14/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Contextualização |
A mudança de parâmetros proposta pelas vanguardas artísticas;
O trabalho de artistas que agregaram objetos em sua prática artística, como Marcel Duchamp;
Produzir um objeto-obra;
Não há conhecimentos prévios para esta aula.
A presente proposta visa fazer os alunos pensarem à respeito do uso de objetos nas Artes Visuais. Para isso são apresentadas algumas possibilidades de abordagem para o tema:
1a atividade:
Iniciar a aula dividindo a turma em pequenos grupos. Para realizar a atividade, é importante que cada grupo expresse suas opiniões, independente de conhecerem as obras. O professor pode ajudar os debates em cada grupo, mas deve evitar neste momento, maiores informações para os alunos.
Entregar a cada grupo diferentes reproduções de ready-mades de Marcel Duchamp e pedir que eles as discutam e analisem pautados pelas seguintes questões (que seguem o modelo adaptado da proposta de Image Watching de Robert Ott):
- Descrevendo
O que você vê nesta imagem?
Enumere as características do objeto.
- Analisando
A obra se parece com quê?
Sobre o que você acha que ela trata?
De qual período você acha que ela é?
Qual a mensagem que o artista passa através dessa obra?
Se parece com objetos artísticos que você já viu?
Como você acha que foi a reação das pessoas ao ver esta obra?
- Interpretando
O que você sente ao ver esta obra?
Você enquadraria isto como uma obra de arte?
Você gosta ou não? Por quê?
Sugestão de imagens:
A Fonte
http://www.bluetravelguide.com/photosBTG/00/00/05/55/ME0000055574_3.JPG
Um Ruído Secreto
Porta garrafas
http://www.niteroiartes.com.br/cursos/la_e_ca/imagens/porta_garrafasg.jpg
Prevenindo um braço quebrado
http://www.surrealists.co.uk/artistsimages/MarcelDuchamp-Readymade-Inadvanceofthebrokenarm1915.jpg
Roda de bicicleta
http://www.artesdoispontos.com/foco/roda-de-bicicleta.jpg
O Belo Ar de Paris
http://alephaleph.blogspot.com/MDuchamp1D%5B1%5D.jpg
2a atividade:
Pedir que cada grupo apresente suas imagens associadas às conclusões as quais chegaram.
Motivar os demais grupos a darem suas opiniões, contrapondo as conclusões que tiraram de cada imagem.
Encerrar a atividade, complementando as discussões com o próximo passo da proposta Imagem Wathing:
- Fundamentando
Trata-se do momento de trazer o conhecimento adicional disponível no campo da História da Arte, a respeito da obra e do artista que estão sendo objeto de estudo. A intenção é ampliar do conhecimento e não de convencimento do aluno a respeito do valor da obra de arte.
Explicar aos alunos que a arte moderna trouxe consigo mudanças na forma de pintar, mas também abre a oportunidade de trabalhar de uma forma até então nunca imaginadas como possibilidades artísticas. Esse raciocínio é decorrente do pensamento de “arte total” que visava expandir os limites das manifestações artísticas para além de pinturas, desenhos e esculturas.
Com a expansão do fazer artístico, muitos artistas utilizaram objetos para fazer sua arte e propor novas questões. Talvez o maior exemplo disso sejam os ready-mades de Marcel Duchamp. O artista iniciou sua carreira na pintura, mas abandonou este formato artístico para se dedicar a uma arte que confronte as convenções do público, às instituições que controlavam as galerias e etc.
"Nu descendo uma escada" estão na confluência entre o Cubismo e o Futurismo. Trata-se de um quadro simultaneista, que faz análises do espaço e do movimento. O quadro foi mal visto pelos curadores da época, o que fez Duchamp abandonar a pintura.
Esses objetos começam a surgir em sua obra a partir de 1913, e ganham o nome de "ready-made" (pronto para usar), isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários.
O professor pode usar como exemplo as imagens da 1a atividade para exemplificar o conceito. Além daqueles, ainda há um "ready-made" extremamente célebre: uma reprodução da Monalisa de Leonardo da Vinci, onde Duchamp acrescenta bigodes, na tentativa de afrontar um objeto cultuado da História da Arte:
LHOOQ
http://4.bp.blogspot.com/_2iIo30Tj3bw/S7B6F9wiA9I/AAAAAAAAJfg/o2yQha5gfUM/s1600/duchamp-LHOOQ.jpg )
3a atividade:
Neste momento, pode-se propor uma outra forma de pensar a proposta de Duchamp, através do trabalho prático. Neste momento, é possível seguir o último passo do Image Wathing:
- Revelando
Encerrado o momento de discussão, é importante dar ao aluno a oportunidade de revelar, através do Fazer Artístico, o processo de construção de conhecimento por ele vivenciado.
Peça que cada grupo de alunos criem um objeto artístico pensando nos conceitos trabalhados. Observar que o processo de retirada do seu contexto original é de extrema importância para evitar que o ato caia na gratuidade. Os grupos devem escolher o objeto, interferir nele e apresentar para a turma sua criação e o que pautou a escolha e seu desenvolvimento.
Sobre "arte total", ver:
BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. Pgs. 26 e 27
Sobre Duchamp e os Ready-Mades, ver:
A avaliação deve contrapor a primeira observação dos alunos sobre os ready-mades, feita ainda sem conhecê-los nas primeiras etapas do Image Wachting e a apresentação do objeto criado pelo grupo no final do processo.
Deve-se observar se os alunos conseguem compreender a relação crítica proposta por Duchamp entre arte e objeto.
Cinco estrelas 1 classificações
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17/02/2012
Cinco estrelasMuito Boa sua aula! Gostei e vou copiar.