13/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Não é necessário.
1º MOMENTO:
O professor dará inicio a aula conversando com as crianças sobre a bola fazendo alguns questionamentos tais como:
Quem tem bola em casa?
Quem conhece alguma brincadeira que podemos realizar com a bola?
Que jogos você conhece que jogamos com a bola?
O professor registrará as falas das crianças na lousa ou papel madeira.
O professor conversará com as crianças sobre as brincadeiras que podemos realizar com a bola. Depois, questionará: quem sabe alguma brincadeira com a bola? Como se brinca? O professor deverá apresentar para as crianças outras brincadeiras que podemos realizar com a bola. Depois da discussão, o professor combinará com a turma a realização de algumas brincadeiras citadas. A turma poderá brincar na quadra ou outro local da escola. Após esse momento, as crianças poderão registrar com escrita/desenhos o que vivenciaram, utilizando cartolina, papel madeira, lápis de cor, hidrocor, lápis cera, etc.
2º MOMENTO:
Dando continuidade a aula, o professor fará um levantamento dos jogos que podemos realizar com a bola, listando na lousa ou papel madeira os conhecimentos prévios das crianças, expondo no mural da sala as respostas das crianças. Depois, o professor lerá algumas informações sobre a invenção da bola, como começou, sua evolução, etc. Como atividade de pesquisa, as crianças pesquisarão em casa com ajuda de um adulto, em jornais, revistas, internet, etc, mais informações acerca do assunto. Na sala de aula, as crianças apresentarão o que pesquisaram. Como atividade de registro, as crianças poderão representar com desenhos as informações adquiridas, utilizando os materiais disponíveis da sala de aula.
Link para consulta sobre a invenção da bola: http://pt.fifa.com/worldfootball/news/newsid=1117322.html
Fonte: http://www.brasilcultura.com.br/antropologia/brincadeiras-folcloricas/
3º MOMENTO:
O professor poderá levar para a sala de aula vários tipos de bolas ou imagens, questionando: alguém conhece algumas dessas bolas? Que jogo podemos utilizar essa bola? Quem sabe algum jogo? Existem regras para jogar? Podemos usar mesma bola para todos os jogos, ou bolas diferentes? Neste momento, faça um levantamento com a turma sobre os jogos e os tipos de bolas que as crianças conhecem, escrevendo na lousa ou papel madeira. Como atividade de pesquisa, o professor solicitará que as crianças pesquisem em casa em revistas, jornais, internet, etc, com ajuda de um adulto, imagens de diferentes tipos de bolas e informações sobre algum dos jogos citados no levantamento prévio feito no início da aula.
Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1276&bih=569&tbs=isch%3A1&sa=1&q=bola+de+gude&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=
http://givablogado.blogspot.com/2009/10/top-10-brincadeiras-de-menino-e-suas.html
Fonte: http://www.goldensport.com.br/index.asp?secao=1&categoria=18
4º MOMENTO:
Na roda com as crianças, o professor iniciará uma conversa sobre as regras estabelecidas nos jogos, explicando para a turma que para acontecer um jogo, existem regras a serem cumpridas. Após a discussão, o professor poderá sugerir um campeonato com algum jogo sugerido no momento anterior (3º momento). Depois da escolha de um dos jogos, o professor discutirá as regras do jogo com as crianças. Para este momento, as crianças poderão convidar outra turma da escola para participar do evento. Para o dia combinado, um dos pais das crianças ou o (a) professor(a) de educação física, marcará o jogo.
Sugestões de links:
http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Brincadeiras+para+todas+as+idades
O professor deverá observar se o aluno:
Conhece algumas brincadeiras que podemos realizar com a bola;
Identifica alguns tipos de bola;
Ler e interpreta textos e imagens;
Elabora desenhos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!