Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Data Comemorativa: Dia do Teatro/ Ensino Especial

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer possibilidades de expressar sentimentos e emoções;

-Aprender a trabalhar em grupo;

-Conhecer e identificar características da profissão;

-Identificar possível talento artístico;

-Trabalhar  a autoestima.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Trabalhando com teatro

O teatro mediante diversas formas de movimento proporciona a todos os seres possibilidades de se trabalhar diante da expressividade, funções diferenciadas, levando muitas vezes o indivíduo a lidar com sua timidez, autoconfiança, autoestima, entre outros fatores importantes para o equilíbrio do ser.

A presença dessa expressão artística na escola permite a aquisição progressiva da linguagem dramática e o contato com seus diversos estilos. Os alunos das séries iniciais e finais são capazes de tomar consciência das suas possibilidades como atores desde que a prática teatral seja lúdica e criativa.

No plano coletivo, o teatro na sala de aula fortalece as relações de cooperação, diálogo, respeito mútuo, reflexão sobre como agir com os colegas, flexibilidade de aceitação das diferenças e aquisição de autonomia. Assim, apresentamos abaixo sugestões de leituras e aprofundamento em relação à proposta de trabalhar com teatro.

Sites relacionados:

http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/representacao-expressao-comunicacao-514715.shtml    

http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/teatro-ensina-viver-424918.shtml  

http://www.infoescola.com/artes/mascara/  

acessos em: 27.10.10.

 Fazendo máscaras.

Material: Bexigas, jornais, cola, tesoura e tinta. 

Descrição da atividade: para trabalharmos com teatro, vários recursos podem ser utilizados, sendo um destes a confecção de máscaras.

O professor solicitará aos alunos que confeccionem sua própria máscara, utilizando  uma bexiga, jornais e cola. Esta deverá ser confeccionada alguns dias antes de sua utilização, por isso professor, você deverá planejar e organizar o desenvolvimento desta atividade previamente a fim de oportunizar ao aluno participação efetiva no desenvolvimento das próximas atividades propostas.

Como montar a máscara: 

- recortar tiras de jornal de aproximadamente 2cm de largura;

- encher a bexiga e fechá-la com um nó no seu bico;

- colar tira por tira em toda a bexiga, cobrindo-a com aproximadamente 6  camadas.

Deixe-a secar por uns dois dias.

Figura 1: Disponível em http://www.fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos/mascara/1.jpg  

acesso em: 27.10.10.

No dia planejado para desenvolver as atividades desta aula, distribua as bexigas a cada aluno e inicie o acabamento desta a fim de utilizá-la nas atividades propostas!

Oriente seus alunos para efetuarem o acabamento:

- pegue as bexiga e estoure-a, permanecendo assim somente os jornais colados, que ficará no formato de uma máscara;

- faça o recorte dos olhos e da boca na medida do rosto;

- pinte com látex e espere secar;

- para finalizar pinte a máscara utilizando várias cores de tintas, para que fique bem colorida.  

Referência: autoria própria.

Figura 2: Disponível em:  http://1.bp.blogspot.com/_WG_n5avdLFY/SR42PPLAVUI/AAAAAAAAEZI/8slyjsl5D0I/s400/M%C3%A1scara+Bento+Oliveira.jpg 

acesso em: 27.10.10.

 Teatro grego.

Material: Máscaras confeccionadas com o jornal.

Descrição da atividade: O professor deverá explicar aos alunos que antigamente os gregos utilizavam máscaras para fazer os seus teatros e que agora eles deverão improvisar um conto, onde utilizarão as máscaras para encenar uma história. Deixe que eles utilizem a criatividade, divida-os em grupos, e peça para que montem uma pequena história.

Professor: o conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão; o conto precisa causar um efeito singular no leitor; muita excitação e emotividade. Ao escritor de contos dá-se o nome de contista.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Conto 

acesso em: 16.11.10.

Sugestão: Os links disponibilizados abaixo podem ser utilizados como suporte, para que os alunos adquiram conhecimento em relação ao período marcante do teatro grego e a partir deste conhecimento desenvolvam sua criatividade diante da montagem da história de cada grupo.

http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/teagrego.htm  

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/teatro_grego.htm  

acesso em: 02.11.10.

Sabemos que... a maior diferença entre o teatro grego e o teatro moderno consiste no fato de que as peças gregas faziam parte de um festival religioso em honra dos deuses. Sendo uma das formas mais ricas de arte, constitui de mímicas, dança, música, poesia entre outros elementos. Estes poderão ser utilizados na montagem criadas pelos alunos.

Sendo assim... ofereça  recursos como equipamento de som, figurinos, jornais para confecção de vestimentas, entre outros, para que eles consigam atender as expectativas da atividade!   

Referência: autoria própria.

 Situações do dia a dia.

Descrição da atividade: Divida a sala em grupos de seis, e proponha para que eles encenem situações sobre o dia a dia: Fila de ônibus, na sala de espera, comprando na feira, tomando café da manhã, entre outros. Deixe o grupo decidir a atuação proposta, dê um tempo limite de cinco minutos e depois peça para que apresentem para toda sala. Após apresentação promova um debate que enfoque as semelhanças e diferenças entre imitação e realidade. É importante que os alunos, durante o debate, desenvolvam o senso crítico perante os fatos da vida real.

Fonte: Jogos Teatrais na Escola, Olga Reverbel, 160 pags. Ed. Scipione.

Atividade adaptada de: Revista Nova Escola, disponível em http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/aula-interpretacao-429702.shtml   

acesso em: 27.10.10.

Figura 4: Disponível em: http://acertodecontas.blog.br/wp-content/uploads/WindowsLiveWriter/BancodoBrasillevamultapordeixarclientena_9228/fila_banco1.jpg 

acesso em: 27.10.10.

Recursos Complementares

Conhecendo o teatro por meio de outros alunos.  

O vídeo escolhido, disponível abaixo, apresenta o “programa recreio” que mostra a história da aluna Aline Sant'Ana Bortoluzzi. Ela descreve sua paixão pelo teatro e a dança. Aline também conta como o teatro a ajuda na criatividade e interpretação em sala de aula e como este beneficia a sua vida no dia a dia.

O professor poderá apresentar para seus alunos, para que conheçam mediante depoimento a importância do teatro para a formação e desenvolvimento do indivíduo.      

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14152 

acesso em: 27.10.10.

Avaliação

O aluno deverá ser avaliado durante a aula, onde o professor poderá observar:

-nível de  afinidade com a cultura do teatro: conseguiu articular o uso da máscara confeccionada ao conto desenvolvido?

-aquisição de conhecimento em relação à expressividade e atuação colaborativa: envolveu-se na elaboração e desenvolvimento do conto?

-desenvolvimento do controle corporal: mostrou-se concentrado na função à ele delegada?

-características em lidar com as situações expressivas, liderança, criatividade, afloradas durante as atividades para possível diagnóstico de perfil artístico: 1.envolveu-se com o personagem que representou? 2. mostrou mediante gestos e ações nível de expressividade adequada?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.