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Vestuário na Arte

 

11/02/2011

Autor y Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O uso do vestuário na arte moderna e contemporânea;

Comparar a obra de Flávio de Carvalho com a de Helio Oiticica, levando-se em consideração que ambos utilizaram o vestuário enquanto forma expressiva;

Propor uma roupa-obra;

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimentos prévios para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula conversando acerca de como a roupa sempre esteve presente nas representações artísticas. E que ao longo dos anos elas deixaram de ser coadjuvantes para serem elementos centrais nas obras de arte de alguns artistas. Dessa forma, o professor pode propor uma primeira atividade que sirva de aquecimento para familiarizar os alunos com o tema:

1a atividade:

Focando no vestuário, dividir a turma em duplas ou trios e oferecer à eles uma imagem. Pedir que observem e analisem a imagem a partir das seguintes questões:

   - Descreva a imagem.

   - Como é a roupa do(s) personagem(ns) nesta obra?

   - Quem é esta pessoa? (o aluno tem liberdade para colocar o que acha.)

   - Qual técnica você acha que o artista usou para fazer esta obra? (Se parece pintura, escultura, desenho...)  

   - Na sua opinião, qual é o papel da roupa nesta obra?

Sugestão de imagens:  

Velázquez (pintura)

http://www.navigo.com/wm/paint/auth/velazquez/velazquez.olivares.jpg

Bernini (escultura)

http://blog.cancaonova.com/fotosquefalam/files/2008/02/bernini-teresa.jpg

Ingres (pintura)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/89/Jean_auguste_dominique_ingres_princesse_albert_de_broglie.jpg

Ingres (desenho)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fc/1818-Famille-Stamaty-Ingres.jpg

Dürer (gravura)

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/imprimis.arteblog.com.br/images/gd/1175976718/MELANCOLIA-I-de-DURER.jpg   

Renoir (pintura)

http://4.bp.blogspot.com/_iRIWQ23R4q0/S_PMVlrMq5I/AAAAAAAAAB8/3mEa_K4VRLE/s1600/renoir_promenade.jpg

Degas (escultura)

http://1.bp.blogspot.com/_uxUQQKChOIk/SYmlpbB8vpI/AAAAAAAAAm0/nZzFUB2xVbU/s400/C--Users-JCDias-AppData-Local-Microsoft-Windows-Temporary+Internet+Files-Content.IE5-AKDSY8C3-262398%5B1%5D.pdf+-+Adobe+Acrobat+Standard.jpg

Klimt (pintura)

http://meoublier.files.wordpress.com/2010/01/gustav_klimt_046.jpg  

Sônia Delaunay (apresentação teatral)

http://www.writedesignonline.com/history-culture/GasHeart.gif

Sonia Delaunay (roupa-objeto)

http://storage.canalblog.com/08/51/119589/33072983.jpg

Giacomo Balla (roupa-objeto)

http://4.bp.blogspot.com/_BZpeZqDpiUg/TGgY-gB_8jI/AAAAAAAABKM/zTp820ZnRf8/s1600/Futurist-Suit-by-Giacomo-Balla-c.1918.jpg

Giacomo Balla (desenho no manifesto futurista)

http://2.bp.blogspot.com/_iuEgDe5xdxQ/SeTBkQZCt9I/AAAAAAAAAIw/QfK9Wi4pwgU/s400/giacccc.png

Laura Lima (performance)

http://www.inhotim.org.br/uploads/Obras/1d700975c37aa46454f8fa34dfb0c478_media.jpg

Nazareth Pacheco (roupa-objeto com cristal, canutilho e lâmina de bisturi)

http://www.mercedesviegas.com.br/images/2485_NP_inserir.jpg

Leonilson (instalação)

http://forademoda.net/blog/wp-content/uploads/2010/03/leonilson.jpg

Yinka Shonibare (instalação)

http://contemporaryartsem.files.wordpress.com/2008/12/reverend-on-ice.jpg

Cada grupo deve debater as questões a partir da imagem que recebeu. O professor pode estabelecer um tempo para que façam isso.

Pedir que cada grupo apresente sua imagem e as relações que estabeleceram entre ela e as questões colocadas.

No final, o professor pode fixar as imagens no quadro e pedir aos alunos que estabeleçam relações entre elas, mostrando o avanço do uso do vestuário pela Arte, de forma que ela deixa de ser coadjuvante para se tornar peça central, encarada enquanto objeto artístico. Isso em nada tem a ver com contemporaneidade, pois vemos Edgar Degas, por exemplo, utilizá-la de forma extremamente expressiva, vestindo sua bailarina e mostrando a ação do tempo em sua obra. Pode-se compará-la a escultura de Bernini que extrai da pedra um efeito impressionante ao representar o volume do tecido da roupa de Santa Tereza. Da mesma forma na pintura quase real que Ingres faz da Princesa de Broglie e a interessante obra de Yinka Shonibare que faz uma colagem cultural através de costumes dos colonizadores e cores e estampas dos colonizados propondo uma arte híbrida. Ou nas instalações de Laura Lima e Leonilson, onde a roupa é a obra.  

 

2a atividade:

Iniciar o 2o momento destacando as obras de dois artistas brasileiros que utilizaram a roupa enquanto objeto artístico:

Flávio de Carvalho

Artista plástico multidisciplinar de atuação provocadora e única em sua época. Tudo aquilo que ele considerava arte e que não se enquadrava no formato tradicional reconhecido (desenho, pintura, escultura e etc), denominava Experiência. Fez quatro amplamente documentadas e discutidas. Na “Experiência no. 3” de 1956 propõe um traje tropical adaptado à realidade e à paisagem brasileira. Foi o auge de uma longa reflexão sobre os significados da moda e da roupa como forma de enquadrar a sociedade em determinados tipos de atitudes. Depois disso, ganha as ruas em uma “performance caminhante” vestindo uma roupa desenvolvida por ele, pensada para a nossa realidade, para ser parte da paisagem. A obra causou muita repercussão e críticas, pois na época ainda não se compreendiam muito bem atos artísticos tão a frente de seu tempo.   

Flávio de Carvalho

http://www.carbonoquatorze.com.br/versaopaulo/uploaded_images/flavio-de-carvalho1-771357.jpg     

 

Helio Oiticica

Em 1964, Helio Oiticica avança sua pesquisa entorno da cor e seus desdobramentos no espaço partindo de telas, depois esculturas até chegar em ambientes inteiros ou nos Parangolés, que eram capas, estandartes e tendas para serem manipuladas ou vestidas pelo público. Contudo esta última obra avança de forma significante pedindo música, dança e o movimento.  

Hélio Oiticica

http://1.bp.blogspot.com/_F7GIZUzWcLE/SwHsgBIVvyI/AAAAAAAAAKs/HdyzUmspfWU/s320/parangole1964.jpg

Hélio Oiticica

http://www.tulane.edu/~jwolfe/image_01.jpg

Explicar que cada artista atuou em um momento distinto (Flávio de Carvalho na década de 50 e Hélio Oiticica na década de 70) e que cada obra se encaminha para tipos de discussão diferentes. pergunte aos alunos:

O que cada artista pretendia ao propor estas obras/manifestações?

Coletar as falas dos alunos e explicar que enquanto Flávio repensava a autonomia da sociedade perante a roupa através da moda, propondo algo que reestruture esta relação do homem com a sociedade, Hélio pensava a cor no espaço, manifestada por uma obra que só acontecia quando manipulada pelo público. Portanto o movimento gerado é tão obra quanto o próprio objeto.   

Dessa forma, deve-se propor  que os alunos mantenham as duplas ou trios da 1a atividade e criem roupas de artista, pensando em tudo o que foi visto na aula. Para isso peça que os alunos elaborem textualmente a seguinte questão:

Se as idéias de Flávio de Carvalho e Helio Oiticica fossem trazidas para o contexto atual, como elas seriam?

Em seguida eles podem desenvolver suas criações. Para isso devem desenhar sua proposta, relacionada ao texto/resposta para a questão acima.

O professor pode dar uma aula para que os grupos elaborem suas roupas objetos, lembrando que o tempo de criação varia de turma para turma, podendo ser ampliado de acordo com a necessidade.

3a atividade:

Propor um momento de apresentação do projeto para a turma.

Para isso, seria interessante que os criadores convidassem os colegas para usarem sua criação. Dessa forma, se propõem que haja a troca de experiências entre os alunos e suas ideias

Posteriormente, cada grupo pode ser avaliado pela turma discutindo as propostas, relacionando aos artistas que serviram como orientação para o trabalho  etc.

Recursos Complementares

Sobre o uso do vestuário nas Artes Visuais, ver:

COSTA, Cacilda Teixeira, Roupa de Artista – O Vestuário na Obra de Arte; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: EDUSP, 2009.

Sugestões de artigos:

http://www.artecapital.net/criticas.php?critica=265

http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2010/ju475pdf/Pag12.pdf

http://maryvillano.blogspot.com/2010/08/artistas-criam-esculturas-de-roupas.html

http://forademoda.net/blog/?tag=helio-oiticica

 

Avaliação

Relacionar os textos com os trabalhos desenvolvidos observando se cada aluno conseguiu transpor para o objeto suas idéias. Avaliar a relação da turma com cada roupa criada, observando se durante a discussão os conceitos ensinados inicialmente se sedimentaram durante o processo de criação.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Gislaine Perdão, EM Zilda Gomes dos Reis de Almeida , São Paulo - dijo:
    gislaine1972@hotmail.com

    09/03/2014

    Cinco estrelas

    Colocarei estas ideias em prática esta semana !!!!


  • rozane hoy borba, Escola Estadual de Ensino Médio Ildefeonso Simões Lopes , Rio Grande do Sul - dijo:
    rzhoy@yahoo.com.br

    09/06/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito da forma como foi preparada a aula, ajunção de dois artistas brasileiros.


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