Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Poder e dominação: a guerra e a formação da nobreza medieval

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Poder
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- A guerra como elemento constante no mundo medieval e a relação de dominação exercida pelo guerreiro.

- Predomínio da cavalaria e o conhecimento de suas técnicas.

- Identificar as funções e o lugar social da cavalaria e o esforço para sua legitimação dentro da sociedade medieval.

- Principais valores da cavalaria e da nobreza.

- Relação nobreza-cavalaria para a formação de uma classe social dominante entre os séculos X-XV.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções das estruturas sociais, econômicas e políticas ao longo do período medieval.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO 

O professor deverá iniciar sua aula expondo, rapidamente, sobre a guerra na Idade Média e de que maneira ela influenciava a vida e o cotidiano das pessoas do período.

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

O professor deverá estimular os alunos a uma rápida discussão com as seguintes questões:

- O que é a guerra para vocês?

- Por quem ela é feita?

Em seguida, apresentar aos alunos a seguinte imagem:

Imagem em: http://www.culturabrasil.pro.br/imagens/formafeuda1.jpg  

Enquanto a imagem ainda é exibida, os alunos deverão identificar:

- o personagem;

- o significado da ação realizada pelo personagem;

- a sua função na sociedade.

Apresentada a primeira imagem, exibir, então, a seguinte:

Imagem em: http://1.bp.blogspot.com/_rhconwMdpcU/SKMM5zpIaaI/AAAAAAAAASo/NK_mXYKTx_4/s400/Batalha_de_Pharsalos,_Idade_Media.jpg  

A partir daí, o professor deverá despertar nos alunos a ideia da guerra no período medieval. Para tanto, deverá dividir os alunos em pequenos grupos de 4 ou 5 alunos, para que possam debater as seguintes questões:

- Qual a importância do cavaleiro nas guerras medievais?

- Era a guerra a sua única função?

- Por que a guerra era uma constante na Idade Média?

- Qual a relação entre cavalaria, guerra e dominação social?

Os alunos devem, ao final da aula, apresentar um texto de 10 linhas com as conclusões a que chegaram. Para ajudar os alunos, sugerimos que o professor distribua os seguintes textos:

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/cavaleiros_medievais.htm  

- http://www.catolicismo.com.br/materia/materia.cfm/idmat/F85BC091-3048-560B-1C49C01337B3B76E/mes/Abril1997 

Segunda aula

Apresentar aos alunos o seguinte vídeo, identificando qual o episódio a que o vídeo se refere: http://www.youtube.com/watch?v=bDaB-NNyM8o.  

O professor deverá pedir aos alunos que reparem nas técnicas de combate utilizadas pelos cavaleiros quando em ação de combate. Ainda estimulados pelo vídeo e com os conhecimentos obtidos na primeira aula, o professor deverá questionar seus alunos:

- Os cavaleiros da Idade Média eram nobres?

- Os nobres eram cavaleiros?

Durante o debate, o professor pode passar novamente o vídeo, para que sejam identificados alguns costumes da nobreza medieval, como a caça e o banquete. Sugerimos, também, a apresentação das seguintes imagens:

Imagem em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/portugues/nobres.jpg  

Imagem em : http://www.ludusportal.com.br/pesquisa/html/historia/img/lazer.jpg  

Essas imagens deverão ajudar os alunos ao longo do debate, sendo, portanto, exibidas durante o mesmo.

Terceira aula

Esta última aula será dedicada aos valores e ideais valorizados pela nobreza e pela cavalaria na Idade Média. O professor esclarecerá aos alunos que esses valores e ideais tiveram origem, principalmente, na chamada literatura cavalheiresca. Sugerimos que a seguinte passagem de Perceval, ou o Romance do Graal, de Chrétien de Troyes, seja lida e/ou distribuída em sala de aula:

[...] É a Ordem de Cavalaria, que não admite vilania. Caro irmão, se tiverdes de combater lembrai que, quando vosso adversário vencido implorar mercê, deveis ser misericordioso e não o matar. Não faleis muito facilmente. Quem fala demasiado pronuncia palavras que se transformam em loucura. Quem fala demais faz pecado, diz o sábio. Peço também: se acontecer que encontreis em desgraça, homem ou mulher, órfão ou dama, prestai socorro, se possível. Agireis bem. E finalmente eis algo mais que não deve ser esquecido: ide amiúde ao mosteiro orar ao Criador de todas as cousas, que ele tenha mercê de vossa alma e que neste mundo terreno vos guarde como seu cristão.  (In: TROYES, Chrétien. Perceval, ou o conto do Graal. São Paulo: Martins Fontes, 2002.)

Em seguida, o professor pedirá aos alunos que elenquem os valores que são percebidos no trecho, que devem ser escritos no quadro. A partir daí, o professor iniciará um debate em sala de aula, seguindo o roteiro abaixo:

- Os alunos acreditam que os cavaleiros medievais seguiam à risca esses valores e ideias por eles tão exaltados?

- Estimular os alunos, com conhecimentos pessoais e extraclasse, a enriquecerem com exemplos as suas opiniões.

- Quais são os valores que são observados pela sociedade atual?

- Os alunos percebem alguma relação entre os valores da cavalaria/nobreza medievais e os de hoje?   

CONCLUSÃO 

Ao final destas aulas, os alunos deverão perceber a estreita conexão entre a Idade Média e a sociedade moderna. Os alunos devem compreender que muitos dos valores e ideais nascidos e/ou exaltados de uma classe dominante no período medieval perpassam, ainda, pelo mundo atual. O aluno perceberá que a influência de uma técnica guerreira – a cavalaria – foi transformada em uma dominação social e cultural, devido a sua força e poder sobre os mais pobres e indefesos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, analisando a participação deles ao longo do desenvolvimento dos debates e discussões, bem como a consistência e o conteúdo do texto sugerido. Além disso, o professor pode indicar uma pequena redação entre 20-25 linhas a respeito da relação cavalaria/nobreza, levando-se em consideração as formas de dominação exercidas por ambas durante o período medieval.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.