22/11/2010
Ligia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Filosofia | História da filosofia |
Ensino Médio | História | Poder |
- Importância da Igreja para a formação da mentalidade medieval;
- nascimento das universidades e o desenvolvimento da escolástica;
- relação Igreja-Estado no período medieval;
- estruturação das ordens monásticas e sua importância social.
Noções sobre a cultura, sociedade e política da sociedade medieval.
INTRODUÇÃO
Para iniciar a aula sobre a espiritualidade medieval, o professor deverá explicar ao aluno a importância do papel da Igreja na sociedade medieval e da presença constante da religião na vida e cotidiano das pessoas.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá iniciar a aula apresentando as imagens abaixo:
Imagem 1: http://www.enciclopedia.com.pt/images/articles/urbano_ii.jpg
Imagem 3: http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/velocidade/RP_Fabio/Monge.jpg
Imagem 4: http://2.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SurqDBFZ3MI/AAAAAAAAHLU/RzHru3rGzoQ/s640/Monges+cantando.jpg
Questione seus alunos: quais as funções exercidas pelos monges (imagens 2, 3 e 4)? Quem era o Papa? Quais suas funções e importância para a sociedade medieval?
Em seguida, após a discussão, o professor deverá apresentar à turma o texto disponível em:
http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/a-igreja-medieval.htm
Com os estímulos das imagens e do texto apresentados, o professor deverá propor uma atividade em pequenos grupos de quatro a cinco alunos, que deverão realizar uma pesquisa no Laboratório de Informática sobre os seguintes elementos:
- o clero secular (http://gloriadaidademedia.blogspot.com/2008/02/o-clero-primeira-classe-da-sociedade.html);
- as ordens monásticas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_religiosa).
Em seguida, os alunos deverão apresentar um pequeno texto esquemático caracterizando ambos os elementos, dando especial ênfase a suas principais diferenças, similitudes e formas de atuação.
SEGUNDA AULA
O professor deverá iniciar a aula com a seguinte pergunta:
Em seguida, deverá apresentar os seguintes texto e vídeo, disponíveis em:
- http://educalara.vilabol.uol.com.br/universidade.htm
- http://www.youtube.com/watch?v=DY394suvOEk
Com base no texto e vídeo exibido, iniciar um debate em um seminário com os alunos, atentando para os seguintes aspectos da Universidade medieval:
- Com que propósito ela nasceu?
- Quais as suas características?
- Quem eram os seus professores e estudantes?
- Quais as suas funções?
- Quais as principais Universidades fundadas durante a Idade Média?
TERCEIRA AULA
Atividade
Para a terceira aula, pedir aos alunos que se reúnam em grupos de cinco ou seis alunos para que escrevam um texto comparativo (20-25 linhas) entre as Universidades de hoje e as medievais. Sugerimos ainda que os alunos, com base nos textos escritos, façam um quadro esquemático, comparando a Universidade Medieval e a Universidade Contemporânea. Os aspectos a serem comparados são os seguintes:
- professores (quem são, de onde vêm, etc.); -
alunos (quem são, de onde vêm, etc.);
- forma de inclusão;
- localização das principais universidades;
- disciplinas oferecidas.
CONCLUSÃO
Os alunos deverão compreender a relação entre Igreja e educação no período medieval. A Igreja controlava desde o ensino mais básico até o nível universitário, condicionando o pensamento da época às suas vontades. Com a estruturação das ordens monásticas, desenvolveu-se um pensamento mais social, voltado à ajuda ao próximo. Essas ordens em muito contestaram a atuação do Papado e do clero secular.
O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante os debates propostos. Os textos, por sua vez, devem ser avaliados em seu conteúdo e consistência.
Cinco estrelas 1 classificações
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18/04/2013
Cinco estrelasmuito boa..!