Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando Boliche com a Matemática

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Cristiane Tabach de Oliveira Duarte
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o jogo do boliche e associar as operações matemáticas;

Realizar as operações matemáticas em jogos de grupos;

Desenvolver o raciocínio lógico através do lúdico.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é necessário que os alunos tenham conhecimento das operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, nesta aula utilizaremos o lúdico como alternativa no processo de aprendizagem da matemática, em especial, das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e, para isso, vamos associar o JOGO DE BOLICHE a esse processo.

ATIVIDADE I - CONSTRUINDO O JOGO DE BOLICHE

Para a organização desta aula peça aos seus alunos, com antecedência, que cada uma traga 1 garrafa PET; compre papel laminado colorido (amarelo, vermelho, verde, etc) ou cartolina (o que for mais em conta) para desenvolver o jogo com os alunos.

Em sala de aula ou, na sala de vídeo apresente o seguinte vídeo sobre o jogo de boliche virtual:

http://www.youtube.com/watch?v=QnelxnmOJes  

Logo após, comece a construção dos "pinos" do jogo que nesta aula serão representados pelas garrafas PET. Peça aos alunos que contornem as garrafas com os papéis laminados de várias cores, sendo que tenham 5 garrafas azuis; 5 verdes; 5 vermelhas e 5 amarelas.

E a bola de boliche, qual será o material? Poderemos utilizar uma bola de plástico de iniciação desportiva, onde os alunos consigam segurar a bola com uma das mãos.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_MKRnvpILUBQ/TH7GKBNXsPI/AAAAAAAAAEM/DVqSviHQpe8/s1600/boliche-balneario-camboriu.jpg 

ATIVIDADE II - INICIANDO O JOGO DE BOLICHE NA QUADRA DE ESPORTES

Professor, vamos iniciar esta atividade com um jogo de Boliche onde todos os alunos estarão em quadra. Inicialmente, divida a quadra em duas partes e, as equipes, por exemplo, verde e vermelha formarão uma grande equipe e, as equipes amarela e azul a 2ª grande equipe.

Coloque os "pinos" do jogo (estarão representados pelas garrafas Pet) alinhados no centro da quadra e, já disponibilizados com as cores representativas das equipes que estarão jogando, ou seja, verde e vermelha e, amarela e azul.

A equipe "VERDE E VERMELHA" estará posicionada no final da quadra em cima da linha de fundo da quadra de volei, por exemplo; enquanto a equipe "AMARELA E AZUL" estará do lado oposto, na mesma situação.

DICA I - Professor, coordene essa atividade orientando os alunos a forma correta de jogar a bola, ou seja, alternando membro superior com membro inferior e, jogando a bola bem baixa (rasteira) para acertar os "pinos". Por exemplo, a figura abaixo demonstra o jogador jogando a bola com o braço direito, enquanto para coordenar o movimento a perna esquerda está a frente.

Caso o aluno seja canhoto ou sinistro de braço a perna direita deverá estar a frente do corpo.

Fonte: http://seriesedesenhos.com/br2/images/stories/boliche.jpg 

Distribua algumas bolas para as equipes e peça aos alunos que possibilitem que todos possam arremessar ou jogar a bola como os jogadores de boliche fazem: alternando os membros superiores com os membros inferiores; jogar a bola bem baixa e rasteira. Ao seu sinal peça aos alunos que joguem e tentem derrubar o máximo de pinos que conseguirem.

DICA II - Professor, possibilite um revezamento dos alunos no momento de arremessar as bolas e deixe que experimentem e vivenciem o movimento à vontade, pedindo apenas que respeitem a forma do movimento de jogar as bolas.

Essa 1ª parte do jogo pode ser vivenciada agora com o acréscimo da matemática. Proponho o seguinte modelo:

"Pessoal, mantenham-se posicionados no local de lançamento e agora vou disponibilizar os pinos de forma aleatória pelo centro da quadra, porém, agora cada equipe deverá acertar o seu pino, ou seja, amarelo tem que derrubar amarelo; azul no azul; vermelho no vermelho e verde no verde, ok?!"

"Uma equipe de cada vez e cada pino que for derrubado vale 2 pontos".

DICA III - Neste momento, onde cada equipe terá sua vez de derrubar os pinos organize situações em que as operações matemáticas estejam presentes para os alunos realizarem o raciocínio.Por exemplo: a equipe azul derruba os seus pinos e , cada pino derrubado vale 2 pontos, porém, cada pino que não for derrubado subtrai-se 1 ponto. Digamos a equipe derrubou 3 pinos  (3 x 2 = 6 pontos), mas 2 pinos ficaram em pé (2 x 1 = 2 pontos) Nesse momento essa equipe terá (6 pontos - 4 pontos = 4 pontos).

Professor, utilize a criatividade e realize operações matemáticas diferentes em cada jogada.

ATIVIDADE III - JOGANGO BOLICHE NA MATEMÁTICA

Professor, nesta fase do jogo demarque um local específico da quadra onde o jogo será desenvolvido (com 2 corredores de, aproximadamente, 10 metros de cumprimento e 3 metros de largura) e divida a turma em 4 equipes, onde:

  • 2 equipes estarão jogando;

  • 1 equipe estará responsável pela organização dos materiais e

  • 1 equipe será responsável pela contagem dos pontos.

Fonte: Pista de Boliche 

Neste momento, dê as opções aos alunos, onde cada equipe ocupará um lado da pista de boliche na quadra e, inicie o jogo:

"Pessoal, coloquei dez pinos para cada equipe, da seguinte forma:

  • 4 pinos vermelho - cada pino derrubado equivale a soma de 2 pontos para a equipe;

  • 3 pinos verdes - cada pino derrubado equivale a multiplicação de 3 pontos para equipe;

  • 2 pinos amarelos - cada pino derrubado equivale a divisão por 2 pontos ;

  • 1 pino azul - se o pino for derrubado equivale a multiplicação de 5 pontos e,

  • Caso nenhum pino seja derrubado pela equipe será subtraido 1 ponto.

DICA IV - Professor, realize várias formas de operações matemáticas, estimule os alunos a darem sugestões para a realização dos raciocínios e faça combinações distintas, fazendo com que o jogo fique bem criativo.

DICA V - Professor, cada equipe tem o seu papel no jogo: 2 equipes jogam; 1 é responsável pela organização da pista de boliche e a 3ª realiza as operações. Possibilite sempre um rodízio nestas atividades , em que os alunos entendam que para haver sucesso nesta aula todos devem realizar com afinco as tarefas disponibilizadas para os seus grupos em cada momento .

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, sugiro que a avaliação desta aula seja realizada através da pontuação em cada rodada do jogo, onde estarão sendo avaliadas o raciocínio nas operações matemáticas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.