Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Mortos e desaparecidos na ditadura militar

 

21/03/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá mais sobre o período da ditadura civil e militar que ocupou o poder no País durante as duas décadas que se seguiram ao Golpe de 1964. O principal objetivo da aula é recuperar um pouco da trajetória da vida de 384 brasileiros. Em sua larga maioria, esses brasileiros eram opositores políticos da ditadura, foram mortos ou estão desaparecidos por ação de autoridade pública entre 1962 e 1985.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário trabalhar previamente com os alunos a Ditadura Militar (1964-1985), sua estrutura de repressão e formas políticas de resistência.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 

O foco da aula é estudar a Ditadura Militar (1964-1985), colocando o centro da discussão nos mortos e desaparecidos por ação de autoridade pública entre 1962 e 1985. O reconhecimento de responsabilidade por parte do Estado na morte ou desaparecimento desses brasileiros ocorreu em 2007 com o lançamento do livro Direito à Verdade e à Memória, (Link direto: http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf - Memórias Reveladas, acesso em: 15 mar.2011) da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Imagem 1

Direito à memoria e à verdade Livro-relatório Direito à Memória e à Verdade editado pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, ligada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

 

No entanto, é de extrema importância revisar os conhecimentos sobre a ditadura militar.

Atividade 1

Iniciaremos nossa atividade com uma revisão sobre o período em questão.

Exibir os vídeos para os alunos e disponibilizar os textos abaixo:

Vídeo 1: História do Brasil por Boris Fausto - Regime Militar

 (disponível no Portal do Professor)

 

Vídeo 2: Contos da Resistência (TV Câmara)

 (disponível no Portal do Professor)

 

 

Texto 1: HistóriaNet - 31 de março: O Golpe Militar  (Link direto - http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=291 | acesso em: 7 nov.2010)

Texto 2: OUL Educação - Breve história do regime militar   (Link direto - http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/historia-regime-militar.jhtm | acesso em: 7 nov.2010)

Fazer um seminário com os alunos logo após a exibição dos vídeos e a leitura dos textos. Pautar a discussão com as seguintes perguntas:

a. Quem implantou a Ditadura Militar?

b. Porque implantaram a Ditadura Militar?

c. Quando e quanto tempo durou a Ditadura Militar?

d. Como acabou a Ditadura Militar?

e. Quem foi vítima da Ditadura Militar?

f. É possível voltar a ter outra Ditadura Militar? Como evitar?

g. Onde estão aqueles que implataram a Ditadura Militar?

Atividade 2

Dividir a turma em seis grupos. Cada grupo ficará responsável por um personagem.

Grupo 1: Maurico Grabois

Imagem 2

Mauricio Grabois Militante Mauricio Grabois

Exibir o vídeo da OAB/RJ - Mauricio Grabois  (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=b_lrjkAWAZk | acesso em: 7 nov.2010)

Procurar a biográfia de Mauricio Grabois no livro "Direito à Memória e à Verdade"   (pág229) (Link direto - http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)

Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.

Grupo 2: David Capistrano

Imagem 3

David Capistrano Militante David Capistrano

Exibir o vídeo da OAB/RJ - David Capistrano (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=8iuME1ahNX4&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)

Procurar a biográfia de David Capistrano no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág373) (Link direto - http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)

Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.

Grupo 3: Fernando Santa Cruz

Imagem 4

 Fernando Santa Cruz Militante Fernando Santa Cruz

 

Exibir o vídeo da OAB/RJ - Fernando Santa Cruz (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=Bs2dRZgXzd0&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)

Procurar a biográfia de Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág371) (Link direto - http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)

Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.

Grupo 4: Heleny Ferreira Telles Guariba

Imagem 5

Heleny Ferreira Telles Guariba Militante Heleny Guariba

Exibir o vídeo da OAB/RJ - Heleny Guariba (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=T3rlDbradgc | acesso em: 7 nov.2010)

Procurar a biográfia de Heleny Ferreira Telles Guariba no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág167) (Link direto - http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)

Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.

Grupo 5: Sônia Maria de Moraes Angel Jones

Imagem 6

Sonia Maria de Moraes Angel Jone Militante Sônia Moraes Angel

Exibir o vídeo da OAB/RJ - Sônia Moraes Angel (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=9FRxpGvx7Mc&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)

Procurar a biográfia de Sônia Maria de Moraes Angel Jones no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág363) (Link direto - http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)

Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.

Grupo 6: Ana Rosa Kucinski Silva

Imagem 7

Ana Rosa Kucinski Silva Militante Ana Rosa Kucinski Silva

Exibir o vídeo da OAB/RJ - Ana Rosa Kucinski Silva (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=BDLU3NOk4Rc&feature=related | acesso em: 7 nov.2010)

Procurar a biográfia de Ana Rosa Kucinski Silva no livro "Direito à Memória e à Verdade" (pág380) (Link direto - http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/livrodireitomemoriaeverdadeid.pdf)

Os alunos deverão alencar e apresentar as caracteristicas mais importantes de sua vida e militância.

 

Atividade 3

Vídeo 1: Videocast Pablo Villaça: Quem eram os terroristas? (Link direto - http://www.youtube.com/watch?v=eYKBoiPZoCM&feature=player_embedded#! | acesso em: 7 nov.2010)

Com a ajuda de dicionário e, se possível, com outros professores (Filosofia e Sociologia), definir com os alunos o que é ser terrorista. Observe nas biografias estudadas pelos alunos e destaque os seguintes aspectos:

a. Como estava a situação do País no período da militância?

b. Por que lançaram mão do recurso da luta armada?

c. Até onde vai o limite para se lutar contra um governo que foi imposto pelas armas?

d. Em que concordam e em que discordam das ações dessas pessoas?

Imagem 8

Cartaz de Procurados Cartaz de "Terroristas Procurados" com foto de militântes das organizações de esquerda 

 

Conclusão

A partir da discussão em sala de aula, reunindo os textos produzidos, os alunos deverão ser capazes de entender as diversas formas de militância política de esquerda contrárias ao regime militar iniciado em 1964. Deverão compreender, também, quais foram as formas de repressão e as ações do governo militar (1964-1985).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Regime Militar Vídeo
Recursos Complementares

Memória do Regime Militar - Veja Online (Link direto - http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/regime_militar/abre.html | acesso em: 8 nov.2010)

Cronologia da Ditadura Militar (Link direto http://www.sohistoria.com.br/ef2/ditadura/p3.php | acesso em: 15 mar.2011)

Depoimento do cantor Geraldo Azevedo, sobre a ditadura militar no programa do Jô - Parte1 | Parte2   (Link direto parte1 - http://www.youtube.com/watch?v=LaLZopJPfVE - Link direto parte2 http://www.youtube.com/watch?v=zkE4YldFfyA&feature=related | acesso em: 8 nov.2010)

Avaliação

Peça aos alunos que escolham um dos personagens apresentados em sala de aula e elaborem um texto, com cerca de 30 linhas, conjugando a discussão da militância e a denominação de "terrorista" de que muitos são acusados.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria S. Tavares, Colégio Cinecista , Rio de Janeiro - disse:
    mariasaletewv@outlook.com

    25/07/2014

    Quatro estrelas

    Legal.! Gostei. Melhor se um grupo de interessados expusesse, também, tipos de ditadura(s) dissimuladas/ veladas, visto que esta última é mais difícil de identificar, uma vèz que ela tenta se passar por democracia e fica ¨ enrolando¨ e é tão eficaz em enganar. Pense nisso com carinho, p/ favor, sim ?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.