Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


LEITURA DE IMAGENS: como introduzir

 

13/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Exercitar a linguagem oral e o espírito crítico como forma de se expressar sobre diferentes imagens apresentadas.

Expressar-se, com desenvoltura, a partir de uma gravura sobre situações envolvendo crianças.

Realizar a leitura de uma imagem sobre crianças.

Participar de uma discussão oral, com desenvoltura, a partir de uma imagem apresentada.

Interpretar imagem oralmente e por escrito

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno reconheça que imagens e/ou gravuras são tipos de textos que podem ser lidos e interpretados.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula gravuras que apresentem crianças brincando, como: jogando futebol, brincando de cabra-cega, brincando de pique-esconde e outros.

MODELOS:

 

         niceaesamagiadeaprender.blogspot.com                                                     quebarato.com.br                                                                         gazetadopovo.com.br  

2. Dividir a turma em grupos de quatro alunos e entregar a cada grupo duas gravuras pesquisadas.

3. Pedir aos alunos que observem atentamente as gravuras e que conversem sobre as mesmas.

4. Pedir para que cada grupo vá até à frente da sala e mostre as gravuras que lhe coube para o restante da turma e que explique, com suas próprias palavras, o que estão lendo em cada uma delas.

5. Após todos os grupos exporem as suas gravuras, as mesmas deverão ficar expostas no quadro para que todos os alunos possam visualizá-las.

6. Realizar a seguinte conversa oral:

a) De que assunto trata as gravuras?

b) Das brincadeiras apresentadas nas gravuras, qual você costuma brincar mais? Por quê?

c) Das brincadeiras apresentadas nas gravuras, qual você costuma brincar menos? Por quê?

d) Qual das brincadeiras você nunca brincou? Por quê?

e) Quais brincadeiras você acha que é só de menino? E só de menina? Por quê?

Professor: Explore o máximo a discussão sobre as gravuras. Procure ouvir todos os alunos. Explore, também, a imagem como um todo: local, estilo da criança, menino ou/e menina.

7. Após a discussão oral, entregar aos alunos a seguinte gravura.

 charlesrobertef.blogspot.com 

Pieter Bruegel, o Velho. Jogos Infantis, 1560. Kunsthistorisches Museum, Viena.

8. Realizar a leitura da imagem, oralmente, junto com os alunos.

PROFESSOR: Se for possível, seria interessante que a gravura fosse ampliada, afixada no quadro e analisada conjuntamente.

9. Explicar aos alunos que essa é uma pintura muito antiga. Salientar que nessa tela foram identificadas 250 personagens participando de 84 brincadeiras e que grande parte delas é conhecida ainda hoje.

10. Pedir que os alunos observem bem a imagem e identifiquem algumas brincadeiras conhecidas por eles.

11. Entregar uma folha contendo as seguintes questões:

a) Qual é o título da pintura?

b) Quem é o pintor?

c) Quando o quadro foi pintado?

d) O que o artista pintou em seu quadro?

e) Que cores o pintor utilizou mais?

f) Identifique e circule na imagem as seguintes brincadeiras.

  • plantar bananeira;
  • cabo de guerra;
  • pular sela;
  • corrida com aros.

a) Essa atividade poderá ser feita em duplas.

b) Poderá ser feito um trabalho interdisciplinar com a Educação Física, onde os alunos praticarão as brincadeiras.

Recursos Complementares

O livro das brincadeiras, de Bernardina Felgueiras. Editor: Arte Plural Edições. Coleção: Ócio Criativo

As regras e a disciplina são essenciais na educação das crianças, no entanto, não têm de ser impostas de uma forma autoritária, mas sim ensinadas num tom ligeiro e divertido. Para pais e professores, este livro pretende pôr à sua disposição uma «varinha mágica» para lidar com os mais pequenos, um «instrumento» que raramente falha: o riso e a brincadeira.   Descubra nas páginas deste livro as brincadeiras que permitirão às crianças desenvolver: Observação, atenção, coordenação; tranquilidade, autoconfiança; riso, alegria; relação com o ambiente circundante; deescoberta, imaginação, criatividade; ritmo, música, movimento e sociabilidade.

Avaliação

Ao final das atividades o professor deverá avaliar se os alunos:

Exercitaram a linguagem oral e o espírito crítico como forma de se expressar sobre diferentes imagens apresentadas.

Expressaram-se com desenvoltura, a partir de uma gravura sobre situações envolvendo crianças.

Realizaram a leitura de uma imagem sobre crianças.

Participaram de uma discussão oral, com desenvoltura, a partir de uma imagem apresentada.

Interpretaram a imagem oralmente e por escrito

Opinião de quem acessou

Três estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 1/4 - 25%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Wanessa Ferreira, Escola Normal Anisio Pereira Borges. , Paraíba - disse:
    w.nessadonascimento_ferreira@hotmail.com.br

    24/11/2013

    Três estrelas

    Muito legal esta pagina, amei o conteudo e a forma como foi descrito para ser executado em sala de aula. Parabens!


  • Eliana Pinheiro Muniz, ANTONIO FEITOSA EEFM MONS , Ceará - disse:
    elianamuniz2011@hotmail.com

    09/11/2012

    Cinco estrelas

    Amei essa aula .Ela nos faz voltar ao passado.


  • Thaís Neto, escola carlos pena filho , Pernambuco - disse:
    thaisneto_9@hotmail.com

    25/05/2012

    Cinco estrelas

    maravilhosa a atividades.Parabéns.


  • ELIENE MORENA PORTO, EEEF DO ROCHA , Pará - disse:
    elienerpalmeida@gmail.com

    07/04/2011

    Uma estrela

    Muito interessante a aula, pois acredito que trabalhando os nossos alunos de forma que os levem a pensar e contribuir com a sua leitura, ou melhor a sua interpretaqção daquilo que ele está visualizando, estaremos contribuindo para a formação de um cidadão que o nosso século exige: crítico, reflexivo e ...


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.