Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Fábulas.

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Maria Núbia Pessoa
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Identificar as características das fábulas
  •   Expor o seu ponto de vista
  •   Ler  e interpretar textos
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Literatura mundial: fábulas;

- Literatura infantil.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor iniciará a aula contando uma fábula para os seus alunos, a exemplo de: A galinha dos ovos de ouro, A lebre e a tartaruga etc.

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula_lebre_tartaruga.htm 

Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula13a.htm 

 Em seguida, lançará questões provocativas, no sentido de destacar as características desse gênero textual, tais como:

a) Quem são os personagens que aparecem nessa estória?

b) O que acontece com eles?

c) O que podemos aprender com o enredo?

A discussão deve ser registrada por escrito, na lousa ou numa folha de papel madeira, para que sirva de subsídio para a explicação, feita pelo professor, do que é uma fábula.

2º MOMENTO:

Entendido o conceito de fábula, os alunos, com a mediação do professor, farão a reescrita coletiva da estória contada no 1º momento, em pequenos grupos, em seus cadernos.

Em turmas que os alunos ainda não escrevem, o professor servirá de escriba, construindo o texto na lousa, com o grande grupo. Caso esses alunos já consigam fazer cópia, ao término da redação poderão copiar o texto construído na lousa em seus cadernos. Se não conseguem ainda, poderão ilustrar o texto por meio de desenhos.

3º MOMENTO:

Em grupos com quatro ou cinco componentes,  os alunos pesquisarão, nos livros da biblioteca da escola ou na Internet, uma fábula. O professor ajudará os grupos nesta pesquisa, orientando-os para que escolham textos diferentes.

4º MOMENTO:

 Em seguida, cada grupo lerá o texto escolhido e discutirão uma forma de apresentá-lo ao restante da sala. Podem utilizar técnicas como: fantoches, contação, dramatização etc. O ensaio da apresentação poderá ser feito na escola.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá observar se o aluno:

 - Identifica as características das fábulas.

 - Expõe o seu ponto de vista.

-  Ler  e interpreta textos.

- Reconta as fábulas ouvidas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • carmem, ESCOLA FRANCISCO DE SALES NEVES , Pará - disse:
    carmemp.modesto@hotmail.com

    21/11/2013

    Cinco estrelas

    parabéns pela atividade, aula com clareza que devemos trabalhar em sala de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.