Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circuito de Atividades Desportivas

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Moacyr Barreto da Silva Junior
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinicius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Responder rapidamente aos desafios apresentados.

Trabalhar as diferentes valências psicomotoras.

Aceitar eventuais falhas dos colegas.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores a não ser aqueles relativos ao desenvolvimento dos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Ao longo da aula vamos desenvolver atividades que estabelecerão uma sequência pedagógica que permita a todos os alunos participarem do Circuito de Atividades Desportivas.

Cabe ressaltar que nessa atividade o grande desafio para os alunos será enfrentar e vencer seus próprios medos, ou suas fragilidades em executar determinados movimentos.

1ª Atividade – Equilíbrio

O(A) professor(a) inicialmente pedirá para que os alunos executem atividades de equilíbrio parando hora somente na perna esquerda e ao sinal do(a) professor(a) trocando para a perna direita.

O corpo será sustentado sem o uso das mãos ou qualquer outro apoio.

O(A) professor(a) solicitará que o equilíbrio seja mantido na ponta dos pés e nos calcanhares. Nessa atividade a sustentação se dará em ambos os pés.

2ª Atividade – Saltos e Rolamentos

O(A) professor(a) colocará pares de cones em paralelo unidos por cordas que serão posicionadas em diferentes alturas. Nas alturas mais baixas o(a) professor(a) pedirá que os alunos ultrapassem pulando nas mais altas eles passarão por baixo.

Dicas

1 – O(A) professor(a) poderá efetuar a troca nessa ordem estabelecendo que nos mais baixos devem passar por baixo e os mais altos devem ser transpostos por saltos.

2 – Para garantir a segurança da atividade é importante que os cones sejam posicionados junto a colchões de ginástica ou tatames.

3 – A critério do(a)  professor(a) essa atividade incluirá movimentos de rolamento para frente. Por exemplo, salto em uma altura, rolamento na outra e passar por baixo na terceira.

3ª Atividade – Zig Zag e Boliche com os Pés

O(A) professor(a) colocará cones em linha reta e após os obstáculos serão colocados pinos de boliche ou garrafas de água mineral vazias. Os alunos passarão pelos cones em zig zag e ao chegarem a bola chutarão com o objetivo de derrubar o maior número de pinos.

4ª Atividade – O Circuito

Será montado na quadra um circuito com seis estações de trabalho na 1ª em uma das linhas de fundo o aluno executará um rolamento para frente e após a conclusão do mesmo se deslocará até a outra quina da quadra sobre a mesma linha de fundo.

Ao chegar à quina da quadra ele se executará zig zag passando os obstáculos que lá estarão posicionados, até atingir o meio da quadra.

No meio da quadra o aluno deverá correr até os bambolês, aros de Ginástica Rítmica ou ainda os círculos desenhados equidistantes no chão e executarão sucessivos saltos com os pés unidos.

Após os saltos os alunos passarão em equilíbrio sobre um banco sueco invertido, ou seja, com a parte mais fina colocada para cima. Essa movimentação poderá ser feita com a passada pequena um pé encostará no outro ou com a passada mais larga.  

Na altura da cabeça do garrafão do basquete os alunos darão um chute em direção ao gol do futsal marcando ponto se conseguir colocar a bola nos locais pré estabelecidos pelo(a) professor(a).

Na outra lateral os alunos passarão por obstáculos colocados a diferentes alturas saltando, passando por baixo e/ou rolando conforme determinado pelo(a) professor(a).

Recursos Complementares
Avaliação

Todas as atividades permitirão uma avaliação constante dos alunos devendo essa avaliação levar em conta o desempenho individual.

 O incentivo dado aos outros alunos também será uma boa forma de avaliação.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.