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Esteróides e anabolizantes: riscos e prejuízos

 

09/02/2011

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apresentação do que são hormônios esteróides e anabolizantes
  • Comparar os efeitos dos hormônios presentes no organismo com o uso de hormônios sintéticos de forma indiscriminada
  • Apontar os perigos do uso de anabolizantes sem necessidade
  • Discutir a importância da estética sobre a questão salutar
Duração das atividades
2 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula se torna mais proveitosa se os alunos já tem noções sobre hormônios.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos alunos se sabem o que é doping. Pergunte sobre os casos de doping que conhecem e qual é o objetivo do doping no esporte.

Algumas informações podem ser interessantes ao professor para estimular uma discussão na sala de aula.

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583 e http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=583&page=2 (acessado em 10/11/2010).

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/doping/index.shtml (acessado em 10/11/2010).

http://www.atletx.com.br/noticia/casos-de-doping-nas-olimpiadas-196 (acessado em 10/11/2010).

http://www.coladaweb.com/educacao-fisica/o-doping-nos-jogos-olimpicos-de-atenas (acessado em 10/11/2010).

É muito comum durante a adolescência, que jovens comecem a fazer uso de substâncias anabolizantes com o objetivo de aumento e definição da massa muscular. Estas substâncias são muito perigosas, principalmente durante esta fase da vida, uma vez que compromete o desenvolvimento corporal normal. Frequentemente na mídia, aparecem casos de atletas que acabam sendo penalizados pelo uso de esteróides, e matérias que demonstram a facilidade para comprar estas substâncias mesmo sem indicação. Mas, para que servem os anabolizantes e esteróides? Quais são seus efeitos? quais são os riscos do uso destas substâncias?

Atividade 1:

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e no laboratório de informática, criem uma wiki sobre hormônios, os principais hormônios presentes no nosso organismo e enfatizem principalmente o papel dos hormônios sexuais masculino e feminino. Para escrever esta wiki, será necessário realizar uma pesquisa na biblioteca da escola, nos livros didáticos e na própria internet.

 

Uma wiki, é uma ferramenta colaborativa que permite a criação de documentos que são editados coletivamente por meio de um navegador web. Nestes endereços você poderá criar suas wikis http://wiki.org/ (acessado em 10/11/2010) e http://www.wiki.com (acessado em 10/11/2010). Um bom tutorial sobre uso de wikis pode ser encontrado em http://www.youtube.com/watch?v=gy_MM97R5QI  (acessado em 10/11/2010). O acesso para a criação de wikis no pbworks, citado no tutorial, pode ser encontrado em https://pbworks.com/ (acessado em 10/11/2010).       

A partir desta listagem http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_hormônios_humanos, o professor poderá dividir os hormônios entre os diversos grupos formados (por exemplo: grupo 1 pesquisará sobre glucagon, testosterona, dopamina, vasopressina e calcitonina; grupo 2 fará a pesquisa sobre adrenalina, hormônio folículo estimulante - FSH, progesterona, dopamina, insulina,... e assim por diante). O professor poderá selecionar os hormônios de acordo com o número de grupos formados).

Cada um dos grupos deverá realizar esta pesquisa sobre os hormônios em diversas fontes, como seus livros didáticos (adotados na escola), livros de biologia existentes na biblioteca da escola, websites na internet, biblioteca pública da localidade e outras fontes de pequisa que possam ser acessíveis aos alunos.

Após fazerem a pesquisa e apontarem em seus cadernos as principais informações sobre as funções de cada um destes hormônios no organismo, onde são produzidos, onde agem,... Os alunos deverão construir uma wiki, disponibilizando as informações sobre cada um dos hormônios selecionados. Cada grupo deverá destacar também, dentre os hormônios pesquisados, quais destes hormônios estão relacionados às características sexuais femininas e masculinas. Estes hormônios deverão ser inseridos numa seção separada da wiki para que permaneçam em destaque.

Como forma de socialização, cada um dos grupos deverá avaliar as wikis dos demais grupos, de forma que todos acessem todas as informações pesquisadas pela turma.

 

Como sugestão de fontes na internet que contenham material de pesquisa que possa colaborar com as informações para a realização desta atividade, são indicados os sites abaixo:

http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino2.asp (acessado em 10/11/2010).

http://www.infoescola.com/hormonios/hormonios/ (acessado em 10/11/2010).

http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/h/h.htm (acessado em 10/11/2010).

Atividade 2:

Para esta atividade será necessário providenciar uma folha de sulfite por dupla.

Durante a adolescência, os hormônios sexuais provocam grandes transformações. Faça download do arquivo de áudio indicado abaixo, salve em um pendrive (caso possua o recurso de TV Multimídia ou aparelho de DVD com entrada USB) ou em outro tipo de mídia, como DVD ou CD e leve para a sala de aula para reprodução.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27816 (acessado em 10/11/2010).

Após ouvir o arquivo de audio, promova uma discussão na sala com seus alunos sobre as mudanças que ocorrem no corpo feminino e masculino durante a adolescência. É importante que os alunos percebam que grande parte destas alterações tem a finalidade reprodutiva e que é nesta fase que se inicia o interesse e busca por um parceiro. Discuta com a turma a influência na mídia sobre o padrão de beleza masculino e feminino. Até que ponto a beleza é definida pela mídia? Em outras épocas, os padrões de beleza eram os mesmos?

Apresente imagens de pinturas famosas ou fotografias de celebridades antigas e fotografias atuais para a turma para ilustrar os diferentes padrões de beleza estabelecidos pela sociedade da época. 

Como resultado final da discussão, peça aos alunos que produzam em duplas, preferencialmente mistas, um texto sobre os limites entre saúde e qualidade de vida e a imposição de padrões estéticos pela mídia.

Atividade 3:

Para esta atividade será necessário providenciar cópia impressa dos textos ou levar à turma ao laboratório para que possam ler os textos online.

Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deverá assistir a um dos vídeos e ler um dos textos indicados, de forma que para a realização da atividade os grupos tenham diferentes informações para disponibilizar em seus cartazes e folders.

http://www.youtube.com/watch?v=5mwiLZQY7wU

http://www.youtube.com/watch?v=soU5ZGEHa3c

http://www.youtube.com/watch?v=0VXfeZHBQpY (acessado em 10/11/2010).

 

http://www.youtube.com/watch?v=nH-enkgwPxA (acessado em 10/11/2010).

Após assistir aos vídeos, apresente os textos sobre a ação de esteróides no organismo:

http://www.scielo.br/pdf/rbme/v8n6/v8n6a05.pdf (acessado em 10/11/2010).

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/124/057a060_anabolizantes.pdf (acessado em 10/11/2010).

http://www.uff.br/saudecultura/artigos-encontro-7/Texto13.pdf (acessado em 10/11/2010).

Com base nas informações dos vídeos e dos textos lidos, solicite que cada um dos grupos confeccione folders alertando sobre os problemas dos anabolizantes e promova uma mostra na escola. Para a confecção dos folders, é necessário providenciar folhas de papel sulfite e canetinhas, ou, se desejarem fazer o folder no computador para impressão, pode ser usado um editor de textos como o writer do Broffice, disponível em http://www.baixaki.com.br/download/broffice-org.htm (acessado em 10/11/2010).  Um modelo de folder está disponível em http://wiki.dcc.ufba.br/PSL/CartazesEPanfletos (Acessado em 10/11/2010). Neste endereço é possível fazer o download do modelo de folder para o writer.  

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Por que o nosso corpo muda na adolescência? Áudio
Recursos Complementares

Estes sites apresentam muitoas informações que podem auxliar ao professor e servir como material extra para o desenvolvimento das atividades sobre anabolizantes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide (acessado em 10/11/2010). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esteroide_anabolizante (acessado em 10/11/2010). 

http://www.unifesp.br/dpsicobio/cebrid/quest_drogas/esteroides_anabolizantes.htm (acessado em 10/11/2010). 

http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/conteudo/index.php?id_conteudo=11331&rastro=INFORMAÇÕES+SOBRE+DROGAS/Tipos+de+drogas/Esteróides+Anabolizantes (acessado em 10/11/2010). 

http://www.infoescola.com/quimica/esteroides/ (acessado em 10/11/2010). 

http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=24 (acessado em 10/11/2010). 

http://www.saudeesportiva.com.br/esteroides.php (acessado em 10/11/2010). 

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;

  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando os hormônios naturais e sintéticos e os efeitos destes sobre o organismo.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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