Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Objetos na Arte

 

14/02/2011

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A mudança de parâmetros proposta pelas vanguardas artísticas;

O trabalho de artistas que agregaram objetos em sua prática artística, como Marcel Duchamp;

Produzir um objeto-obra;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

A presente proposta visa fazer os alunos pensarem à respeito do uso de objetos nas Artes Visuais. Para isso são apresentadas algumas possibilidades de abordagem para o tema:

1atividade:

Iniciar a aula dividindo a turma em pequenos grupos. Para realizar a atividade, é importante que cada grupo expresse suas opiniões, independente de conhecerem as obras. O professor pode ajudar os debates em cada grupo, mas deve evitar neste momento, maiores informações para os alunos.

Entregar a cada grupo diferentes reproduções de ready-mades de Marcel Duchamp e pedir que eles as discutam e analisem pautados pelas seguintes questões (que seguem o modelo adaptado da proposta de Image Watching de Robert Ott):

- Descrevendo

O que você vê nesta imagem?

Enumere as características do objeto.

- Analisando

A obra se parece com quê?

Sobre o que você acha que ela trata?

De qual período você acha que ela é?

Qual a mensagem que o artista passa através dessa obra?

Se parece com objetos artísticos que você já viu?

Como você acha que foi a reação das pessoas ao ver esta obra?   

- Interpretando

O que você sente ao ver esta obra?

Você enquadraria isto como uma obra de arte?

Você gosta ou não? Por quê?

Sugestão de imagens:

A Fonte

http://www.bluetravelguide.com/photosBTG/00/00/05/55/ME0000055574_3.JPG    

Um Ruído Secreto

http://lh3.ggpht.com/_JDE7aUYVW24/Sm-6v7vwWfI/AAAAAAAAB44/21Krpsekrto/11+Marcel+Duchamp+%E2%80%93+Barulho+Secreto+-+1916.jpg  

Porta garrafas

http://www.niteroiartes.com.br/cursos/la_e_ca/imagens/porta_garrafasg.jpg  

Prevenindo um braço quebrado

http://www.surrealists.co.uk/artistsimages/MarcelDuchamp-Readymade-Inadvanceofthebrokenarm1915.jpg  

Roda de bicicleta

http://www.artesdoispontos.com/foco/roda-de-bicicleta.jpg  

O Belo Ar de Paris

http://alephaleph.blogspot.com/MDuchamp1D%5B1%5D.jpg  

 

2atividade:

Pedir que cada grupo apresente suas imagens associadas às conclusões as quais chegaram.

Motivar os demais grupos a darem suas opiniões, contrapondo as conclusões que tiraram de cada imagem.

Encerrar a atividade, complementando as discussões com o próximo passo da proposta Imagem Wathing:

- Fundamentando

Trata-se do momento de trazer o conhecimento adicional disponível no campo da História da Arte, a respeito da obra e do artista que estão sendo objeto de estudo. A intenção é ampliar do conhecimento e não de convencimento do aluno a respeito do valor da obra de arte.

Explicar aos alunos que a arte moderna trouxe consigo mudanças na forma de pintar, mas também abre a oportunidade de trabalhar de uma forma até então nunca imaginadas como possibilidades artísticas. Esse raciocínio é decorrente do pensamento de “arte total” que visava expandir os limites das manifestações artísticas para além de pinturas, desenhos e esculturas.  

Com a expansão do fazer artístico, muitos artistas utilizaram objetos para fazer sua arte e propor novas questões. Talvez o maior exemplo disso sejam os ready-mades de Marcel Duchamp. O artista iniciou sua carreira na pintura, mas abandonou este formato artístico para se dedicar a uma arte que confronte as convenções do público, às instituições que controlavam as galerias e etc.

"Nu descendo uma escada" estão na confluência entre o Cubismo e o Futurismo. Trata-se de um quadro simultaneista, que faz análises do espaço e do movimento. O quadro foi mal visto pelos curadores da época, o que fez Duchamp abandonar a pintura.

http://1.bp.blogspot.com/_8Lru3upIKVg/TD4V0Iu4mfI/AAAAAAAAA5c/UTkxa1u1aTM/s1600/duchamp_nu-descendo-escada.jpg  

Esses  objetos começam a surgir em sua obra a partir de 1913, e ganham o nome de "ready-made" (pronto para usar), isto é, objetos encontrados já prontos, às vezes acrescentando detalhes, outras vezes atribuindo-lhes títulos arbitrários.

O professor pode usar como exemplo as imagens da 1a atividade para exemplificar o conceito. Além daqueles, ainda há um "ready-made" extremamente célebre: uma reprodução da Monalisa de Leonardo da Vinci, onde Duchamp acrescenta bigodes, na tentativa de afrontar um objeto cultuado da História da Arte:

.

LHOOQ

http://4.bp.blogspot.com/_2iIo30Tj3bw/S7B6F9wiA9I/AAAAAAAAJfg/o2yQha5gfUM/s1600/duchamp-LHOOQ.jpg   ) 

 

3atividade:

Neste momento, pode-se propor uma outra forma de pensar a proposta de Duchamp, através do trabalho prático. Neste momento, é possível seguir o último passo do Image Wathing:    

- Revelando

Encerrado o momento de discussão, é importante dar ao aluno a oportunidade de revelar, através do Fazer Artístico, o processo de construção de conhecimento por ele vivenciado.

Peça que cada grupo de alunos criem um objeto artístico pensando nos conceitos trabalhados. Observar que o processo de retirada do seu contexto original é de extrema importância para evitar que o ato caia na gratuidade. Os grupos devem escolher o objeto, interferir nele e apresentar para a turma sua criação e o que pautou a escolha e seu desenvolvimento.

Recursos Complementares

Sobre "arte total", ver:

BARBOSA, Ana Mae; AMARAL, Lilian (org.). Interterritorialidade: mídias, contextos  educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2008. Pgs. 26 e 27

 

Sobre Duchamp e os Ready-Mades, ver:

http://educacao.uol.com.br/biografias/Marcel-Duchamp.jhtm

http://www.niteroiartes.com.br/cursos/la_e_ca/dada1.html  

Avaliação

A avaliação deve contrapor a primeira observação dos alunos sobre os ready-mades, feita ainda sem conhecê-los nas primeiras etapas do Image Wachting e a apresentação do objeto criado pelo grupo no final do processo.

Deve-se observar se os alunos conseguem compreender a relação crítica proposta por Duchamp entre arte e objeto.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.