24/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
O aluno deverá compreender as estruturas capitalistas norte-americanas que foram montadas para dominar o Caribe, a partir do caso exemplar da Nicarágua, desde o início ou mesmo antes da Guerra Fria; a ebulição revolucionária da década de 1970 por toda a América Latina e os sandinistas como modelo; e, por último, entender os motivos, as ações e o desfecho da Revolução Sandinista.
O aluno deve ter conhecimento sobre a situação política e ideológica da Guerra Fria na década de 1970: momento de forte oposição, mobilização e conflitos entre os capitalistas e os socialistas.
PRIMEIRO PASSO
INTRODUÇÃO
O professor deve fazer uma exposição da história da Nicarágua, concentrando-se na ascensão dos Somoza a partir da década de 1930 até o aumento da oposição à família Somoza e à intervenção norte-americana na década de 1960. Depois deve explicar a formação da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN) e os ideais que levaram ao seu comando na Revolução Sandinista.
Links de textos sugeridos:
- Resumo sintético da história da Nicarágua: http://www.nodo50.org/espanica/histonica.html Acesso em: 7 nov. 2010.
- Livro A Revolução Nicaraguense: http://books.google.com.br/books?hl=pt%20BR&lr=&id=cNTQ0rsPfCgC&oi=fnd&pg=PA5&dq=revolu%C3%A7%C3%A3o+sandinista&ots=h7xk0FrfSk&sig=OIJ7QwSVhXW_4iaValrNfK6amZc#v=onepage&q=revolu%C3%A7%C3%A3o%20sandinista&f=false Acesso em: 7 nov. 2010.
-Artigo “A Experiência Sandinista”: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21862009000200009&script=sci_arttext&tlng=es Acesso em: 7 nov. 2010.
- Apropriação de Sandino pela FSLN: http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf5/juliana.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
- Resumo Histórico da Revolução: http://www.gratisweb.com/ladron16/revsand.htm Acesso em: 7 nov. 2010.
- A Revolução Sandinista vista pela revista Veja: http://www.amerindia.ufc.br/articulos/pdf2/valeria.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
SEGUNDO PASSO
DESENVOLVIMENTO
Pedir aos alunos que assistam aos vídeos dos links abaixo e respondam às seguintes perguntas:
- Quais são as forças que estão em disputa na Revolução Sandinista e seus ideais?
- Pelas cenas de combate, percebe-se alguma superioridade bélica de alguma das forças?
- Destaque alguns lemas, cantos e ditos da Revolução Sandinista e analise-os. Separe-os para uma próxima atividade.
Links:
- Vídeo “Guerra de Liberácion”, Parte I: http://www.youtube.com/watch?v=YOSvSirU3GA&feature=related Acesso em: 7 nov. 2010.
- Vídeo “Guerra de Liberácion”, Parte II: http://www.youtube.com/watch?v=8egc6B9d0KE&feature=fvw Acesso em: 7 nov. 2010.
- Vídeo “La Caída de Somoza”: http://www.youtube.com/watch?v=4ouoHGdhDj0 Acesso em: 7 nov. 2010.
Ainda dentro do segundo passo pedir aos alunos que observem atentamente as imagens abaixo e respondam as perguntas que se seguem
Soldado na Revolução Sandinista
Soldado na Revolução Sandinista
1) Pela imagens vocês identificam de qual lado cada soldado lutava? O que pretendia cada lado desse?
2) Pelas imagens um dos soldados está melhor equipado. Isso significa que ele está do lado vencedor? Por que ele está melhor equipado?
TERCEIRO PASSO
Dividir a sala em dois grupos e pedir a cada um deles para fazer as seguintes pesquisas:
- Grupo 1: Imagens sobre a Revolução Sandinista na Internet e em livros;
- Grupo 2: Sobre a situação da Nicarágua hoje, percebendo o legado da Revolução. É preciso chamar a atenção para a reeleição de Daniel Ortega, em 2006.
Links para as pesquisas:
- Grupo 1:
http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1280&bih=586&q=revolu%C3%A7%C3%A3o+sandinista&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1280&bih=586&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=revolu%C3%A7%C3%A3o+nicaraguense&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai Acesso em: 7 nov. 2010.
- Grupo 2:
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/7726/4952 Acesso em: 7 nov. 2010.
http://topicos.estadao.com.br/noticias-sobre-nicaragua Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.laprensa.com.ni/ Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.galizacig.com/actualidade/200407/pa2003_nicaragua_revolucao_que_nao_morre.htm Acesso em: 7 nov.2010.
http://correiodobrasil.com.br/nicaragua-trinta-anos-de-uma-revolucao-partida/153118/ Acesso em: 7 nov. 2010.
QUARTO PASSO
Depois de pesquisado e selecionado uma parte do material, os grupos devem apresentar para toda a sala o resultado em dois formatos.
O Grupo 1: na feitura de um mural expositivo que misture imagens e textos revolucionários. Use os cantos e ditos que foram pesquisados no segundo passo.
O Grupo 2: deve fazer um jornal que apresente as novas notícias da Nicarágua, mostrando a continuidade ou não dos projetos revolucionários.
CONCLUSÃO
Ao final, o aluno deverá compreender os materiais de propaganda revolucionária usados pelos sandinistas até a vitória da FSLN, em 1979. Devem, também, compreender a difícil implementação do sistema que os sandinistas pretendiam e os vaivéns da ideologia e da política da Nicarágua na década de 1980 e 1990.
Segue links de outros vídeos que podem ajudar nas pesquisas:
http://www.youtube.com/watch?v=KWgu9FuoU6A Acesso em 7 no. 2010
http://www.youtube.com/watch?v=oZhy3EnBFUE&feature=related Acesso em 7 nov 2010
http://www.youtube.com/watch?v=HYkp_CHyhXY&feature=related Acesso em 7 nov. 2010
Além da avaliação contínua da participação dos alunos nas aulas e nos grupos de pesquisa, o professor deve avaliar a participação e os resultados das atividades do terceiro e do quarto passos. Por fim, os alunos devem elaborar um relatório final em formato de um texto opinativo sobre os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/09/2011
Três estrelasa aula acima esta muito bem planejada, porem falta algo que prenda mais a atenção do aluno e mais informações sobre o tema para quem acessa o site