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O sagrado e o profano: a espiritualidade medieval

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ligia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Filosofia História da filosofia
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Importância da Igreja para a formação da mentalidade medieval;

- nascimento das universidades e o desenvolvimento da escolástica;

- relação Igreja-Estado no período medieval;

- estruturação das ordens monásticas e sua importância social.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre a cultura, sociedade e política da sociedade medieval.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

Para iniciar a aula sobre a espiritualidade medieval, o professor deverá explicar ao aluno a importância do papel da Igreja na sociedade medieval e da presença constante da religião na vida e cotidiano das pessoas.   

DESENVOLVIMENTO 

Primeira aula 

O professor deverá iniciar a aula apresentando as imagens abaixo:

Imagem 1: http://www.enciclopedia.com.pt/images/articles/urbano_ii.jpg

Imagem 2:http://4.bp.blogspot.com/_MUBGHe75vkE/TIVADp1a2dI/AAAAAAAAAEc/FUCyQZndskE/s400/cidMedieval_escola.jpg  

Imagem 3: http://www.labjor.unicamp.br/comciencia/img/velocidade/RP_Fabio/Monge.jpg  

Imagem 4: http://2.bp.blogspot.com/_L-aIG-7AW7I/SurqDBFZ3MI/AAAAAAAAHLU/RzHru3rGzoQ/s640/Monges+cantando.jpg 

Questione seus alunos: quais as funções exercidas pelos monges (imagens 2, 3 e 4)? Quem era o Papa? Quais suas funções e importância para a sociedade medieval?

Em seguida, após a discussão, o professor deverá apresentar à turma o texto disponível em:

http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/a-igreja-medieval.htm  

Com os estímulos das imagens e do texto apresentados, o professor deverá propor uma atividade em pequenos grupos de quatro a cinco alunos, que deverão realizar uma pesquisa no Laboratório de Informática sobre os seguintes elementos:  

- o clero secular (http://gloriadaidademedia.blogspot.com/2008/02/o-clero-primeira-classe-da-sociedade.html);  

- as ordens monásticas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_religiosa).  

Em seguida, os alunos deverão apresentar um pequeno texto esquemático caracterizando ambos os elementos, dando especial ênfase a suas principais diferenças, similitudes e formas de atuação.

SEGUNDA AULA

O professor deverá iniciar a aula com a seguinte pergunta:

  •  Qual a importância da Universidade para vocês?

Em seguida, deverá apresentar os seguintes texto e vídeo, disponíveis em:

- http://educalara.vilabol.uol.com.br/universidade.htm   

- http://www.youtube.com/watch?v=DY394suvOEk   

Com base no texto e vídeo exibido, iniciar um debate em um seminário com os alunos, atentando para os seguintes aspectos da Universidade medieval:

- Com que propósito ela nasceu?

- Quais as suas características?

- Quem eram os seus professores e estudantes?

- Quais as suas funções?  

- Quais as principais Universidades fundadas durante a Idade Média?

TERCEIRA AULA

Atividade

Para a terceira aula, pedir aos alunos que se reúnam em grupos de cinco ou seis alunos para que escrevam um texto comparativo (20-25 linhas) entre as Universidades de hoje e as medievais. Sugerimos ainda que os alunos, com base nos textos escritos, façam um quadro esquemático, comparando a Universidade Medieval e a Universidade Contemporânea. Os aspectos a serem comparados são os seguintes:

- professores (quem são, de onde vêm, etc.); -

 alunos (quem são, de onde vêm, etc.);

- forma de inclusão;

- localização das principais universidades;

- disciplinas oferecidas.   

CONCLUSÃO

Os alunos deverão compreender a relação entre Igreja e educação no período medieval. A Igreja controlava desde o ensino mais básico até o nível universitário, condicionando o pensamento da época às suas vontades. Com a estruturação das ordens monásticas, desenvolveu-se um pensamento mais social, voltado à ajuda ao próximo. Essas ordens em muito contestaram a atuação do Papado e do clero secular.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como seus conhecimentos demonstrados durante os debates propostos. Os textos, por sua vez, devem ser avaliados em seu conteúdo e consistência.

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