07/12/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade, Saimonton Tinôco da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Literatura mundial: fábulas;
- Literatura infantil.
1º MOMENTO:
O professor iniciará a aula contando uma fábula para os seus alunos, a exemplo de: A galinha dos ovos de ouro, A lebre e a tartaruga etc.
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula_lebre_tartaruga.htm
Fonte: http://sitededicas.uol.com.br/fabula13a.htm
Em seguida, lançará questões provocativas, no sentido de destacar as características desse gênero textual, tais como:
a) Quem são os personagens que aparecem nessa estória?
b) O que acontece com eles?
c) O que podemos aprender com o enredo?
A discussão deve ser registrada por escrito, na lousa ou numa folha de papel madeira, para que sirva de subsídio para a explicação, feita pelo professor, do que é uma fábula.
2º MOMENTO:
Entendido o conceito de fábula, os alunos, com a mediação do professor, farão a reescrita coletiva da estória contada no 1º momento, em pequenos grupos, em seus cadernos.
Em turmas que os alunos ainda não escrevem, o professor servirá de escriba, construindo o texto na lousa, com o grande grupo. Caso esses alunos já consigam fazer cópia, ao término da redação poderão copiar o texto construído na lousa em seus cadernos. Se não conseguem ainda, poderão ilustrar o texto por meio de desenhos.
3º MOMENTO:
Em grupos com quatro ou cinco componentes, os alunos pesquisarão, nos livros da biblioteca da escola ou na Internet, uma fábula. O professor ajudará os grupos nesta pesquisa, orientando-os para que escolham textos diferentes.
4º MOMENTO:
Em seguida, cada grupo lerá o texto escolhido e discutirão uma forma de apresentá-lo ao restante da sala. Podem utilizar técnicas como: fantoches, contação, dramatização etc. O ensaio da apresentação poderá ser feito na escola.
Fábulas ilustradas - http://sitededicas.uol.com.br/cfab.htm
O que são fábulas - http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bula
O professor deverá observar se o aluno:
- Identifica as características das fábulas.
- Expõe o seu ponto de vista.
- Ler e interpreta textos.
- Reconta as fábulas ouvidas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/11/2013
Cinco estrelasparabéns pela atividade, aula com clareza que devemos trabalhar em sala de aula.