Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bumerangue e frisbee

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Luciano Silveira Coelho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender sobre a origem o surgimento do Bumerangue e do Frisbee, bem como dos países onde essas práticas são conhecidas popularmente.

- Aprender sobre alguns movimentos básicos do Bumerangue e do Frisbee através de atividades lúdicas.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para a prática do Bumerangue e do Frisbee com materiais alternativos e adaptados para as crianças.

Duração das atividades
Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.  

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – De onde vieram esses objetos voadores?

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início à aula sobre o Bumerangue e Frisbee o(a) professor(a) poderá introduzir o tema através de vídeos que relatem um pouco da origem e a história destes esportes bem como os contextos ondem eles são mais praticados. Para isso, o(a) professor(a) terá a sua disposição vídeos disponíveis na internet.   

Sugestões de vídeos:

Figura 1- Bumerangue (acessado em 01/11/2010)   

Atividade 2 – Bumerangue

Duração: 25 minutos

Material: tiras de madeira, lixa e gominhas de borracha

Local: quadra ou pátio

Os bumerangues podem ser comprados em lojas especializadas ou confeccionados com materiais alternativos. Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir com as crianças um dos modelos de bumerangue utilizando materiais bem simples. Para isso será necessário seguir os seguintes passos descritos no desenho da Figura 2:

  • pegue duas tiras bem leves e finas de madeira (25mX2cm) e ½ dúzia de gominhas de borracha (A);
  • lixe uma aresta das tiras de madeira até deixá-las com formato trapezoidal (B);
  • una as tiras de madeira em uma disposição perpendicular com as partes lixadas das tiras de madeira voltadas para o mesmo lado (C);
  • passe três gominhas de borracha na diagonal esquerda da junção das tiras (D), dando várias voltas até ficar bem rigidas e, em seguida, repita o mesmo procedimento na diagonal direita (E);
  • faça uma conferência na junção das tiras de madeira para verificar se estão bem unidas (F).             

Para utilizar o bumerangue as crianças precisarão de um espaço bem aberto para evitar acidentes. Inicialmente, é interessante que cada criança faça, uma de cada vez, alguns lançamentos prévios com objeto para verificar a trajetória circular que o bumerangue costuma fazer. Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor o desafio para as crianças de lançar o bumerangue e pegá-lo de volta sem que o mesmo caia no chão.   

Sugestão de variação:

Em duplas a crianças poderão tentar jogar o bummerangue umas para as outras sem deixá-lo cair.

Atividade 3 – Frisbee

Duração: 25 minutos

Material: tapete de EVA, papelão, tesoura, compasso e estilete

Local: quadra ou pátio 

Figura 3- Frisbee (acessado em 01/11/2010)

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá propor a construção dos discos de Frisbee. Para isso será necessário seguir os seguintes passos descritos no desenho da Figura 4:

  • pegue alguns tapetes de EVA com dimensões de 30 cm X 30cm e espessura de aproximadamente 1 cm (A);
  • desenhe um molde circular de papelão com 28 cm de diâmetro (B);
  • corte o molde de papelão (C), coloque-o sobre o tapete de EVA e corte-o com um estilete (D);
  • retire o molde de papelão (E) e reutilize-o para fazer quantos discos forem necessários (F).      

 

Para brincar com os discos de frisbee as crianças necessitarão novamente de um espaço amplo e aberto. Inicialmente poderão brincar sozinhas lançando seus discos para o alto. Em seguida, o(a) professor(a) poderá propor arremessos em duplas, onde as crianças tentarão arremessar os discos umas para as outras sem deixá-los cair.   

Sugestão de variação:

O(a) professor(a) poderá propor a tradicional brincadeira do bobinho utilizando o disco de frisbee. Dispostas em círculo as crianças terão que jogar o disco umas para as outras sem deixar que o bobinho (criança que ficará no meio da roda) pegue o disco. Caso o bobinho pegue o disco a pessoa que tiver o arremessado por útlimo assume o lugar de bobinho.  

Atividade 4 – Jogando em equipe

Duração: 25 minutos

Material: disco de frisbee e bumerangue

Local: quadra ou pátio             

O frisbee praticado enquanto esporte é tradicionalmente realizado em equipes. O objetivo do jogo é semelhante a brindadeira do jogo dos 10 passes. Nesta modalidade as equipes deverão tentar realizar 10 passes ininterruptamente com o disco de frisbee, enquanto a outra equipe deverá tentar interceptar o disco no ar. As equipes marcarão pontos quando conseguir realizar os 10 passes consecutivamente. A equipe que fizer mais pontos vence a partida.    

Sugestões de variação:   

- Esse jogo pode seguir as regras do futebol americano, onde o objetivo de uma equipe é levar a “bola” (disco de frisbee) até a zona de pontuação da outra equipe. No entanto, nesta variação de jogo não são válidos os contatos físicos exacerbados entre os jogadores, que deverão vizar apenas a intercepação do disco e não do adversário. A equipe que conseguir levar o disco à zona de pontuação do time adversário marcará um ponto.  

- Ambas as modalidades poderão substituir o disco de frisbee pelo bumerangue.

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá reiterar o que foi exposto nos vídeos falando um pouco mais da origem e história desses esportes bem como sobre os contextos em que costumam ser praticados. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático dos jogos de Frisbee e Bumerangue. Em seguida, cada criança deverá mostrar o desenho e explicar para turma o que tentou representar em seu trabalho. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Objetos voadores: Bumerangue e Frisbee”, que ficará exposto em um mural da escola.       

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.