/aranha/aranha_marrom.php (Acessado em 11/11/2010).
Atividade 2:
Faça download dos arquivos de vídeo e áudio indicados abaixo, salve em um pendrive (caso possua o recurso de TV Multimídia ou aparelho de DVD com entrada USB) ou em outro tipo de mídia, como DVD ou CD e leve para a sala se aula para serem reproduzidas.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=25333 (acessado em 11/11/2010).
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17542 (acessado em 11/11/2010).
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=17541 (acessado em 11/11/2010).
Após assistirem aos vídeos e ao áudio, divida a turma em grupos de 5 alunos e peça para que discutam sobre as principais ações e formas de prevenção de acidentes com aranhas marrons. Após a discussão, peça aos alunos que elaborem folders ou flyers com as dicas para prevenir acidentes. O folder pode ser elaborado utilizando o software scribus. O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros. Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm .
Atividade 3:
Imprima as notícias e textos disponibilizados nos links abaixo que falam sobre a obtenção do veneno da aranha marrom para fabricação do soro antiloxoscélico e a forma de ação deste soro contra a picada de aranha marrom.
http://www.pucsp.br/noticias/graduacao/extracao-veneno (acessado em 11/11/2010).
http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/CPPI/bulas/loxos.pdf (acessado em 11/11/2010).
http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=2809&bd=1&pg=1&lg= (acessado em 11/11/2010).
Divida a turma em 3 grupos. Cada grupo deverá ler um dos textos indicados, anotando as principais informações sobre a extração do veneno e suas dificuldades. A importância da correta identificação do animal envolvido no acidente para a administração do soro. Após a leitura, cada grupo deverá apresentar seus principais apontamentos, e a partir dos pontos levantados, por meio de discussão, a turma deve elencar os pontos mais relevantes à utilização do soro e quais os procedimentos que devem ser tomados em caso de acidentes com aranhas marrons e outros tipos de aranhas.
Os alunos devem registrar as conclusões em seus cadernos.
Atividade 4:
Em duplas ou trios, produzir um mapa conceitual com as principais características das aranhas marrons, as formas de prevenção de acidentes e os procedimentos corretos após sofrer uma picada deste animal . Uma ferramenta livre interessante para a construção de mapas conceituais é o Cmap tool . Neste momento é importante estar atento às lacunas e conceitos equivocados que possam aparecer. É um bom momento para voltar aos pontos que não tenham ficado claros. Tutorial disponível em http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (acessado em 11/11/2010).
Nome | Tipo |
---|---|
De onde vem a aranha marrom | Áudio |
Sites com informações e dados estatísticos sobre acidentes que podem servir de suporte para o professor:
http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1615 (Acessado em 10/11/2010).
http://www.infoescola.com/aracnideos/aranha-marrom/ (Acessado em 10/11/2010).
http://animais.culturamix.com/informacoes/insetos-e-aranhas/aranha-marrom (Acessado em 10/11/2010).
Vídeo sobre hábitos de outras aranhas, que pode ser utilizado como material comparativo pelo professor:
http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modules/debaser/singlefile.php?id=16850 (acessado em 11/11/2010).
Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.
Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:
A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
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14/05/2011
Cinco estrelasgostei da sua aula, da fora como trabalhou o conteúdo e da importância do mesmo para as nossas vidas.