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Lixo: um problema em larga escala

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Cláudia Bastian Machado
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar aterros sanitários e lixões clandestinos.
  • Discutir sobre o o material reciclável e a importância da reciclagem nos aspectos social e ambiental.
  • Descobrir o que é compostagem.
  • Discutir a viabilidade da compostagem como alternativa para redução de lixo orgãnico.
Duração das atividades
3 aulas de 45 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não existem pré-requisitos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula com esta experiência prática indicada no portal do professor

 Quanto tempo leva a terra a digerir os restos do teu almoço?  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=24488 (acesso em 06/11/2010).

Peça aos alunos que façam um relatório explicando o que ocorreu com o material orgânico e inorgânico enterrado. Que tipo de fenômeno aconteceu com o material orgânico? Que tipo de agentes atuaram sobre o material orgânico? Discuta a importância da reciclagem do material inorgânico.

O lixo, sem dúvida, é um dos maiores problemas da sociedade contemporânea, principalmente nas grandes cidades. Existem vários aterros sanitários, mas também muitos lixões espalhados. Qual a principal diferença entre os aterros sanitários e os lixões? Que tipos de problemas os lixões trazem para as comunidades que vivem nas proximidades? E para a sociedade de uma maneira geral? Que tipo de propostas e soluções podem minimizar estes problemas?

Aterros sanitários

Apresente o vídeo que mostra como são os aterros sanitários, informando sobre os processos de disposição e tratamento de resíduos sólidos, permitindo que o aluno conheça para onde vai o lixo produzido em sua casa. Os aterros sanitários, são uma alternativa para disposição de lixo que permite o confinamento seguro em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública.

Aterro sanitário   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29670  (acesso em 06/11/2010).

Se o professor precisar de informações adicionais para complementar a explicação do que são aterros sanitários e como são preparados para receber os resíduos sólidos, poderá obter mais informações no site da UNESP em http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res13.html (acesso em 06/11/2010).

Lixão

http://www.youtube.com/watch?v=nwCBCvPVm6Q (acesso em 06/11/2010).

Se o professor precisar de informações adicionais para complementar a explicação da diferença entre aterros sanitários e lixões, poderá obter mais informações no site da UNESP em http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/residuos/res12.html  (acesso em 06/11/2010).

Como recurso complementar, o professor poderá apresentar este vídeo que discute as diferenças entre aterros sanitários e lixões.

http://www.youtube.com/watch?v=Rw7W6ARFCFU  (acesso em 06/11/2010).

Atividade 1: Lixões e aterros sanitários

Após assistirem aos vídeos sobre os lixões e aterros sanitários, promova uma discussão sobre os principais problemas dos lixões.

As discussões sobre os lixões e aterros sanitários deverão resultar na delimitação de algumas conclusões, a saber: Os lixões, mais do que o mau-cheiro, são extremamente perigosos para a saúde do meio ambiente e para a saúde humana. A destinação inapropriada do lixo, além de proliferar insetos e outros vetores de doenças, contamina o solo, e não raras vezes, o lençol freático, com o chorume, resultado da decomposição do lixo orgânico, que penetra nas camadas do solo. Outros problemas também advém do lixo hospitalar, remédios com validade vencida, pilhas e baterias qu são frequentemente encontrados nesses lixões, e também contaminam solos e águas, quando não diretamente os seres humanos que têm contato com estes materiais. Ainda como resultado da decomposição do material orgânico, há liberação de gases, que podem provocar explosões. Para compartilhar as conclusões preliminares acerca das diferenças entre lixões e aterros sanitários, os alunos deverão expôr suas conclusões em forma de jornal-mural.

Disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 (acesso em: 05/11/10).

Atividade 2: Lixo e reciclagem 

Muitas pessoas vivem da coleta de material reciclável.

Muito material descartado pode ser reciclado, e muitas cidades ainda não possuem um sistema de coleta seletiva adequado. Apresente os vídeos que falam sobre os catadores de material reciclável:

http://www.youtube.com/watch?v=o0kTeWtC52s 

http://www.youtube.com/watch?v=FMXx7WWQQi4 

http://www.youtube.com/watch?v=4XfvPB6bIsg 

http://www.youtube.com/watch?v=slH_2gtvXKU 

Após assistirem aos vídeos, divida a turma em grupos de 5 alunos e peça para que discutam sobre a importância da reciclagem e sobre os produtos que podem ser reciclados, bem como a forma correta de descarte dos materiais para a reciclagem.

Após a discussão, peça aos alunos que elaborem folders ou flyers indicando a forma correta de descarte, enfatizando a importância da reciclagem. O folder pode ser elaborado utilizando o software scribus.

O scribus é um aplicativo de Desktop Publishing de código aberto. Ele permite diagramações bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gráficos, diagramas, etc. Suporta formatos de saída do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Disponível para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm 

Compostagem

E o que podemos fazer com o lixo orgânico?

Apresente o vídeo sobre compostagem do portal do professor e o vídeo sobre a produção de uma composteira caseira em três partes no youtube:

Compostagem  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=29672  (acessado em 06/11/2010).

http://www.youtube.com/watch?v=iXVnFOn2TN8 (parte 1) 

http://www.youtube.com/watch?v=wQV1aqJtih8 (parte 2) 

http://www.youtube.com/watch?v=YXjIRWeKdTQ (parte 3) 

Atividade 3: Para onde vai o lixo

Após assistirem ao vídeo, discuta sobre o que ocorre no processo de compostagem. Quem são os responsáveis pela degradação do lixo orgânico dispensado na composteira? Por que motivo se recomenda a utilização de minhocas na composteira? Qual a utilidade de uma composteira e onde poderiam ser adotadas?

A partir da discussão, divida a turma em grupos de 5 alunos e peça para que confeccionem uma maquete utilizando material reciclado, representando a destinação correta do lixo. Pode ser a partir de sua casa, ou de sua escola, ou ainda de empresas. Como forma de socialização, organize uma mostra das maquetes na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aterro sanitário Vídeo
Quanto tempo leva a terra a digerir os restos do teu almoço? Experimento prático
Compostagem Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Para que a avaliação atinja seu objetivo de realmente apontar como o conteúdo pode ser aproveitado pelos alunos, recomenda-se que o professor estabeleça os critérios de avaliação junto com a turma, para vincular o comprometimento deles com o processo. Para que a avaliação seja estabelecida de forma participativa, deixe claro que os critérios devem estar ligados ao processo como um todo. O fato de participarem e de vivenciarem as relações do conteúdo com seu cotidiano, sentindo a aplicabilidade do que foi aprendido em seu contexto desperta o interesse pelo conteúdo.

Alguns critérios que podem ser sugeridos para que sejam observados durante a avaliação:

  • participação das pesquisas e no desenvolvimento das atividades;
  • registro de forma concisa das atividades práticas experenciadas;
  • comprometimento com os colegas durante a realização das atividades em grupo;
  • capacidade de aplicar os conceitos obtidos, relacionando o lixo orgânico, os problemas dos aterros sanitários e as possíveis soluções para o lixo.

A avaliação dos alunos poderá ser feita no decorrer das atividades a partir da pesquisa, produção e apresentação dos alunos.

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