24/01/2011
Gláucia Costa Abdala Diniz, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes, Lucianna Ribeiro de Lima.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
É facilitador para o desenvolvimento da aula que os alunos conheçam o conceito de ética e que tenham noções básicas de leitura, interpretação, escrita e informática. Outros conhecimentos importantes são o uso do dicionário e a organização dos resultados de pesquisa/estudos na forma de um “dossiê”. Antes de levar a proposta aos alunos, o professor poderá ampliar seus conhecimentos sobre o uso do dossiê como recurso didático nos textos indicados nos Recursos Complementares. Para esta aula, é interessante que os alunos vivenciem as atividades propostas na aula intitulada “Ética e Morte: Falando de morte com os alunos”, que aborda a morte como parte do ciclo natural da vida.
Inicie a aula propondo aos alunos a seguinte questão: Para vocês, o que é a morte? Incentive-os a falar livremente sobre o que pensam acerca da morte e do morrer, registrando na lousa as suas respostas. (Professor, as definições dos alunos podem estar associadas ao imaginário infantil; aos valores familiares, sociais e culturais; a crenças religiosas; à concepção de morte como um fim natural do ciclo da vida, dentre outras). Ao final, peça aos alunos que construam o conceito de morte, a partir do que disseram e do que foi anotado na lousa pelo professor, copiando-o em seus cadernos.
Na sequência, exiba aos alunos as imagens sugeridas abaixo. A cada exibição, converse com as crianças sobre o que as imagens poderiam representar e as possíveis relações entre elas e as ideias de morte por elas transmitidas.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_wya_Y27oLsA/S9chw2hRAuI/AAAAAAAAvfI/aKZMgqGyxP8/s640/cemiterio-1.jpg
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_CmKV1Lb6r_w/S9EZoYR7bHI/AAAAAAAAAIk/O_Qb4pm_Vrc/s320/anjo_da_morte.jpg
Fonte: http://espacoembranco.files.wordpress.com/2008/11/he_man_esqueleto.jpg
Fonte: http://www.amigosdoencontropelapaz.com/blogs/media/blogs/all/cruz.jpg
Dando continuidade, para ampliar o conceito de morte criado pela turma, solicite aos alunos que se organizem em grupos. Distribua um texto informativo sobre o tema “morte” para cada grupo, a fim de que leiam e produzam uma síntese sobre os aspectos mais significativos discutidos no texto. Os alunos deverão copiar a síntese produzida pelo grupo no caderno e ao final, socializá-la com toda a classe. Neste momento, o professor poderá sugerir aos alunos que busquem os pontos de semelhança e diferença entre os textos dos grupos e o conceito de morte elaborado coletivamente por eles, podendo reescrevê-lo, acrescentando novas informações.
Sugestão de textos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Morte Morte (Professor, você deverá realizar a leitura prévia do texto e selecionar as partes que julgar mais interessantes para distribuir aos grupos de alunos).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luto Luto
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-de-finados.htm Dia de Finados
VÁRIOS SÃO OS OLHARES SOBRE A MORTE!
Para iniciar esta atividade, leve os alunos até o Laboratório de Informática da escola. Lá chegando, peça que se organizem novamente em grupos para a realização de um trabalho de pesquisa sobre os olhares de diferentes culturas acerca da morte.
Com a colaboração dos professores de História, Geografia, Língua Portuguesa, Filosofia, Educação Artística e Informática da escola, cada grupo deverá pesquisar sobre uma determinada cultura para conhecer os rituais, as crenças, os costumes, as tradições e os significados atribuídos à morte pelos diferentes povos.
Na sequência, os grupos deverão produzir um “dossiê” sobre as curiosidades e as peculiaridades culturais diante da morte. Os “dossiês” poderão ser ilustrados com fotos, gravuras, desenhos, pinturas, dobraduras, dentre outros e, posteriormente, divulgados num encontro com a comunidade escolar.
Fonte: http://www.blogdacomunicacao.com.br/wp-content/uploads/2009/07/imagem1.jpg
Fonte: http://www.yunphoto.net/sumb/yun_2363.jpg
Sugestão de links de pesquisa (Ocidente e Oriente):
http://www.brasilescola.com/psicologia/estudo-teorico-morte.htm Estudo Teórico da Morte
http://www.arteantiga.org/giancarlo/artigo13.php Analisando a Morte (A morte e seu significado arquetípico)
http://www.jornalinformacao.com/index.php?option=com_content&view=article&id=536:algumas-reflexoes-acerca-do-oriente-e-do-ocidente-&catid=99:cultura&Itemid=483 Algumas reflexões acerca do Oriente e do Ocidente
http://www.fla.matrix.com.br/jung/revista/morte.htm O Psicólogo Diante da Morte
http://www.grupovila.com.br/novidades/a-visao-de-morte-para-outras-culturas/289/ A visão de morte para outras culturas
http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/mortediferentessociedades.htm A Morte nas Diferentes Sociedades
http://hsingyun.dharmanet.com.br/morremos.htm Quando morremos
http://www.guiageo-china.com/cultura.htm Cultura Chinesa
http://www.funerariaonline.com.br/Dicas/Default.asp?idnews=4047 A Morte e a Cultura Tradicional da China
Fonte: http://www.peruvianembassy.us/images/interiores/indio-amazonico-G.jpg
Sugestão de links de pesquisa:
http://www.pime.org.br/mundoemissao/indigenasmorte.htm A morte na Cultura Guarani
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm Cultura Indígena
http://www.suapesquisa.com/indios/ Índios do Brasil
Sugestão de links de pesquisa:
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-africana.htm Cultura Africana
http://www.pime.org.br/mundoemissao/culturaculmorte.htm A morte na cultura africana
http://orixas.com.br/matrizafro/index.php?option=com_content&task=view&id=10&Itemid=31 Matriz Africana – Vida e morte
Fonte: http://misslittlecherry.wordpress.com/tag/caveiras-mexicanas/
Sugestão de links de pesquisa:
http://ocanto.esenviseu.net/morte.htm Morte e consumo
http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=2063 Assim soa a morte no México
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mexico/cultura-do-mexico.php Cultura do México (Dia de Los Muertos)
http://misslittlecherry.wordpress.com/tag/caveiras-mexicanas/ El Dia de Los Muertos
Fonte: http://www.wenchworks.com/pics/fractals/Flames/eye%20of%20osiris.jpg (Olho de Osíris)
Sugestão de links de pesquisa:
http://www.algosobre.com.br/historia/egito-organizacao-religiosa-social-e-cultural.html Egito: Organização Religiosa, Social e Cultural
http://www.historiamais.com/culturaegipcia.htm A Cultura Egípcia
http://www.suapesquisa.com/egito/ História do Egito Antigo
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-egipcia/arte-egipcia-8.php Arte Egípcia
Professor, este é o momento da aula destinado à socialização dos “dossiês” produzidos pelos grupos de alunos para toda a comunidade escolar. Peça aos alunos que divulguem este evento nos vários espaços da escola, confeccionando cartazes com informações sobre o dia, horário e local do encontro. Solicite aos grupos que selecionem, das pesquisas realizadas, algumas curiosidades e peculiaridades culturais diante da morte para escrever nos cartazes, a fim de sensibilizar os outros alunos, os pais, os professores e demais funcionários da escola, a participar desse momento com a turma.
Vocês sabiam que...
. Os povos mesopotâmios tinham por costume enterrar os corpos dos mortos da maneira mais escrupulosa, sendo o cadáver cuidadosamente acompanhado de todas as marcas da sua identidade pessoal e familiar, como os seus pertences, objetos de uso, roupa e até mesmo as suas comidas prediletas?
. Na mitologia hindu, a morte é encarada como uma válvula de escape para o controle demográfico? Isto mesmo! Quando a “Mãe-Terra” torna-se sobrecarregada de pessoas vivas, ela apela ao deus Brahma que envia, então, a “mulher de vermelho” (que representa a morte na mitologia ocidental) para levar pessoas, aliviando assim, os recursos naturais e a sobrecarga populacional da “Mãe-Terra”.
. Na cultura chinesa, durante um velório, as pessoas costumam queimar dinheiro, casas de papel e bens materiais para assegurar a riqueza da alma? Que comidas como arroz, galinhas, vinhos, frutas e pães são ofertados ao morto a fim de evitar-lhe a fome?
. Entre os índios, logo depois da morte, muitas vezes ouvem-se gemidos ou barulhos estranhos na aldeia e a explicação dada é que o falecido está visitando pela última vez os lugares onde viveu?
. Na cultura africana, quando morre uma moça bonita, depois de bem vestida e ornamentada com bijuterias, ela é exposta sentada numa cadeira, com as costas apoiadas na parede, os olhos abertos e as mãos apoiadas sobre os joelhos? Dessa forma, os visitantes poderão contemplar ainda a sua beleza!
. O Dia dos Mortos no México é festejado de uma maneira muito interessante e peculiar, diferente do Brasil? Na noite de passagem do dia primeiro para dois de novembro,crê-se que os mortos vêm a terra para celebrar, comer, beber e cantar com seus amigos e familiares.
. A Pirâmide do Egito é o túmulo real, destinado ao faraó?
Dando início ao encontro, distribua para as pessoas presentes uma cópia da história “A montanha encantada dos gansos selvagens” de Rubem Alves, editado no sítio http://morganadeavalon.spaces.live.com/blog/cns!5ADA989A33E9A1C0!2131.entry a fim de que possam acompanhar a leitura que deverá ser realizada por um/a aluno/a.
Fonte: http://i.s8.com.br/images/books/cover/img8/143378.jpg
Após a leitura, converse com o público presente sobre o que sentiram ao ouvir a história; sobre a parte da história que mais gostaram e a que menos gostaram e por quê; sobre outro final que dariam a esta história...
Em seguida, releia a parte da história destacada abaixo e aproveite para falar sobre “o olhar do autor” acerca da morte, provavelmente influenciado por suas crenças, sua cultura, sua formação profissional, sua história de vida... Diga-lhes que as nossas concepções e as de pessoas de outras culturas frente à morte sofrem influência dos aspectos históricos, culturais, sociais, religiosos e também das tradições, crenças, mitos e superstições... como veremos nos “dossiês” produzidos pelos alunos.
Excerto da história:
“(...) Esta era a hora em que os velhos se punham a contar estórias. E falavam especialmente das montanhas mágicas.....
MONTANHAS MÁGICAS. Elas podem ser vistas lá longe, justo onde o sol estava se pondo. Eram altas, misteriosas, encantadas. A primavera durava sempre... Não havia calor nem frio demais. E havia um fruto encantado, vermelho como o sol e que, se comido, fazia com que os gansos fossem jovens para sempre.
Até os velhos e aleijados voltavam a ter os corpos de outrora, perfeitos, fortes, belos... E, sobretudo, lá não havia caçadores. - Se as montanhas mágicas são tão maravilhosas, por que é que não nos mudamos para lá? - perguntou Cheiro-de-Jasmim.
(...) Mas, por que partir, se a vida é tão boa? - É NECESSÁRIO PARTIR PARA CONTINUAR A VIVER, respondeu o velho ganso, adivinhando os pensamentos que passavam pela cabecinha de Cheiro-de-Jasmim... - Quando se fica mais leve, fica difícil viver aqui.
(...) UM DIA O CORAÇÃO DIZ QUE É PRECISO PARTIR PARA CONTINUAR A VIVER. Quando isso acontece, chegou a hora da DESPEDIDA... (...)”.
Prosseguindo, convide os grupos de alunos para compartilhar com todos os presentes os “dossiês” produzidos por eles, que deverão ficar expostos para que as pessoas vejam suas produções. Após as apresentações, abra espaço para perguntas e comentários acerca do trabalho realizado. Este é um momento rico em aprendizagem acerca do respeito mútuo, diálogo, solidariedade, convivência grupal, cooperação, cidadania, ética. Momento privilegiado de aprender a respeitar a diversidade cultural em relação à morte!
Para finalizar o encontro, apresente o vídeo e a letra da música "Love in the Afternoon", de Renato Russo, interpretada pela banda Legião Urbana, que trata do tema morte. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=RUuxLWYcm_c
Convide os presentes a circular pelo espaço destinado à exposição, ao som da música, para conhecerem os dossiês dos alunos.
Professor, sugerimos abaixo alguns sítios de informações sobre o assunto, para seu conhecimento ou para ser utilizado com os alunos durante o desenvolvimento da aula:
http://www.univates.br/ppgece/docs/PT_Marlise.pdf - A Organização de dossiês na construção de aprendizagens em cursos de graduação (Apresenta o conceito, componentes, etapas de elaboração/organização do dossiê e exemplo de um dossiê utilizado no Ensino Superior. Deve-se adaptar a proposta para o Ensino Fundamental)
http://books.google.com.br/books?id=Kqp1awQ-RCsC&pg=PA25&lpg=PA25&dq=projeto+falando+de+morte&source=bl&ots=1Oy6FCvQ_Y&sig=gxh8HkzRyEMWQeGBdNLZxStrubk&hl=pt-BR&ei=VRHOTMHZBMT48Aa769SUAQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=9&ved=0CDwQ6AEwCA#v=onepage&q=projeto%20falando%20de%20morte&f=false Educação para a Morte – Temas e Reflexões (Por Maria Júlia Kovács)
http://www.ip.usp.br/laboratorios/lem/projetos.htm Projetos – Laboratório de Estudos sobre a Morte (LEM)
http://www.partes.com.br/educacao/fomacaodocente.asp A Formação docente e a Educação para a Morte
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Aprendendo+a+lidar+com+a+morte Aprendendo a lidar com a morte
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-morte-431431.shtml Como lidar com a morte
http://www.revistapsicologia.com.br/materias/entrevistaAutor/m_entrevista_com_autor.htm ALÉM DA MORTE - Entrevista com o Autor: SUKIE MILLER
http://www.energia.com.br/professores/portaldasletras/morte/morte.html A MORTE EM VÁRIOS ÂNGULOS - A Poética da Morte na Cultura Brasileira.
http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=1128 LUTO E DEPRESSÃO: PERDAS E DANOS
http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u15.jhtm 2 de novembro - Finados: um dia para homenagear as pessoas mortas
Sugestão de livros de histórias sobre o tema “morte”:
BROWN, Laurie Krasny. Quando os dinossauros morrem. Um guia para entender a morte. Editora Salamandra, 1998.
MAZORRA, Luciana. O dia em que o passarinho não cantou. Editora Livro Pleno.
A avaliação deverá ser contínua, processual e diagnóstica durante todo o desenvolvimento da aula: acompanhar e avaliar os alunos nas diferentes etapas do processo de aprendizagem, compreender as estratégias utilizadas por eles na construção do conhecimento e organizar formas de intervenção adequadas às reais necessidades dos alunos e que possibilitem avanços cognitivos.
Autoavaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nos momentos da aula propostos pelo professor.
Avaliação dos alunos pelo professor: Respeito aos momentos de fala e de escuta e às opiniões dos colegas. Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Avaliar se os alunos foram capazes de construir coletivamente um conceito sobre “morte”; produzir síntese grupal de textos que abordam o tema “morte” e buscar as semelhanças e diferenças entre eles e o conceito de morte elaborado pela turma; pesquisar para conhecer os rituais, as crenças, os costumes, as tradições e os significados atribuídos à morte pelas diferentes culturas; produzir um “dossiê” sobre as curiosidades e as peculiaridades culturais diante da morte e fazer a ilustração dos mesmos; realizar divulgação dos “dossiês” em um encontro com a comunidade escolar; respeitar a diversidade cultural em relação à morte.
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