01/08/2012
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Ideologia e a indústria cultural |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Conhecer os festivais da canção dos anos 1960 e 1970, o conceito de engajamento nas artes e identificar a MPB como trilha sonora da ditadura militar.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Imagem 1: Capa do álbum Lado B lado A : O Rappa, 1999.
Disponível em: http://greathitslist.blogspot.com/2009/03/93-o-rappa-lado-b-lado-1999.html Acesso em: 07/11/10
Vídeo 1: Vídeo-clip da canção "A minha alma"
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=vF1Ad3hrdzY Acesso em: 07/11/10
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10
Para iniciar um debate sobre o conceito de arte engajada o professor exibirá o vídeo-clip da canção "A minha alma" do grupo O rappa. A música obteve enorme repercussão na ocasião de seu lançamento e a banda carioca segue como grande sucesso de crítica e de público.
A letra da música revela alguns aspectos interessantes para a discussão sobre a arte engajada. Os letristas da música buscaram mostrar aos ouvintes as seguintes questões:
O debate sobre a letra da canção A minha alma proporciona uma reflexão sobre a desigualdade social e a violência nas grandes cidades. E, embora os artistas do grupo O Rappa tenham como premissa o "fazer artístico", este processo pode adquirir uma dimensão mais profunda, ou seja, o entretenimento e o lazer não são necessariamente o fim, a arte pode servir como veículo para instigar temas sociais, políticos e econômicos.
Sendo assim, podemos afirmar que apenas essa canção serve como exemplo de arte comprometida com temas mais amplos e de interesse coletivo?
Com toda a certeza, os alunos devem saber que a arte não serve apenas e tão somente para entreter, divertir, ela pode suscitar outras questões. Bandas como Racionais MC's e MV Bill são ótimos exemplos de artistas comprometidos com questões sociais relativas à pobreza e a miséria.
E no passado da música brasileira, existiram compositores engajados com outras questões?
Afinal, como definir arte engajada?
Imagem 2: Gilberto Gil
Disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/festival-festivais-480902.shtml Acesso em: 07/11/10
Imagem 3: Geraldo Vandré
Disponível em: http://edmelander.blogspot.com/2009/09/musica-de-protesto-durante-ditadura_20.html Acesso em: 07/11/10
Imagem 4: Sérgio Ricardo
Disponível em: http://www.almanaquebrasil.com.br/lambe-lambe/27700/ Acesso em: 07/11/10
Imagem 5: Caetano Veloso
Disponível em: http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/filme-sobre-festival-da-record-abre-o-e-tudo-verdade-20100408.html Acesso em: 07/11/10
Imagem 6: Edu Lobo
Disponível em: http://mattrocha.blogspot.com/2010/07/critica-uma-noite-em-67.html Acesso em: 07/11/10
Breve cronologia dos Festivais.
Fonte: Alta Fidelidade - Núcleo de Pesquisas Históricas sobre MPB Pesquisa, Cultura e Diversão.
Disponível em: http://geociti.es/CollegePark/Lounge/6124/cronologia.htm Acesso em: 07/11/10.
ATIVIDADE 1
Antes de definir arte engajada, o aluno precisa contextualizar esse conceito no período da ditadura militar brasileira. Para tanto, o professor mostrará as imagens acima e solicitará uma pesquisa sobre os "Festivais da Canção".
Os alunos formarão grupos de 4 ou 5 componentes e deverão responder as seguintes questões em forma de cartazes ou - caso a escola disponibilize laboratório de informática - organizarão um vídeo com auxílio do movie maker ou do software livre kino. O vídeo não deverá ultrapassar três minutos e deverá utilizar imagens e áudios do contexto pesquisado.
Cada equipe deverá levantar os seguintes informações:
Sítios sugeridos para pesquisa:
Disponível em: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/musica/festival-festivais-480902.shtml Acesso em: 07/11/10
Disponível em: http://geociti.es/CollegePark/Lounge/6124/cronologia.htm Acesso em: 07/11/10
Disponível em: http://www.adufrgs.org.br/conteudo/sec.asp?id=cont_adverso.asp&InCdMateria=569 Acesso em: 07/11/10
Disponível em: http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/coluna2001set14.htm Acesso em: 07/11/10
Disponível em: http://institutocravoalbin.com.br/projetos/catalogos-tematicos/no-palco-os-festivais/a-era-dos-festivais/ Acesso em: 07/11/10
Disponível em: http://edmelander.blogspot.com/2009/09/musica-de-protesto-durante-ditadura_20.html Acesso em: 07/11/10
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas disponível para Windows Vista e 7).
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino é um programa livre para edição de vídeo não-linear voltado para captura de vídeo via placa IEEE-1394 (também conhecida como FireWire ou i.Link), manipulação básica, reprodução e exportação de arquivos de vídeo e áudio em vários formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa estável, a simplicidade deste software é sua principal característica.
Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
Vídeo 2: Disparada
Música de autoria de Geraldo Vandré e Théo de Barros. Intérprete: Jair Rodrigues com Trio Marayá e Trio Novo.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=AkghEx3g6wI Acesso em: 07/11/10
Vídeo 3: Roda Viva
Música de autoria de Chico Buarque. Intérpretes: Chic Buarque e MPB-4.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=HRFw5u5wR4c&feature=related Acesso em: 07/11/10
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22811 Acesso em: 07/11/10
ATIVIDADE 2
Depois de terem elaborado e apresentado seus vídeos ou cartazes sobre os festivais, os alunos assistirão os vídeos 1 e 2 e ouvirão o áudio "É proibido proibir".
O professor deverá incentivar uma mesa-redonda sobre a possível uniformidade de pensamento acerca do engajamento artístico do período mencionado. O debate deverá ser guiado com as seguintes questões:
No processo de discussão, o professor deverá tomar notas e lançar os nomes de alguns artistas importantes da cena musical brasileira. Os artistas sugeridos para esta atividade são os seguintes:
Todos os alunos deverão pesquisar sobre todos eles e produzirão uma biografia dos artistas. As respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs.
Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.
Disponível em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR Acesso em: 03/10/10
Imagem 7: o historiador Bóris Fausto
Disponível em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html Acesso em: 03/10/10
Vídeo 4
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=866 Acesso em: 07/11/10
Episódio do programa História do Brasil por Boris Fausto, da TV Escola. Explica os processos políticos, sociais e econômicos que aconteceram na época, no Brasil e no mundo. Aborda o início dos tempos democráticos.
Vídeo 5: Áudio-visual sobre a censura musical durante o período da ditadura no Brasil
Vídeo que aborda o processo de profissionalização da censura e as dificuldades impostas para a produção musical dos discos. Expõe, também o envolvimento de grupos religiosos na censura. Por fim, discute as formas encontradas pelos músicos de burlar o controle da ditadura. Documentário em duas partes.
Palavras-chave: relações de poder, Estado, governo, golpe, ditadura, civil-militar, censura, música, MPB, controle, perseguição, exílio, resistência, liberdade.
Parte 1 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9332 Acesso em: 07/11/10
Parte 2 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=9333 Acesso em: 07/11/10
OBS: Os vídeos poderão ser exibidos com o auxílio da TV Multimídia, também conhecida como TV Pendrive.
Informações sobre a TV Multimídia. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10
ATIVIDADE 3
Os alunos assistirão os vídeos 4 e 5 para identificar o papel da ditadura militar e da censura no campo artístico.
Nos dias de hoje, os artistas possuem plena liberdade de expressão e este benefício (muitas vezes) não colabora com a qualidade das músicas. Canções de versos pobres e melodias extremamente simples fazem sucesso de público e não raramente se traduzem em verdadeiros "movimentos culturais" - como o forró universitário e, mais recentemente, com o sertanejo universitário. Os modismos não se comprometem com questões mais profundas, estes artistas se interessam em entreter e lucrar.
Muitos pesquisadores da música atribuem à censura um papel fundamental na criativa e na qualidade da canção brasileira nas décadas de 1960 e 1970. Mas, conforme nos mostrou a canção "A minha alma", artistas contemporâneos fazem canções ricas em forma e conteúdo.
Os alunos formarão duplas e metade da turma escolherá canções ditas "da moda" e a outra metade selecionará uma canção com conteúdo engajado. As análises poderão ser realizadas com o auxílio do professor de língua portuguesa. As respostas das duplas deverão ser expostas em forma de jornal-mural.
Imagem 7: exemplo de jornal-mural
Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10
REFERÊNCIAS
MELLO, Zuza H. de A Era dos Festivais: uma parábola. Rio de Janeiro: 34, 2008.
MOBY, Alberto. Sinal Fechado: a música popular brasileira sob censura. Rio de Janeiro, Apicuri, 2007.
NAPOLITANO, M. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959/69). São Paulo: Annablume, Fapesp, 2001.
_________. A MPB sob suspeita: a censura musical vista pela ótica dos serviços de vigilância política (1968-1981). Rev. Bras. Hist. [online]. 2004, vol.24, n.47, pp. 103-126. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000100005&lang=pt Acesso em: 07/11/10
Ditadura Militar no Brasil: onde tudo começou
Matéria que fala sobre este triste período da história de nosso país. Através do olhar de Roniwalter Jatobá (jornalista/ escritor), que trabalhou numa das principais revistas que era contra este regime militar e Brenno Silveira (Ex-Hippie), contam como foi o regime militar com os presidentes da época, milagre econômico, censura, movimentos revolucionários e muito mais. Documentário em três partes.
Palavras-chave: história, memória, narrativa, censura, ditadura.
Parte 1 - Disponível em:http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17595 Acesso em:07/11/10
Parte 2 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17596 Acesso em:07/11/10
Parte 3 - Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17603 Acesso em:07/11/10
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.
Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/11/2014
Quatro estrelasÓtima proposta de trabalho.
18/05/2014
Cinco estrelasexcelente!!! obrigada por compartilhar...
02/08/2012
Cinco estrelassensacional utilizei no meu PTD tudo que eu queria
24/05/2011
Quatro estrelasParabens pelos planos, era tudo que estava procurando, adorei a forma que vocês resumiram toda aquela época gloriosa para amúsica. Novamente parabens.