Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reciclagem: materiais alternativos em alta

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Estudo da natureza e sua importância para o homem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Introduzir o conceito de reciclagem;
  • Apresentar os materiais que podem ser reaproveitados, reciclados e de que maneira isso pode ser feito;
  • Discutir sobre o papel ambiental da reciclagem.
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula perguntando aos seus alunos se eles separam o lixo em casa. Continue perguntando sobre como é feita essa separação. Somente em material orgânico e reciclável? Separação por tipo de lixo? Existe coleta seletiva na sua região? O que é feito do lixo descartado? A partir destas questões, introduza a importância e necessidade da coleta seletiva e da importância de reciclar.

Apresente a animação como forma de introduzir o assunto da reciclagem:

É tempo de reciclar  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12428 (acesso em 06/11/2010).

Diariamente cada ser humano produz aproximadamente 5 Kg de lixo.  Só o Brasil produz 240 000 toneladas de lixo por dia. O aumento da quantidade de lixo se deve ao acréscimo do consumo em uma população. Quanto mais produtos industrializados e consumidos, mais lixo é produzido. Muitos destes materiais levam centenas de anos para serem degradados na natureza.

Quais são as alternativas para reduzir o acúmulo desenfreado de lixo inorgânico? Como se deve separar o lixo e qual a correta destinação?

Atividade 1:

No laboratório de informática, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo deverá acessar um dos vídeos que contam como são produzidos o vidro, plástico, papel, embalagens longa vida e garrafas PET. Após assisti ao vídeo, cada um dos grupos deverá montar uma apresentação para os demais grupos sobre o material selecionado.

Para que sejam capazes de elaborar uma apresentação, é importante que enquanto estão assistindo o vídeo, os alunos deverão tomar notas sobre os pontos principais, resumir as informações, e preferencialmente, assistir ao vídeo mais de uma vez.

A sugestão para o software de apresentações é o Impress, uma opção em software livre que pode ser obtida no site do Broffice (disponível em   http://www.broffice.org acessado em 10/11/2010). Outra ferramenta que também possibilita a criação de apresentações é o Microsoft Power Point, uma ferramenta proprietária que faz parte do pacote Microsoft Office. Link para tutorial do Impress:   http://www.cospa-project.org/Assets/documents/Guides/Cospa_Impress_Tutorial-PT.pdf (acessado em 10/11/2010). Estipule o tempo de apresentação de cada grupo em 5 minutos.

De onde vem o vidro? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=833 (acessado em 06/11/2010).

De onde vem o plástico? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=820(acessado em 06/11/2010).

De onde vem o papel? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815  (acessado em 06/11/2010).

Longa Vida  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29674 (acessado em 06/11/2010).

Garrafas PET  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19676 (acessado em 06/11/2010).

Atividade 2: STOP da reciclagem

Separe a turma em grupos de 5 alunos. Para cada grupo, fazer um saquinho com as letras do alfabeto dobradas de forma que não possam ver a letra que será sorteada. Cada um dos alunos deverá, em uma folha de papel sulfite ou de caderno, montar a seguinte tabela.

Letra

Papel

Metal

Vidro

Plástico

Orgânico

Pontuação

(exemplo: C)

cartolina

clips

copo

caneca

casca

O jogo deverá ser jogado por cada um dos grupos de cinco alunos separadamente.

Um aluno sorteia uma letra e fala em voz alta, e todos os alunos deverão completar a tabela com nomes de objetos que comecem com a letra sorteada. Aquele que terminar de completar a tabela por primeiro deverá falar STOP, e então todos os outros do grupo param de escrever. O aluno que sorteou a letra começa então a conferência dos objetos colocados em cada uma das colunas. Para objetos colocados por mais de um aluno, contabilizar 5 pontos, para os objetos diferentes, atribuir 10 pontos. Ganha o jogo o aluno que fizer a maior pontuação.

Atividade 3: Mostra sobre a decomposição das embalagens e outros produtos recicláveis.

Para esta atividade será necessário providenciar cartolinas, canetinhas, tesoura, cola e fita adesiva.

Separe a turma em grupos de 5 alunos e peça ara que cada aluno traga 2 embalagens de produtos que foram comprados e consumidos em casa. O objetivo é trazer diversidade de embalagens para confeccionar cartazes. De posse dos objetos, peça aos alunos que investiguem na internet ou em livros de ciências, quanto tempo cada uma destas embalagens levaria para se decompor. Confeccionem cartazes com as embalagens alertando para a necessidade da coleta seletiva e reciclagem, colando as embalagens e destacando o tempo que levariam para se decompor na natureza.

Este recurso do portal apresenta informações sobre o tempo de decomposição dos materiais na natureza e pode servir de apoio ou introdução antes da pesquisa.

Reciclagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22582 (acesso em 06/11/2010).

Alguns sites interessantes que podem servir como consulta:

http://www.compam.com.br/re_plastico.htm (acesso em 06/11/2010).

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php (acesso em 06/11/2010).

http://www.reciclagemlixo.com/category/papel (acesso em 06/11/2010).

http://mundoestranho.abril.com.br/ambiente/quanto-tempo-leva-nossas-coisas-se-decomporem-481146.shtml (acesso em 06/11/2010).

Depois de confeccionarem os cartazes, realize uma mostra na escola para divulgar a importância da reciclagem.

Atividade 4: Reciclando papel

Divida a turma em grupos de 5 alunos.

Para esta atividade cada grupo irá precisar de:

  • papel e água
  • bacias: rasa e funda
  • balde
  • moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta
  • moldura de madeira vazada (sem tela)
  • liquidificador
  • jornal ou feltro
  • pano (ex.: morim)
  • esponjas ou trapos
  • varal e pregadores
  • prensa ou duas tábuas de madeira
  • peneira côncava (com "barriga")
  • mesa

ROTEIRO:

A - Preparando a polpa:

  1. Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer.
  2. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos.
  3. A polpa está pronta.

B - Fazendo o papel:

  1. Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura.
  2. Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia.
  3. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada.
  4. Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano.
  5. Tire o excesso de água com uma esponja.
  6. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal ou morim.

C - Prensando as folhas:

  • Para que suas folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma:

- Empilhe três folhas do jornal com papel artesanal.

- Intercale com seis folhas de jornal ou um pedaço de feltro e coloque mais três folhas do jornal com papel.

- Continue até formar uma pilha de 12 folhas de papel artesanal.

  • Coloque a pilha de folhas na prensa por 15 minutos. Se não tiver prensa, coloque a pilha de folhas no chão e pressione com um pedaço de madeira.
  • Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no varal até que sequem completamente.
  • Retire cada folha de papel do jornal ou morim e faça uma pilha com elas.
  • Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.

D - Efeitos decorativos

Misture à polpa:

  • linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.
  • Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.
  • Coloque sobre a folha ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Neste caso, a secagem será natural - não é necessário pressionar com o pedaço de madeira.
  • Para ter papel colorido: bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura à polpa. Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente à polpa.

E - Dicas importantes

  • A tela de nylon deve ficar bem esticada, presa à moldura por tachinhas ou grampos.
  • Reutilize a água que ficar na bacia para bater mais papel no liquidificador
  • Conserve a polpa que sobrar: peneire e esprema com um pano.Guarde, ainda molhada (em pote plástico no congelador) ou seca (em saco de algodão).
  • A polpa deve ser ainda conservada em temperatura ambiente.

Depois de cada grupo fazer seu papel reciclado, realize uma mostra na escola.

Uma opção interessante é pesar ou anotar quantos quilos de papel deixaram de ser jogados no lixo com esta atividade. Incentive os alunos a fazerem embalagens para presentes ou artesanato utilizando o papel produzido por eles nesta atividade.

As cores das lixeiras para coleta seletiva obedecem um padrão internacional. No laboratório de informática, acessem o jogo e verifiquem se vocês conhecem o padrão iternacional e sabem separar o lixo reciclável.

Jogo da reciclagem http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14736 (acesso em 06/11/2010).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Reciclagem Animação/simulação
É tempo de reciclar Animação/simulação
Longa Vida Vídeo
De onde vem o vidro? Vídeo
Garrafas PET Vídeo
Jogo da reciclagem Animação/simulação
De onde vem o papel? Vídeo
De onde vem o plástico? Vídeo
Recursos Complementares

Algumas atividades práticas disponíveis no portal do professor utilizando material reciclável.

Papel artesanal - atividade 1: Lixo, problema causado por todos nós http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24448 (acessado em 06/11/2010).

Papel artesanal - atividade 2: O lixo que não é lixo http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24449 (acessado em 06/11/2010).

Papel artesanal - atividade 3: Arte e meio ambiente - papel machê http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24450(acessado em 06/11/2010).

Papel artesanal - atividade 4: Papel artesanal http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24451   (acessado em 06/11/2010).

Brincando com o lixo - Jacaré http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24473 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com o lixo - carrinho http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24453 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com o lixo - serpente http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24475 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Boneco do barulho http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24469 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Boneco de tampinhas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24452 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Porta escova de dente http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24474 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Avião http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24456 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: robô http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24472 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Fantoche http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24471 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Bichinhos e personagens http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24470 (acessado em 06/11/2010).

Brincando com lixo: Turbina estrela de canudinho http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24457 (acessado em 06/11/2010).

Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando a importância ambiental da reciclagem e o consumo.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.