05/01/2011
Marileusa de Oliveira Reducino, Elizabete Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
• Conhecer as manifestações urbanas do grafite e da pichação.
• Discutir noções sobre espaço urbano público e privado.
• Trabalhar em grupo para desenvolver o projeto de um grafite para ser reproduzido na escola.
• Aprender a fazer e utilizar um blog.
• Conhecer um pouco a respeito da legislação brasileira referente à atividade da pichação e do grafite no meio urbano.
Opiniões e conhecimentos que os alunos trazem de fora da escola a respeito da pichação e do grafite.
Ter noções básicas sobre a utilização da WxCam e Kword do UCA.
O tema do grafite e da pichação é polêmico por estas atividades serem consideradas por muitos ligadas à arte marginal e ao vandalismo. Mas é um assunto que faz parte do cotidiano dos alunos que vivem no contexto urbano. Portanto, é um tema significativo que deve ser enfrentado em sala de aula.
As aulas serão realizadas com o auxílio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo: Kword [Iniciar -> Aplicativos -> KWord]; WxCam [Iniciar -> Aplicativos -> Multimídia]; Mozilla Firefox [Iniciar -> Aplicativos -> Internet].
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5- O professor poderá solicitar junto à direção da escola a autorização para que os alunos façam um grafite em um muro ou outro local da escola.
6- Uma vez que haja a possibilidade de realizar o grafite na escola, o professor deve pedir aos alunos que criem um BLOG para a turma registrar as etapas do projeto. A cada nova etapa do projeto deve-se registrar no blog os passos dados: decisões, idéias, pesquisas, etc. Os registros devem ser feitos em forma de textos (utilizando o Kword), fotografias, videos, entrevistas (utilizando a WxCam do UCA). A rede Internet disponibiliza vários sites para a criação de blogs, inclusive com vídeos explicativos a respeito do assunto. Um deles é o: http://fazerblogs.com/como-criar-um-blog-blogspot/ O site acima ensina passo a passo a criação de um blog.
7- Discutir com os alunos em que locais da cidade foram coletadas as imagens solicitadas na tarefa de casa e que tipo de linguagem elas apresentam (desenhos, letras, cores, etc). As imagens podem ser postadas no blog, juntamente com a referência do local onde se encontram na cidade.
8- Conversar com os alunos a respeito da atividade de grafiteiros e pixadores: se eles trabalham em grupo, individualmente, à noite, de dia, tipos de tintas (spray, pincel), códigos utilizados. A partir da conversa o professor propõe um tema, como por exemplo, “Oceano” ou algum outro tema sugerido pela turma para a criação de um grafite na escola. |
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9- Tendo escolhido o tema para a realização do grafite, dividir a turma em grupos (máximo 6 alunos) para que cada grupo elabore uma parte do projeto (em desenho, com cores ou preto e branco, sobre papel). Cada parte irá originar um grafite coletivo.
10-Terminar os desenhos feitos pelos grupos para a realização do grafite e fotografá-los com a WxCam para postá-los no blog.
11- O professor auxiliará na união das diferentes partes dos desenhos realizados pelos grupos para gerar um único projeto. Isso poderá ser feito utilizando-se o Kpaint do laptop, que permite copiar e editar (cortar, colar) imagens. Após a união dos desenhos em um único projeto, o mesmo deverá ser postado no blog.
12- Organizar o material para a realização do grafite juntamente com os alunos (tintas e pincéis ou spray). Início da realização do grafite no local definido. Solicitar aos alunos que registrem o processo de trabalho com a WxCam do laptop, por meio de fotografias e vídeos. Postar esses registros no blog. |
Vídeo sobre o trabalho dos grafiteiros Gêmeos que tem sido convidados a realizar grafites em diversos lugares do mundo: http://www.youtube.com/watch?v=nbw2a4yOC80 O link abaixo apresenta vídeo sobre as origens do grafite, arte urbana norte-americana e linguagem de protesto que, juntamente com o break dance e o rap, formou o movimento Hip Hop em Nova York. O vídeo investiga como o grafite foi incorporado à cultura brasileira. http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15367 Observação: Duração: 5 min. Todas as instruções necessárias para executar os recursos podem ser acessadas pelo link: |
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Pichar é Legal? Texto desenvolvido para palestra nas Escolas da Rede Pública de Ensino em Curitiba-PR, com o intuito de esclarecer o corpo docente e discente, sobre os aspectos legais em relação aos temas: Pichação, Grafitagem. Neste texto apresenta-se a legislação atual sobre o tema e a experiência da cidade de Curitiba a respeito do assunto. O texto pode ser acessado em: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3184
A avaliação deve ser processual, considerando a participação dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, a lista de critérios estabelecidos logo acima (quadro Avaliação) apontam para critérios mais específicos que podem ser empregados no processo avaliativo.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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31/10/2012
Cinco estrelasExcelente materia via internet, serviu como referencia para trabalhar com meus alunos em sala de aula.