22/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Poder |
- A guerra como elemento constante no mundo medieval e a relação de dominação exercida pelo guerreiro.
- Predomínio da cavalaria e o conhecimento de suas técnicas.
- Identificar as funções e o lugar social da cavalaria e o esforço para sua legitimação dentro da sociedade medieval.
- Principais valores da cavalaria e da nobreza.
- Relação nobreza-cavalaria para a formação de uma classe social dominante entre os séculos X-XV.
Noções das estruturas sociais, econômicas e políticas ao longo do período medieval.
INTRODUÇÃO
O professor deverá iniciar sua aula expondo, rapidamente, sobre a guerra na Idade Média e de que maneira ela influenciava a vida e o cotidiano das pessoas do período.
DESENVOLVIMENTO
Primeira aula
O professor deverá estimular os alunos a uma rápida discussão com as seguintes questões:
- O que é a guerra para vocês?
- Por quem ela é feita?
Em seguida, apresentar aos alunos a seguinte imagem:
Imagem em: http://www.culturabrasil.pro.br/imagens/formafeuda1.jpg
Enquanto a imagem ainda é exibida, os alunos deverão identificar:
- o personagem;
- o significado da ação realizada pelo personagem;
- a sua função na sociedade.
Apresentada a primeira imagem, exibir, então, a seguinte:
A partir daí, o professor deverá despertar nos alunos a ideia da guerra no período medieval. Para tanto, deverá dividir os alunos em pequenos grupos de 4 ou 5 alunos, para que possam debater as seguintes questões:
- Qual a importância do cavaleiro nas guerras medievais?
- Era a guerra a sua única função?
- Por que a guerra era uma constante na Idade Média?
- Qual a relação entre cavalaria, guerra e dominação social?
Os alunos devem, ao final da aula, apresentar um texto de 10 linhas com as conclusões a que chegaram. Para ajudar os alunos, sugerimos que o professor distribua os seguintes textos:
- http://www.suapesquisa.com/pesquisa/cavaleiros_medievais.htm
Segunda aula
Apresentar aos alunos o seguinte vídeo, identificando qual o episódio a que o vídeo se refere: http://www.youtube.com/watch?v=bDaB-NNyM8o.
O professor deverá pedir aos alunos que reparem nas técnicas de combate utilizadas pelos cavaleiros quando em ação de combate. Ainda estimulados pelo vídeo e com os conhecimentos obtidos na primeira aula, o professor deverá questionar seus alunos:
- Os cavaleiros da Idade Média eram nobres?
- Os nobres eram cavaleiros?
Durante o debate, o professor pode passar novamente o vídeo, para que sejam identificados alguns costumes da nobreza medieval, como a caça e o banquete. Sugerimos, também, a apresentação das seguintes imagens:
Imagem em: http://www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/arquivos/Image/conteudos/imagens/portugues/nobres.jpg
Imagem em : http://www.ludusportal.com.br/pesquisa/html/historia/img/lazer.jpg
Essas imagens deverão ajudar os alunos ao longo do debate, sendo, portanto, exibidas durante o mesmo.
Terceira aula
Esta última aula será dedicada aos valores e ideais valorizados pela nobreza e pela cavalaria na Idade Média. O professor esclarecerá aos alunos que esses valores e ideais tiveram origem, principalmente, na chamada literatura cavalheiresca. Sugerimos que a seguinte passagem de Perceval, ou o Romance do Graal, de Chrétien de Troyes, seja lida e/ou distribuída em sala de aula:
[...] É a Ordem de Cavalaria, que não admite vilania. Caro irmão, se tiverdes de combater lembrai que, quando vosso adversário vencido implorar mercê, deveis ser misericordioso e não o matar. Não faleis muito facilmente. Quem fala demasiado pronuncia palavras que se transformam em loucura. Quem fala demais faz pecado, diz o sábio. Peço também: se acontecer que encontreis em desgraça, homem ou mulher, órfão ou dama, prestai socorro, se possível. Agireis bem. E finalmente eis algo mais que não deve ser esquecido: ide amiúde ao mosteiro orar ao Criador de todas as cousas, que ele tenha mercê de vossa alma e que neste mundo terreno vos guarde como seu cristão. (In: TROYES, Chrétien. Perceval, ou o conto do Graal. São Paulo: Martins Fontes, 2002.)
Em seguida, o professor pedirá aos alunos que elenquem os valores que são percebidos no trecho, que devem ser escritos no quadro. A partir daí, o professor iniciará um debate em sala de aula, seguindo o roteiro abaixo:
- Os alunos acreditam que os cavaleiros medievais seguiam à risca esses valores e ideias por eles tão exaltados?
- Estimular os alunos, com conhecimentos pessoais e extraclasse, a enriquecerem com exemplos as suas opiniões.
- Quais são os valores que são observados pela sociedade atual?
- Os alunos percebem alguma relação entre os valores da cavalaria/nobreza medievais e os de hoje?
CONCLUSÃO
Ao final destas aulas, os alunos deverão perceber a estreita conexão entre a Idade Média e a sociedade moderna. Os alunos devem compreender que muitos dos valores e ideais nascidos e/ou exaltados de uma classe dominante no período medieval perpassam, ainda, pelo mundo atual. O aluno perceberá que a influência de uma técnica guerreira – a cavalaria – foi transformada em uma dominação social e cultural, devido a sua força e poder sobre os mais pobres e indefesos.
O professor deve avaliar os alunos no decorrer das atividades propostas, analisando a participação deles ao longo do desenvolvimento dos debates e discussões, bem como a consistência e o conteúdo do texto sugerido. Além disso, o professor pode indicar uma pequena redação entre 20-25 linhas a respeito da relação cavalaria/nobreza, levando-se em consideração as formas de dominação exercidas por ambas durante o período medieval.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/02/2011
Cinco estrelasMUITO LEGAL E EDUCATIVO..........