Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revolução dos Cravos em Portugal

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender quais são as armas de comunicação e ação política manejadas pelos revolucionários portugueses: comunicados, cartazes, músicas, fotografias, passeatas, levantes e outros. Deverá compreender, também, a Revolução dos Cravos como um marco da transição democrática que alguns países europeus viveram ao longo da década de 1970.

Duração das atividades
quatro aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve ter conhecimento sobre a situação colonial portuguesa na África.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO PASSO   

INTRODUÇÃO   

O professor deve dar uma contextualização geral sobre a Revolução dos Cravos: o que foi, quando foi, quem sãos seus atores, o que queriam, o que conseguiram.

Textos que auxiliam o professor:

- Uma cronologia bem extensa: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=Cronologia   Acesso em: 7 nov. 2010.

- Diário da Revolução: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/media/Images/ec25aDavidGueiros.pdf  Acesso em: 7 nov. 2010. 

- Representações da Revolução na Literatura Portuguesa: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/8/06.htm Acesso em: 7 nov. 2010.   

- Análise do legado: http://www.adusp.org.br/revista/33/r33a01.pdf . Acesso em: 7 nov. 2010. 

- A Revolução e a Literatura: http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/roani.pdf   Acesso em: 7 nov. 2010. 

- Dissertação de Mestrado sobre as representações da Revolução: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16903/000707684.pdf?sequence=1    Acesso em: 7 nov. 2010. 

- Dissertação de Mestrado sobre o jornalismo e as lutas sociais na época da Revolução: http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_arquivos/22/TDE-2010-06-15T111233Z-864/Publico/dissertacao%20danubia%20mendes%20abadia.pdf   Acesso em: 7 nov. 2010. 

- Resenha do livro de Kenneth Maxwell sobre a Revolução dos Cravos: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v17_18_livros2_waldir.pdf   Acesso em: 7 nov. 2010. 

SEGUNDO PASSO   

DESENVOLVIMENTO   

Pedir aos alunos que leiam com atenção a letra da canção “Tanto Mar”, de Chico Buarque.

Link para a letra: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45178/ . Acesso em: 7 nov. 2010.  

Depois da leitura, pedir a eles que respondam às seguintes perguntas:

- Você percebe alguma referência à Revolução dos Cravos? Qual? Explicar.

- Você percebe alguma referência à situação de ditadura no Brasil? Qual? Explicar.   

Finalizando este exercício, o professor explica a origem desta canção e a censura que ela sofreu no Brasil.

Links para essas informações:

http://ame-o-poema.blogspot.com/2009/01/tanto-mar-chico-buarque.html  Acesso em: 7 nov. 2010.    

http://analisedeletras.com.br/chico-buarque/tanto-mar/ Acesso em: 7 nov. 2010.   

http://www.lambda.maxwell.ele.puc-rio.br/NELIM/ensaios_artigos/heloisa_chicobuarqueeacensura.pdf  Acesso em: 7 nov. 2010.   

Ainda dentro do segundo passo pedir aos alunos que observem atentamente as duas imagens abaixo e responda as perguntas que se seguem

 Imagem Publicada no periódico República em 01/06/1974

1) Quais são os países indicados no desenho e que guardam relações coma Revolução dos Cravos?

2) Qual a relação existente entre esses países que a Revolução dos Cravos transformou?

3) Qual a mensagem que a imagem transmite? O que significa as minhocas?

 Imagem publicada no periódico Os Ridículos em 11/05/1974

1) Os dois grupos representados na imagem tiveram o mesmo papel na Revolução dos Cravos? Qual é o papel de cada um?

2) Qual a mensagem você acha que a imagem passa?

TERCEIRO PASSO  

Dividir a sala em seis grupos e pedir que cada grupo faça uma pesquisa no material documental do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

Link: Página do Centro: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage Acesso em: 7 nov. 2010.    

Parte da página com o material documental: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=AEDP Acesso em: 7 nov. 2010.    

Os grupos serão divididos de acordo com a natureza do documento, como especificado a seguir e exatamente como está na página do Centro:

- Fotografias;

- Artes Plásticas;

- Cartuns;

- Som;

- Iconografia;

- Vídeos.

QUARTO PASSO   

Depois de pesquisado e selecionado uma parte do material, os grupos devem apresentar para toda a sala o resultado dentro do formato (jornal, mural, exposição ou texto) que considerarem mais adequados à natureza dos documentos.

Abaixo seguem sugestões para essa apresentação:

Os Grupos de Fotografia, Artes Plásticas e Iconografia podem fazer um mural ou uma exposição. Se assim for decidido, seria interessante, além de apresentar para a sala, deixar o trabalho exposto para toda a escola.

O Grupo dos Cartuns poderiam, com base na documentação, produzir um cartum, uma tirinha ou uma história em quadrinhos.

O Grupo do Som pode fazer uma colagem musical e apresentar o resultado em forma de um programa de rádio.

O Grupo de Vídeo, também, pode fazer uma mostra videográfica e apresentar a todos os outros grupos.

CONCLUSÃO   

Os alunos devem, ao final, ter compreendido os valores políticos e estéticos que acompanhou a juventude revolucionária da década de 1970, a reviravolta do fim dos regimes de inspiração fascista na Península Ibérica, na qual se insere a Revolução dos Cravos e a ligação disso com os movimentos de libertação nacional na África.

Recursos Complementares
Avaliação

Além da avaliação contínua da participação dos alunos nos grupos de pesquisa, o professor deve avaliar a participação dos alunos nos grupos nas atividades do terceiro e do quarto passos. Por fim, devem elaborar um relatório final em formato de um texto opinativo sobre os conhecimentos adquiridos durante as aulas.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.