Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revolução Sandinista

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender as estruturas capitalistas norte-americanas que foram montadas para dominar o Caribe, a partir do caso exemplar da Nicarágua, desde o início ou mesmo antes da Guerra Fria; a ebulição revolucionária da década de 1970 por toda a América Latina e os sandinistas como modelo; e, por último, entender os motivos, as ações e o desfecho da Revolução Sandinista.

Duração das atividades
quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimento sobre a situação política e ideológica da Guerra Fria na década de 1970: momento de forte oposição, mobilização e conflitos entre os capitalistas e os socialistas.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO PASSO   

INTRODUÇÃO   

O professor deve fazer uma exposição da história da Nicarágua, concentrando-se na ascensão dos Somoza a partir da década de 1930 até o aumento da oposição à família Somoza e à intervenção norte-americana na década de 1960. Depois deve explicar a formação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e os ideais que levaram ao seu comando na Revolução Sandinista.   

Links de textos sugeridos:

- Resumo sintético da história da Nicarágua: http://www.nodo50.org/espanica/histonica.html  Acesso em: 7 nov. 2010.  

- Livro A Revolução Nicaraguense: http://books.google.com.br/books?hl=pt%20BR&lr=&id=cNTQ0rsPfCgC&oi=fnd&pg=PA5&dq=revolu%C3%A7%C3%A3o+sandinista&ots=h7xk0FrfSk&sig=OIJ7QwSVhXW_4iaValrNfK6amZc#v=onepage&q=revolu%C3%A7%C3%A3o%20sandinista&f=false  Acesso em: 7 nov. 2010.  

-Artigo “A Experiência Sandinista”: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21862009000200009&script=sci_arttext&tlng=es  Acesso em: 7 nov. 2010.  

- Apropriação de Sandino pela FSLN: http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf5/juliana.pdf  Acesso em: 7 nov. 2010.  

- Resumo Histórico da Revolução: http://www.gratisweb.com/ladron16/revsand.htm  Acesso em: 7 nov. 2010.  

- A Revolução Sandinista vista pela revista Veja: http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf2/valeria.pdf  Acesso em: 7 nov. 2010. 

SEGUNDO PASSO   

DESENVOLVIMENTO   

Pedir aos alunos que assistam aos vídeos dos links abaixo e respondam às seguintes perguntas:  

 - Quais são as forças que estão em disputa na Revolução Sandinista e seus ideais?

- Pelas cenas de combate, percebe-se alguma superioridade bélica de alguma das forças?

- Destaque alguns lemas, cantos e ditos da Revolução Sandinista e analise-os. Separe-os para uma próxima atividade.   

Links:

 - Vídeo “Guerra de Liberácion”, Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=YOSvSirU3GA&feature=related Acesso em: 7 nov. 2010.  

- Vídeo “Guerra de Liberácion”, Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=8egc6B9d0KE&feature=fvw Acesso em: 7 nov. 2010.  

- Vídeo “La Caída de Somoza”: http://www.youtube.com/watch?v=4ouoHGdhDj0   Acesso em: 7 nov. 2010. 

Ainda dentro do segundo passo pedir aos alunos que observem atentamente as imagens abaixo e respondam as perguntas que se seguem

Soldado na Revolução Sandinista

Soldado na Revolução Sandinista

1) Pela imagens vocês identificam de qual lado cada soldado lutava? O que pretendia cada lado desse?

2) Pelas imagens um dos soldados está melhor equipado. Isso significa que ele está do lado vencedor? Por que ele está melhor equipado?

TERCEIRO PASSO   

Dividir a sala em dois grupos e pedir a cada um deles para fazer as seguintes pesquisas:   

- Grupo 1: Imagens sobre a Revolução Sandinista na Internet e em livros;

- Grupo 2: Sobre a situação da Nicarágua hoje, percebendo o legado da Revolução. É preciso chamar a atenção para a reeleição de Daniel Ortega, em 2006.   

Links para as pesquisas:

- Grupo 1:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1280&bih=586&q=revolu%C3%A7%C3%A3o+sandinista&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai Acesso em: 7 nov. 2010.  

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=revolu%C3%A7%C3%A3o+nicaraguense&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai Acesso em: 7 nov. 2010.  

- Grupo 2:

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/7726/4952  Acesso em: 7 nov. 2010.  

http://topicos.estadao.com.br/noticias-sobre-nicaragua  Acesso em: 7 nov. 2010.  

http://www.laprensa.com.ni/  Acesso em: 7 nov. 2010.  

http://www.galizacig.com/actualidade/200407/pa2003_nicaragua_revolucao_que_nao_morre.htm   Acesso em:  7 nov.2010.  

http://correiodobrasil.com.br/nicaragua-trinta-anos-de-uma-revolucao-partida/153118/  Acesso em: 7 nov. 2010. 

QUARTO PASSO   

Depois de pesquisado e selecionado uma parte do material, os grupos devem apresentar para toda a sala o resultado em dois formatos.

O Grupo 1: na feitura de um mural expositivo que misture imagens e textos revolucionários. Use os cantos e ditos que foram pesquisados no segundo passo.

O Grupo 2: deve fazer um jornal que apresente as novas notícias da Nicarágua, mostrando a continuidade ou não dos projetos revolucionários.     

CONCLUSÃO

Ao final, o aluno deverá compreender os materiais de propaganda revolucionária usados pelos sandinistas até a vitória da FSLN, em 1979. Devem, também, compreender a difícil implementação do sistema que os sandinistas pretendiam e os vaivéns da ideologia e da política da Nicarágua na década de 1980 e 1990.

Recursos Complementares

Segue links de outros vídeos que podem ajudar nas pesquisas:

http://www.youtube.com/watch?v=KWgu9FuoU6A  Acesso em 7 no. 2010 

http://www.youtube.com/watch?v=oZhy3EnBFUE&feature=related  Acesso em 7 nov 2010 

http://www.youtube.com/watch?v=HYkp_CHyhXY&feature=related  Acesso em 7 nov. 2010 

Avaliação

Além da avaliação contínua da participação dos alunos nas aulas e nos grupos de pesquisa, o professor deve avaliar a participação e os resultados das atividades do terceiro e do quarto passos. Por fim, os alunos devem elaborar um relatório final em formato de um texto opinativo sobre os conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • taniele carneiro, guilherme gabriel , Pará - disse:
    erci-oliveira@hotmail.com

    17/09/2011

    Três estrelas

    a aula acima esta muito bem planejada, porem falta algo que prenda mais a atenção do aluno e mais informações sobre o tema para quem acessa o site


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.