Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A contagem do tempo histórico em outras culturas: o calendário muçulmano.

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
ANA FLÁVIA RIBEIRO SANTANA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aléxia Pádua Franco

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Final História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Inicial História Organizações políticas e administrações urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer as características do calendário islâmico e a extensão de seu uso no mundo atual.

- Compreender os eventos políticos, religiosos que nortearam a construção do calendário muçulmano.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes de entrar nas particularidades existentes no controle do tempo por meio do calendário muçulmano é imprescindível que os alunos tenham um conhecimento do significado dos calendários para os homens e suas organizações sociais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o islamismo e os muçulmanos

Professor: apresente aos alunos a marchinha de carnaval “Allah-La Ô” (composição de Antônio Gabriel Nássara) de 1940 e explique que as marchinhas de carnaval fizeram muito sucesso a partir dos anos 1920 e eram cantadas nos clubes e nas ruas, com suas letras fáceis, alegres e divertidas.

Peça aos alunos que enquanto realizam a escuta da música, escrevam em seus cadernos aquelas palavras que remetem a um lugar, uma cultura, um nome, uma crença, diferentes da nossa. Se for necessário, repita a música.

Allah-La Ô

Composição: Haroldo Lobo / Nássara

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor, ô ô ô ô ô ô

Atravessamos o deserto do Saara

O sol estava quente

Queimou a nossa cara

Viemos do Egito

E muitas vezes

Nós tivemos que rezar

Allah! allah! allah, meu bom allah!

Mande água pra ioiô

Mande água pra iaiá

Allah! meu bom allah

Fonte e acesso à música: http://letras.terra.com.br/marchinhas-de-carnaval/497936/  

Posteriormente, peça, aleatoriamente, a alguns alunos que digam à turma quais palavras destacaram e anotem-nas no quadro negro (provavelmente terão destacado deserto do Saara, Egito e Allah). Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre esses lugares (África, Egito), suas culturas, costumes e religião. Pergunte se eles já ouviram falar e/ou que conhecem por Alá.

A partir disso, explique que “Allah! meu bom allah” faz referência ao Deus cultuado pelos povos que seguem a religião islâmica, chamados de muçulmanos. Essa religião foi fundada pelo profeta Maomé no século VII e tem cinco preceitos básicos: o testemunho da fé que adota Alá como divindade única; o cumprimento das cinco orações diárias; o pagamento de um tributo, destinado principalmente aos pobres, que purifica as riquezas do homem; o jejum no mês de Ramadan; a peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida, desde que se tenham condições financeiras e saúde para tanto.

Atenção professor: deixe claro para os alunos que a religião islâmica nasceu onde hoje é a Arábia Saudita e que, com a expansão dessa religião pelo resto do mundo, muitas pessoas se tornaram muçulmanas, embora não tenham origem árabe. Pode-se dizer que muçulmanos são aqueles que seguem o islamismo, independente do país em que nasceram e/ou vivem.

Destaque, portanto, que os muçulmanos não se restringem somente a uma região, sendo que o islamismo é a segunda maior religião do mundo, ficando atrás somente do cristianismo. Por isso, ressalte aos alunos que é muito importante que compreendam a expansão da fé islâmica pelo mundo. Para tanto, proponha uma atividade interdisciplinar com a geografia e a matemática distribuindo aos alunos o “Mapa do mundo muçulmano” (Publicado na Folha online em 08/10/2009).

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u635475.shtml 

Professor: peça aos alunos que analisem com atenção os dados informados no mapa, observando os continentes, os países destacados, os números apresentados, as porcentagens. Destaque o número de fiéis muçulmanos existentes em todo o mundo: 1 bilhão 571 milhões e 198 mil. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem e circulem no mapa o continente com o maior número de muçulmanos (Ásia), o de menor número (Américas) e que destaquem quantos muçulmanos existem no Brasil.

Diga aos alunos que essa observação da existência de muçulmanos por todo o mundo pode ser justificada por diversos fatores, dentre eles, acredita-se na simplicidade de sua doutrina: a crença e adoração em um único Deus e a instrução ao homem para usar seus poderes de inteligência e observação.

Voltando na marchinha “Allah-La Ô”, destaque aos alunos a influência de uma cultura árabe (que homenageia o deserto do Saara e Alá) numa cultura brasileira, no caso, o carnaval.

Aprimorando a aprendizagem:

Professor: o momento de realização de exercícios em sala de aula proporciona o aperfeiçoamento da aprendizagem, além do diálogo que os alunos podem estabelecer com o professor e com os colegas. Portanto, apresente a atividade:

Fonte: da autora.

Atividade 2: o calendário muçulmano   

1 - Recordando

Professor: Recorde com os alunos que, como viram na atividade 1, os muçulmanos são fiéis que seguem o islamismo, religião fundada por Maomé no século VII, sejam eles árabes ou não. Recorde também que, como qualquer sociedade e cultura, os povos islâmicos também tiveram a necessidade de criar instrumentos para medir o tempo, como o calendário. Nesta aula, diga aos alunos que eles vão aprender sobre o calendário muçulmano.

Professor: destaque que a criação de um calendário por determinada sociedade está relacionada com a cultura, crenças, tradições e costumes da mesma e que, no caso do calendário muçulmano, é possível perceber a influência da religião e da fé.

2 - A criação do calendário e suas características

Professor: para deixar a aula mais dinâmica e interessante e para uma melhor compreensão das características do calendário muçulmano por parte dos alunos distribua aos mesmos um quadro comparativo com o nosso calendário, ou seja, o calendário cristão / gregoriano:

Fonte: da autora.

Peça aos alunos que observem todas as características da tabela para que eles possam perceber, através da comparação, o que muda de um calendário para o outro.

Professor: leia com os alunos todas as informações que estão na tabela e, em seguida, proceda à explicação das informações contidas na mesma:

A contagem do tempo do calendário islâmico, ou seja, a Era muçulmana, começou no ano em que o profeta Maomé (Professor: lembre aos alunos que na atividade anterior eles conheceram um pouco sobre esse profeta) saiu da cidade de Meca e foi para a cidade de Medina, ambas na Península Arábica, hoje, Arábia Saudita, para escapar das perseguições de seus adversários, aqueles que não admitiam a nova religião criada por ele. Essa “fuga” do profeta tem o nome de Hégira e, portanto, esse acontecimento marcou o ano 1 da Hégira, o primeiro ano do calendário muçulmano. Já o primeiro dia do ano deveria corresponder ao primeiro dia do mês Muhharram de forma que a era islâmica começou, então, no dia 1 de Muhharram do ano 1 a H.

Professor: conte aos alunos que esse ano que dá início à contagem do tempo islâmico corresponde ao dia 16 de julho de 622 do nosso calendário, o cristão. Faça uma pausa para ensinar aos alunos, em diálogo com a matemática, como se faz essa conversão dos anos do calendário muçulmano para o nosso. Mostre que convencionou-se usar uma regra: tira-se 622 (ano da Hégira) do ano em curso (no caso, 2010). Multiplica o resultado por 1,031 (que corresponde ao número de dias do ano gregoriano dividido pelo número de dias do ano lunar) = 1431. Em casa, os alunos podem fazer essa operação para descobrirem em que ano nasceram no calendário muçulmano.

Dando prosseguimento às informações contidas na tabela, destaque junto com os alunos que o calendário muçulmano é lunar, ou seja, baseado no movimento da Lua em torno da Terra. Ele é composto por 12 meses (tal como o calendário cristão) de 29 ou 30 dias, resultando em, aproximadamente, 354 dias. É importante ressaltar também que o mês começa quando a lua nova aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol e o dia também começa quando o sol se põe (e não quando o sol nasce). A sexta-feira é o dia santificado e de descanso.

Professor: destaque aos alunos que, por o calendário ser lunar, ele não acompanha as estações do ano, de maneira que alguns feriados sagrados podem cair em estações diferentes. Além disso, pelo fato de o calendário sofrer mudanças ao longo dos anos, as autoridades islâmicas são obrigadas a introduzir ajustes compensatórios no ano seguinte, seja acrescentando ou subtraindo um dia de duração de certos meses.

Disso, pergunte aos alunos: vocês acreditam que o ano muçulmano começa no mesmo dia que o ano cristão? Ou seja: o dia 1 de janeiro no Brasil corresponde ao dia 1 de Muharram no calendário muçulmano? Mostre aos alunos que pelas “incertezas” do calendário muçulmano cada ano começa 11 ou 12 dias mais cedo que o cristão.

Professor: para os alunos visualizarem melhor as diferenças entre um calendário lunar e um calendário solar, relembre-os sobre as fases da lua e os movimentos de rotação e translação da Terra. Para tanto, apresente os dois vídeos (disponíveis em conta no youtube) explicativos desses movimentos:

http://www.youtube.com/watch?v=jj22Tmdn1KE&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=QrRDgr7rs74&feature=related 

Em atividade com a disciplina ciência, e a partir do que viram nos vídeos, diga aos alunos que, como já perceberam, a criação de calendários foi baseada em fenômenos observados pelos homens, como as fases da lua, os movimentos de rotação e translação da Terra. Faça-os lembrar de que todos os dias podem perceber o nascer e o pôr do sol, as várias formas da lua no céu, a trajetória (mudança de posição) que o sol faz todos os dias. Assim, é possível concluir com os alunos que há calendários que se basearam nos ciclos do sol (através dos movimentos de rotação e translação da Terra) e aqueles, como o calendário muçulmano, que se basearam nas fases da lua.

3 - Os meses do ano e os feriados sagrados

Assim como o calendário cristão, o calendário muçulmano também é composto por 12 meses.

Professor: escreva no quadro o nome deles e peça aos alunos que copiem no caderno: 1. Muharram, 2. Safar, 3. Rabi’ al-Awwal, 4. Rabi’ ath-Thani, 5. Jumada l-Ula, 6. Jumada t-Tania, 7. Rajab, 8. Sha’ban, 9. Ramadan, 10. Shawwal, 11. Dhu ‘l-Qa’da, 12. Dhu ‘l-Hijja.

Professor: pergunte aos alunos se eles já ouviram falar, já leram, já pesquisaram, sobre algum desses meses. Destaque entre esses meses aqueles que têm uma importância maior para os povos muçulmanos e explique aos alunos o por quê:

1 de Muharram: o ano novo muçulmano que inicia o ano lunar.

12 de Rabi’ al-Awwal: data de nascimento do profeta Maomé.

1 a 30 de Ramadan: período de jejum para os muçulmanos se redimirem dos pecados e purificar a alma. Os fiéis devem ficar sem beber água, comer, praticar sexo, intrigas e tudo o que possa desagradar os ensinamentos de Alá. Assim, aprendem a disciplina, boas ações, caridade e paciência.

1 a 5 de Shawwal: comemora-se o término do jejum do mês de Ramadan. Faz parte da tradição pagar o valor de uma diária de alimentação de cada membro da família a um muçulmano necessitado.

1 a 10 de Dhu ‘l-Hijja: período em que os muçulmanos de todo o mundo cumprem o dever de peregrinar a Meca, pelo menos uma vez na vida.

10 de Dhu ‘l-Hijja: uma das mais importantes datas do calendário islâmico, quando os muçulmanos se congratulam, tal como fazem os cristãos no Natal.

Aprimorando a aprendizagem:

Professor: entregue aos alunos esse organograma e peça para que preencham de acordo com os feriados sagrados que, sob o ponto de vista de cada um, seriam os mais importantes para eles. Depois de preenchido, peça aos alunos para compararem seus organogramas, discutirem suas seleções, qual critério utilizado para dar mais importância a uma data que outra.

Atenção professor: deixe claro aos alunos que, nessa atividade, não há certo ou errado, pois as escolhas dependem das vivências de cada um. Abaixo um organograma exemplificando o modo como deve ser preenchido e outro para ser diretamente incorporado em sala de aula.

Fonte: da autora.

Recursos Complementares

Professor, para trazer discussões que aprofundem sobre outros aspectos do universo muçulmano recorra a charges, imagens e textos contemporâneos que têm como mote o islamismo. Em seguida, alguns exemplos de documentos adequados a esse propósito:

Muçulmanos protestam em vários países por charges de Maomé. Folha de S. Paulo, 03 fev. 2006. http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u92240.shtml 

Charges são conspiração contra Islã, diz jornal egípcio. BBC Brasil, 02 fev. 2006. http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/02/060202_pressreview.shtml  

Avaliação

A avaliação da aprendizagem ocorrerá durante todo o processo de ensino, abrangendo as discussões e as participações nas atividades propostas. Em cada etapa verifique se os alunos conseguem visualizar e compreender o que foi proposto nos objetivos da aula.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 3/6 - 50%
  • Quatro estrelas 3/6 - 50%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • mirielly carrara, Colégio Dom Bosco , São Paulo - disse:
    mirielly32@gmail.com

    08/02/2015

    Quatro estrelas

    Apesar de ter gostado muito da aula, questiono as informações do mapa retirado do site da uol, pois dados do IBGE de 2010 afirmam que pouco mais de 35 mil pessoas responderam professar a religião muçulmana no Brasil. Muito diferente da estimativa do mapa da uol: 191 mil.


  • Kátia A. Gonçalves, Santo Agostinho , Minas Gerais - disse:
    katiaefm@gmail.com

    23/06/2014

    Quatro estrelas

    Muito boa! Gostei da abordagem fazendo a interdisciplinariedade (matemática, geografia...). Acredito que quanto mais disciplinas envolvemos, mais contribuímos para compreensão do conteúdo em estudo. Abraços.


  • alba cristina, Colegio Maria Auxiliadora e Invest Centro Educacional , Pernambuco - disse:
    albacsantos@gmail.com

    09/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa, bem dinâmica e ampla as informações sobre o calendário muçulmano. Bastante diferente do que os livros didáticos trazem a respeito. Adorei!!


  • iasmin, min , Minas Gerais - disse:
    iasminaparecida@hotmail.com

    25/02/2012

    Cinco estrelas

    muuuiiiito boommm!!! me ajudou bastante...


  • Nanci de OLiveira Vargas, PERCIO PUCCINI PROF , São Paulo - disse:
    nancivargas@ig.com.br

    24/02/2012

    Quatro estrelas

    Estas informações são muito boas, precisas, completas e objetivas. Parabéns.


  • Geanne, - , Minas Gerais - disse:
    geannesilva@gmail.com

    23/04/2011

    Cinco estrelas

    Bem completo!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.