22/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
A aula possibilitará ao aluno a compreensão do processo em que se deu o surgimento do estilo musical Rap. Também devem compreender os valores políticos da cultura Hip Hop e a sua inserção nas periferias das grandes cidades – suas reivindicações e percepção das mazelas da sociedade.
Não é necessário nenhum conhecimento preliminar para se poder trabalhar o tema com os alunos.
A cultura Hip Hop, da qual o rap faz parte, junto com o grafite e a dança break, surgiu no Brasil, mais fortemente em São Paulo, no começo da década de 1980. Ela chegou por intermédio das equipes que faziam os bailes soul e dos discos e revistas que começaram a ser vendidos em lojas nas galerias da Rua 24 de Maio, no Centro de São Paulo. Os primeiros a surgir foram os dançarinos de break, que, pela repressão dos comerciantes e policiais da região, transferiram-se para a Estação de Metrô São Bento. Logo houve uma cisão entre esses breakers e os rappers (também denominados como “tagarelas”), que começavam a fazer seus versos e logo criaram um território próprio, a Praça Roosevelt.
Imagem 1
Thaíde e Dj Hum na estação de metrô São Bento, em São Paulo. Um dos principais berços do rap brasileiro. Década de 80
Vídeo "A História do Rap", da Rede Minas (acesso em: 6 nov.2010)
A principal motivação em se estudar o Rap em sala de aula é conjugar as reivindicações sociais expressas nas letras e o cotidiano da periferia das grandes cidades brasileiras. Sendo assim, o contato inicial em sala de aula irá partir dessas reivindicações.
Em atividade individual, o professor pedirá aos alunos que recortem matérias jornalísticas (artigos, editoriais, notícias e fotos) em que os problemas de sua cidade apareçam.
Sugestão 1: Jornal Estado de Minas - Justiça absolve mãe revoltada que quebrou vidraça de escola (acesso em: 6 nov.2010)
Sugestão 2: Jornal Estado de Minas - Mãe chama polícia para filho viciado em drogas (acesso em: 6 nov.2010)
Sugestão 3: Jornal Folha de São Paulo: Quatro PMs suspeitos de matar dois rapazes na zona sul de SP são presos (acesso em: 6 nov.2010)
Após recortar as matérias, os alunos deverão pôr palavras-chave em cada uma (violência, tráfico de drogas, pobreza, falta de escola, entre outras). Todo o material será guardado para a atividade final.
Conhecer a história do Rap no Brasil é de extrema importância para contextualizar os valores políticos destacados em suas letras.
Dividir a turma em cinco grupos. Cada grupo, após a pesquisa, apresentará os temas estudados em um seminário.
Grupo 1: Responsável por apresentar a história do Hip Hop (em que se insere o Rap) para a turma.
Iniciar a discussão do grupo com o vídeo "História do Hip Hop - Estação São Bento em São Paulo" - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)
Textos, vídeos e clipes sugeridos:
Texto 1: História do Hip Hop no Brasil. Como tudo deu início… (acesso em: 6 nov.2010)
Texto2: Hip Hop - Wikipédia (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 3: Movimento HIP HOP (acesso em: 6 nov.2010)
Chamar a atenção para o poder de reunião, o início da consciência dos problemas da sociedade e outras características importante do movimento.
Imagens 1
O BREAK (B-Boys): representa o corpo através da dança
Imagem 2
O MC (Mestre de Cerimônias): a consciência, o cérebro do movimento
Imagem 3
O DJ (Disc-Jockey): a alma, essência e raiz;
Imagem 4
O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação
Grupo 2: Responsável por pesquisar quatro grupos mais significativos do cenário nacional. Este grupo ficará responsável em apresentar a história, as ideias e as letras dos Racionais MC's.
Textos, vídeos e clipes sugeridos:
Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 1: CliqueMusic - Racionais MC's (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 2: Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira - Racionais MC's (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 3: Rolling Stone Brasil - Eminência Parda (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 1: Mano Brown no programa Roda Viva da TV Cultura - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 2: Mano Brown dando rolê no Capão Redondo - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)
Clipes: Formula Mágica da Paz | Mágico de Oz | Diário de um Detento | Vida Loka (Parte 2) (acesso em: 6 nov.2010)
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas dos Racionais MC's que se aproximam da pesquisa da atividade 1
Imagem 1:
Capa do LP "Racionais MC's", lançado pelo Racionais MC's em 1994
Imagem 2
O Racionais MC's: Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edy Rock
Grupo 3: Responsável por apresentar a história, as ideias e as letras do MV Bill.
Textos, vídeos e clipes sugeridos:
Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 1: CliqueMusic - MV Bill (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 2: Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira - MV Bill (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 3: MV Bill e a polêmica com "Cidade de Deus" (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 1: MV Bill na TV Educativa (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 2: Sempre um Papo - MV Bill (acesso em: 6 nov.2010)
Clipes: Só Deus pode me julgar | Preto em Movimento | Soldado do Morro | O Bagulho é Doido (acesso em: 6 nov.2010)
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do MV Bill que se aproximam da pesquisa da atividade 1
Imagem 1
Capa do disco "Declaração de Guerra", lançado em 2002 pelo rapper MV Bill
Imagem 2
MV Bill, o "Mensageiro da Verdade", na comunidade Cidade de Deus
Grupo 4: Responsável por apresentar a história, as ideias e as letras do GOG.
Textos, vídeos e clipes sugeridos:
Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 1: Biografia do GOG (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 2: GOG - Wikipédia (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 3: "Soco, sufoco e fogo no gogó de GOG" - Revista Piauí (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 1: NO PLAY - TV RAP NACIONAL - GOG (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 2: Entrevista Afopress - GOG - Parte1 | Parte2 (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 3: Programa Provocações - TV Cultura - GOG (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 4: Jornal CineBecos - Entrevista com GOG (acesso em: 6 nov.2010)
Clipes: Fogo no Pavio | Cavalo sem dono selvagem | Matemática na Prática | O Amor Venceu a Guerra | Brasil com P (acesso em: 6 nov.2010)
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do GOG que se aproximam da pesquisa da atividade 1
Imagem 1
Capa do CD "Cartão Postal Bomba!" lançado em 2007 pelo rapper brasiliense GOG
Imagem 2
Apresentação do rapper GOG e o Gerson King Combo
Grupo 5: Responsável em apresentar a história, as ideias e as letras do Facção Central.
Textos, vídeos e clipes sugeridos:
Texto base para todos os grupos: Rap Brasileiro (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 1: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira - Facção Central (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 2: Facção Central - Wikipédia (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 3: Máquina de escândalos (acesso em: 6 nov.2010)
Texto 4: Entrevista com Eduardo - Facção Central (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeo 1: Interferência (Ferrez) - Entrevista Eduardo (Facção Central) - Parte1 | Parte2 | Parte3
Clipes: Castelo Triste | Isso aqui é uma guerra (acesso em: 6 nov.2010)
Pesquisa de Letras: escolher algumas músicas do Facção Central que se aproximam da pesquisa da atividade 1
Imagem 1
Capa do CD "Direto do Campo de Extermínio", do grupo Facção Central
Imagem 2
Eduardo - um dos integrantes do grupo Facção Central
É importante lembrar que, em todas as apresentações do seminário, o grupo deverá colocar seu ponto de vista (se concordam ou discordam com o que é defendido pelos artistas, dar exemplos práticos que embasarão os argumentos).
Após a apresentação dos grupos (sobre a Cultura Hip Hop e os artistas exemplares), os alunos deverão buscar em sua comunidade, bairro ou cidade alguns grupos de Rap locais e perceber em que medida as diretrizes de suas letras se aproximam ou afastam dos temas apresentados.
A partir da construção do mural e da discussão em sala de aula sobre o tema, os alunos deverão ser capazes de comparar os propósitos e as demandas dos rappers e compreender até que ponto as letras dos músicos se aproximam da “realidade brasileira”.
Textos:
O negro drama do rap: entre a lei do cão e a lei da selva (acesso em: 6 nov.2010)
Novas formas de vivências nas Polis brasileiras? A ação transformadora da realidade urbana brasileira pelo movimento hip hop (acesso em: 6 nov.2010)
Vídeos:
O Rap de Belo Horizonte (acesso em: 6 nov.2010)
Guerra do Vinil (animação) - http://www.guerradovinil.com.br/ (acesso em: 6 nov.2010)
Programas de rádio
Decantando a República - Invenções das Tradições - Salve
Decantando a República - Música Social - Apologia ao Crime
Decantando a República - PCC - Diário de um Detento
Decantando a República - Polícia - Real Periferia
Decantando a República - Denúncia - Discurso ou Revólver
Decantando a República - Desigualdade e Violência - Filme Triste
A avaliação deverá ser constante. É importante que o professor perceba durante a discussão dos grupos e ao final das aulas se os alunos entenderam quais conceitos estão envolvidos, as diferenças e proximidades de cada tema. Como atividade final, cada grupo deverá utilizar as letras das músicas e as notícias pesquisadas para montar um mural nos corredores da escola. A classificação com palavras-chave, tanto das notícias quanto das letras das músicas, facilitará a aproximação dos temas.
Quatro estrelas 3 classificações
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14/10/2014
Cinco estrelasFoi muito bom valeu a pena vou utilizar muito esse plano de aula valeu
19/08/2013
Quatro estrelasesse site tem me ajudado muito!
11/12/2010
Cinco estrelasExcelente sua proposta de aula!!! Nos possibilita, enquanto historiadores, pensar juntamente com os alunos a construção desse estilo musical em nosso país, suas características, como também utilizarmos as TIC em nossa prática docente.