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Rap no Brasil

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o surgimento do estilo musical Rap. Também devem compreender os valores políticos da cultura Hip Hop e a sua inserção nas periferias das grandes cidades – suas reivindicações e percepção das mazelas da sociedade.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento preliminar para se poder trabalhar o tema com os alunos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

A cultura Hip Hop, da qual o rap faz parte, junto com o grafite e a dança break, surgiu no Brasil, mais fortemente em São Paulo, no começo da década de 1980. Ela chegou por intermédio das equipes que faziam os bailes soul e dos discos e revistas que começaram a ser vendidos em lojas nas galerias da Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo. Os primeiros a surgir foram os dançarinos de break, que, pela repressão dos comerciantes e policiais da região, transferiram-se para a Estação de Metrô São Bento. Logo houve uma cisão entre esses breakers e os rappers (também denominados como “tagarelas”), que começavam a fazer seus versos e logo criaram um território próprio, a Praça Roosevelt.

Imagem 1

 Thaíde e Dj Hum na estação de metrô São Bento, em São Paulo. Um dos principais berços do rap brasileiro. Década de 80

Vídeo "A História do Rap", da Rede Minas (acesso em: 6 nov.2010)

Atividades 1

A principal motivação em se estudar o Rap em sala de aula é conjugar as reivindicações sociais expressas nas letras e o cotidiano da periferia das grandes cidades brasileiras. Sendo assim, o contato inicial em sala de aula irá partir dessas reivindicações.

Em atividade individual, o professor pedirá aos alunos que recortem matérias jornalísticas (artigos, editoriais, notícias e fotos) em que os problemas de sua cidade apareçam.

Sugestão 1: Jornal Estado de Minas - Justiça absolve mãe revoltada que quebrou vidraça de escola (acesso em: 6 nov.2010)

Sugestão 2: Jornal Estado de Minas - Mãe chama polícia para filho viciado em drogas  (acesso em: 6 nov.2010)

Sugestão 3: Jornal Folha de São Paulo: Quatro PMs suspeitos de matar dois rapazes na zona sul de SP são presos  (acesso em: 6 nov.2010)

Após recortar as matérias, os alunos deverão pôr palavras-chave em cada uma (violência, tráfico de drogas, pobreza, falta de escola, entre outras). Todo o material será guardado para a atividade final.

Atividade 2

Conhecer a história do Rap no Brasil é de extrema importância para contextualizar os valores políticos destacados em suas letras.

Dividir a turma em cinco grupos. Cada grupo, após a pesquisa, apresentará os temas estudados em um seminário.

Grupo 1: Responsável por apresentar a história do Hip Hop (em que se insere o Rap) para a turma.

Iniciar a discussão do grupo com o vídeo "História do Hip Hop - Estação São Bento em São Paulo" - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)

Textos, vídeos e clipes sugeridos:

Texto 1: História do Hip Hop no Brasil. Como tudo deu início…  (acesso em: 6 nov.2010)

Texto2: Hip Hop - Wikipédia (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 3: Movimento HIP HOP   (acesso em: 6 nov.2010)

Chamar a atenção para o poder de reunião, o início da consciência dos problemas da sociedade e outras características importante do movimento.

Imagens 1

 O BREAK (B-Boys): representa o corpo através da dança

Imagem 2

 O MC (Mestre de Cerimônias): a consciência, o cérebro do movimento

Imagem 3

 O DJ (Disc-Jockey): a alma, essência e raiz;

Imagem 4

 O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação

Grupo 2: Responsável por pesquisar quatro grupos mais significativos do cenário nacional. Este grupo ficará responsável em apresentar a história, as ideias e as letras dos Racionais MC's.

Textos, vídeos e clipes sugeridos:

Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro  (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 1: CliqueMusic - Racionais MC's  (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 2: Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira - Racionais MC's    (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 3: Rolling Stone Brasil - Eminência Parda  (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 1: Mano Brown no programa Roda Viva da TV Cultura - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 2: Mano Brown dando rolê no Capão Redondo - Parte1 |   Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)

Clipes: Formula Mágica da Paz |   Mágico de Oz |   Diário de um Detento | Vida Loka (Parte 2) (acesso em: 6 nov.2010)

Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas dos Racionais MC's que se aproximam da pesquisa da atividade 1

Imagem 1:

 Capa do LP "Racionais MC's", lançado pelo Racionais MC's em 1994

Imagem 2

 O Racionais MC's: Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edy Rock

Grupo 3: Responsável por apresentar a história, as ideias e as letras do MV Bill.

Textos, vídeos e clipes sugeridos:

Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 1: CliqueMusic - MV Bill (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 2: Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira - MV Bill (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 3: MV Bill e a polêmica com "Cidade de Deus" (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 1: MV Bill na TV Educativa  (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 2: Sempre um Papo - MV Bill  (acesso em: 6 nov.2010)

Clipes: Só Deus pode me julgar | Preto em Movimento | Soldado do Morro | O Bagulho é Doido (acesso em: 6 nov.2010)

Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do MV Bill que se aproximam da pesquisa da atividade 1

Imagem 1

 Capa do disco "Declaração de Guerra", lançado em 2002 pelo rapper MV Bill

Imagem 2

 MV Bill, o "Mensageiro da Verdade", na comunidade Cidade de Deus

Grupo 4: Responsável por apresentar a história, as ideias e as letras do GOG.

Textos, vídeos e clipes sugeridos:

Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 1: Biografia do GOG  (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 2: GOG - Wikipédia (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 3: "Soco, sufoco e fogo no gogó de GOG" - Revista Piauí (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 1: NO PLAY - TV RAP NACIONAL - GOG (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 2: Entrevista Afopress - GOG - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 3: Programa Provocações - TV Cultura - GOG  (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 4: Jornal CineBecos - Entrevista com GOG  (acesso em: 6 nov.2010)

Clipes: Fogo no Pavio | Cavalo sem dono selvagem | Matemática na Prática | O Amor Venceu a Guerra | Brasil com P  (acesso em: 6 nov.2010)

Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do GOG que se aproximam da pesquisa da atividade 1

Imagem 1

 Capa do CD "Cartão Postal Bomba!" lançado em 2007 pelo rapper brasiliense GOG

Imagem 2

 Apresentação do rapper GOG e o Gerson King Combo

Grupo 5: Responsável em apresentar a história, as ideias e as letras do Facção Central.

Textos, vídeos e clipes sugeridos:

Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 1: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - Facção Central (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 2: Facção Central - Wikipédia (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 3: Máquina de escândalos  (acesso em: 6 nov.2010)

Texto 4: Entrevista com Eduardo - Facção Central  (acesso em: 6 nov.2010)

Vídeo 1: Interferência (Ferrez) - Entrevista Eduardo (Facção Central) - Parte1  | Parte2 | Parte3 

Clipes: Castelo Triste | Isso aqui é uma guerra  (acesso em: 6 nov.2010)

Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do Facção Central que se aproximam da pesquisa da atividade 1

Imagem 1

 Capa do CD "Direto do Campo de Extermínio", do grupo Facção Central

Imagem 2

 Eduardo - um dos integrantes do grupo Facção Central

É importante lembrar que, em todas as apresentações do seminário, o grupo deverá colocar seu ponto de vista (se concordam ou discordam com o que é defendido pelos artistas, dar exemplos práticos que embasarão os argumentos).

Atividade 3

Após a apresentação dos grupos (sobre a Cultura Hip Hop e os artistas exemplares), os alunos deverão buscar em sua comunidade, bairro ou cidade alguns grupos de Rap locais e perceber em que medida as diretrizes de suas letras se aproximam ou afastam dos temas apresentados.

Conclusão

A partir da construção do mural e da discussão em sala de aula sobre o tema, os alunos deverão ser capazes de comparar os propósitos e as demandas dos rappers e compreender até que ponto as letras dos músicos se aproximam da “realidade brasileira”.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Como atividade final, cada grupo deverá utilizar as letras das músicas e as notícias pesquisadas para montar um mural nos corredores da escola. A classificação com palavras-chave, tanto das notícias quanto das letras das músicas, facilitará a aproximação dos temas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • orlandurap, evolusom dma , São Paulo - disse:
    orlandurapganja@gmail.com

    14/10/2014

    Cinco estrelas

    Foi muito bom valeu a pena vou utilizar muito esse plano de aula valeu


  • edgar melo, Centro Educacional Perreira de Assis , Rio de Janeiro - disse:
    edgar.melo03@yahoo.com.br

    19/08/2013

    Quatro estrelas

    esse site tem me ajudado muito!


  • Roberta Lopes de Oliveira, Proinfo , Paraíba - disse:
    betinha_boqueirao@yahoo.com.br

    11/12/2010

    Cinco estrelas

    Excelente sua proposta de aula!!! Nos possibilita, enquanto historiadores, pensar juntamente com os alunos a construção desse estilo musical em nosso país, suas características, como também utilizarmos as TIC em nossa prática docente.


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