Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ditadura Militar e movimentos sociais – a UNE

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
VANESSA MARIA RODRIGUES VIACAVA
imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Definir um conceito sociológico de  movimento social,  as restrições impostas pelo regime militares sobre as organizações civis e a importância dos estudantes na defesa da liberdade de expressão num contexto de repressão e censura.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Não é sério  - Charlie Brown Jr.

Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=jND8E3pP8NA Acesso em: 09/11/10 

Letra da canção:

Disponível em: http://letras.terra.com.br/charlie-brown-jr/6008/ Acesso em: 09/11/10 

O professor exibirá a canção Não é sério e para facilitar a discussão o professor deverá disponibilizar a letra da canção (em folhas individuais ou em projetor digital) para que todos possam discutir as principais ideias expostas pela banda paulista Charlie Brown Jr. O professor deverá conduzir a discussão para a organização da juventude através do movimento estudantil. Mas afinal, os alunos saberão do que se trata o Movimento Estudantil?

 

Para mostrar a importância do movimento estudantil no país, o professor exibirá os vídeos 1 e 2 para induzir um debate acerca das questões a mencionadas a seguir.

 

Vídeo 1:

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28436 Acesso em: 09/11/10 

Este vídeo apresenta documentário produzido pela TV Câmara sobre o movimento estudantil secundarista no Brasil. O vídeo começa acompanhando a caravana da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pelo país em março de 2007 para divulgar o direito ao passe livre. Fala sobre a atuação dos estudantes dentro de suas próprias escolas e do papel do grêmio estudantil na defesa dos seus interesses. Apresenta também alguns momentos históricos do movimento estudantil brasileiro.

Palavras-chave: movimentos sociais, movimento estudantil, grêmio estudantil, juventude, relações sociais.

 

Vídeo 2:

 

 

 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28784 Acesso em: 09/11/10 

 

OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive. Informações sobre a TV Multimídia.

Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10   

 

Roteiro para análise dos vídeos (As respostas deverão ser registradas nos cadernos de cada aluno).

Vídeo 1:

  1. Quais são as principais entidades representativas dos estudantes no Brasil?
  2. Em quais momentos da história brasileira os estudantes ocuparam um lugar de destaque?
  3. Hoje, quais são as principais reivindicações do movimento estudantil?
  4. Como o movimento estudantil ressurgir após a ditadura militar?

Vídeo 2:

  1. De que forma os depoentes se referem à tortura?
  2. Como a Igreja participou da resistência contra o regime militar?
  3. A partir de que momento a luta armada substituiu o movimento estudantil?
  4. Como os jovens dominicanos apoiaram os jovens perseguidos pelos torturadores?

 

ATIVIDADE 1

Os alunos deverão se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos para realizar uma pesquisa sobre o movimento estudantil. Metade da turma direcionará seus esforços acerca do papel da UNE e a outra metade se debruçará sobre os temas relacionados à guerrilha urbana durante a ditadura militar.

Os resultados deverão ser apresentados em forma de seminário ou em forma de vídeo, editado com o auxílio do movie maker ou do software livre kino.

Sobre o movie maker:

O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm      

      

Sobre o kino:   

O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394, manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm     

 

Sítios sugeridos para pesquisa:

Disponível em: http://www.une.org.br/   Acesso em: 09/11/10

Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/juventude/corpo.html Acesso em: 09/11/10 

Disponível em: http://www.overmundo.com.br/overblog/movimento-estudantil Acesso em: 09/11/10 

Disponível em: http://www.eerp.usp.br/Eventos/IVEPETUSP/docs/Gruposno%20ovimentoEstudantilnoBrasil.htm Acesso em: 09/11/10 

 

 

Imagem 1

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/5invasaoune681.jpg Acesso em: 09/11/10

 

Imagem 2

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/3edsonluis681.jpg Acesso em: 09/11/10 

 

Imagem 3

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/5estudantemorto681.jpg  Acesso em: 09/11/10

 

Imagem 4

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/3passeata685.jpg Acesso em: 09/11/10 

 

Imagem 5

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/3repressao687.jpg Acesso em: 09/11/10

 

Imagem 6

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/3ibiuna682.jpg Acesso em: 09/11/10 

 

Imagem 7

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/3historia/3ibiuna683.jpg Acesso em: 09/11/10 

 

ATIVIDADE 3

As imagens acima fazem referência ao movimento estudantil e seu papel de resistência civil  durante os anos de mais forte repressão imposta pelos governos militares. Os alunos observarão as imagens e realizarão uma pesquisa individual sobre os temas ilustrados pelas fotos acima.

 

  1. A UNE.
  2. Assassinato do estudante Edson Luís.
  3. Passeata dos Cem-Mil.
  4. Congresso de Ibiúna.
  5. O AI-5.

 

Para apresentar o resultado da pesquisa os alunos poderão organizar um blog para registrar seus resultados de pesquisa ou criar um texto colaborativo com o auxílio do Google Docs.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google DocsTutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Disponível em: http://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/09/10  

Blogger – como criar? Tutorial elaborado pela professor Juliana Souza Dias.

Disponível em:  http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/ju/tutorial%20blog.pdf  Acesso em: 04/09/10   

 

O texto final produzido pela turma  (editado por todos) deverá ser apresentado para os colegas de toda a escola através da distribuição de flyers ou de encenação (teatro) sobre os temas anteriormente pesquisados.

Para a elaboração dos flyers os alunos poderão utilizar o software livre scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

OBS: Os flyers ou panfletos são impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um público determinado, visto que são distribuídos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da população ao evento, produto ou serviço anunciado.

 

REFERÊNCIAS

COGGIOLA, O. Governos Militares na América Latina. São Paulo: Contexto, 2001.

FICO, C. Além do Golpe: Versões e controvérsias sobre o golpe e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.

MOBY, Alberto. Sinal Fechado: a música popular brasileira sob censura. Rio de Janeiro: Apicuri, 2007.   

NAPOLITANO, M. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959/69). São Paulo: Annablume, Fapesp, 2001.

_________.  A MPB sob suspeita: a censura musical vista pela ótica dos serviços de vigilância política (1968-1981). Rev. Bras. Hist. [online]. 2004, vol.24, n.47, pp. 103-126. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000100005&lang=pt  Acesso em: 07/11/10   

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Estudantes e Igreja [Contos da resistência] Vídeo
Megafone [Documentários] Vídeo
Recursos Complementares

Vídeo sobre o projeto Memória do Movimento Estudantil. Trilha sonora com músicas de Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros.

Palavras-chave: anistia, movimento estudantil, Brasil, história.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16202 Acesso em: 09/11/10 

 

Sugestões de filmes:

Batismo de sangue, Drama, Brasil, 2007, 110 min. Direção: Helvécio Ratton.

Cidadão Boilesen, Documentário, Brasil, 2009, 92 min. Direção: Chaim Litewski.

O ano em que meus pais saíram de férias, Drama, Brasil, 2006, 110 min. Direção: Cao Hamburguer.

O que é isso companheiro ? Drama, 1997, 105 min. Direção: Bruno Barreto.

Pra frente Brasil, Drama, Brasil, 1982, 105 min. Direção: Roberto Farias.

Terra em transe, Drama, Brasil, 1967, 115 min. Direção: Glauber Rocha

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:            

  1. participação durante as discussões;
  2. comprometimento com o grupo;
  3. argumentação durante o debate;
  4. respeito a opinião dos colegas;  
  5. empenho para concluir as atividades;
  6. domínio do tema.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.