24/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
O aluno deverá compreender quais são as armas de comunicação e ação política manejadas pelos revolucionários portugueses: comunicados, cartazes, músicas, fotografias, passeatas, levantes e outros. Deverá compreender, também, a Revolução dos Cravos como um marco da transição democrática que alguns países europeus viveram ao longo da década de 1970.
O aluno deve ter conhecimento sobre a situação colonial portuguesa na África.
PRIMEIRO PASSO
INTRODUÇÃO
O professor deve dar uma contextualização geral sobre a Revolução dos Cravos: o que foi, quando foi, quem sãos seus atores, o que queriam, o que conseguiram.
Textos que auxiliam o professor:
- Uma cronologia bem extensa: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=Cronologia Acesso em: 7 nov. 2010.
- Diário da Revolução: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/media/Images/ec25aDavidGueiros.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
- Representações da Revolução na Literatura Portuguesa: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/8/06.htm Acesso em: 7 nov. 2010.
- Análise do legado: http://www.adusp.org.br/revista/33/r33a01.pdf . Acesso em: 7 nov. 2010.
- A Revolução e a Literatura: http://www.letras.ufpr.br/documentos/pdf_revistas/roani.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
- Dissertação de Mestrado sobre as representações da Revolução: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/16903/000707684.pdf?sequence=1 Acesso em: 7 nov. 2010.
- Dissertação de Mestrado sobre o jornalismo e as lutas sociais na época da Revolução: http://bdtd.ufg.br/tedesimplificado/tde_arquivos/22/TDE-2010-06-15T111233Z-864/Publico/dissertacao%20danubia%20mendes%20abadia.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
- Resenha do livro de Kenneth Maxwell sobre a Revolução dos Cravos: http://www4.pucsp.br/neils/downloads/v17_18_livros2_waldir.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
SEGUNDO PASSO
DESENVOLVIMENTO
Pedir aos alunos que leiam com atenção a letra da canção “Tanto Mar”, de Chico Buarque.
Link para a letra: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45178/ . Acesso em: 7 nov. 2010.
Depois da leitura, pedir a eles que respondam às seguintes perguntas:
- Você percebe alguma referência à Revolução dos Cravos? Qual? Explicar.
- Você percebe alguma referência à situação de ditadura no Brasil? Qual? Explicar.
Finalizando este exercício, o professor explica a origem desta canção e a censura que ela sofreu no Brasil.
Links para essas informações:
http://ame-o-poema.blogspot.com/2009/01/tanto-mar-chico-buarque.html Acesso em: 7 nov. 2010.
http://analisedeletras.com.br/chico-buarque/tanto-mar/ Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.lambda.maxwell.ele.puc-rio.br/NELIM/ensaios_artigos/heloisa_chicobuarqueeacensura.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
Ainda dentro do segundo passo pedir aos alunos que observem atentamente as duas imagens abaixo e responda as perguntas que se seguem
Imagem Publicada no periódico República em 01/06/1974
1) Quais são os países indicados no desenho e que guardam relações coma Revolução dos Cravos?
2) Qual a relação existente entre esses países que a Revolução dos Cravos transformou?
3) Qual a mensagem que a imagem transmite? O que significa as minhocas?
Imagem publicada no periódico Os Ridículos em 11/05/1974
1) Os dois grupos representados na imagem tiveram o mesmo papel na Revolução dos Cravos? Qual é o papel de cada um?
2) Qual a mensagem você acha que a imagem passa?
TERCEIRO PASSO
Dividir a sala em seis grupos e pedir que cada grupo faça uma pesquisa no material documental do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
Link: Página do Centro: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage Acesso em: 7 nov. 2010.
Parte da página com o material documental: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=AEDP Acesso em: 7 nov. 2010.
Os grupos serão divididos de acordo com a natureza do documento, como especificado a seguir e exatamente como está na página do Centro:
- Fotografias;
- Artes Plásticas;
- Cartuns;
- Som;
- Iconografia;
- Vídeos.
QUARTO PASSO
Depois de pesquisado e selecionado uma parte do material, os grupos devem apresentar para toda a sala o resultado dentro do formato (jornal, mural, exposição ou texto) que considerarem mais adequados à natureza dos documentos.
Abaixo seguem sugestões para essa apresentação:
Os Grupos de Fotografia, Artes Plásticas e Iconografia podem fazer um mural ou uma exposição. Se assim for decidido, seria interessante, além de apresentar para a sala, deixar o trabalho exposto para toda a escola.
O Grupo dos Cartuns poderiam, com base na documentação, produzir um cartum, uma tirinha ou uma história em quadrinhos.
O Grupo do Som pode fazer uma colagem musical e apresentar o resultado em forma de um programa de rádio.
O Grupo de Vídeo, também, pode fazer uma mostra videográfica e apresentar a todos os outros grupos.
CONCLUSÃO
Os alunos devem, ao final, ter compreendido os valores políticos e estéticos que acompanhou a juventude revolucionária da década de 1970, a reviravolta do fim dos regimes de inspiração fascista na Península Ibérica, na qual se insere a Revolução dos Cravos e a ligação disso com os movimentos de libertação nacional na África.
Outros textos que ajudam o professor e os alunos na pesquisa sobre o tema:
http://www.omarrare.uerj.br/numero7/pdfs/artigo01.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www4.fapa.com.br/monographia/artigos/1edicao/artigo1.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.didinho.org/REVOLUCAODOSCRAVOSEOPROCESSODEDESCOLONIZACAODEANGOLA.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.africaeafricanidades.com.br/documentos/As_relacoes_politicas_e_economicas_entre_Brasil_e_Africa_Lusofona.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/documentos/ot_am_25a_a.pdf Acesso em: 7 nov. 2010.
http://www.enciclopedia.com.pt/articles.php?article_id=1094 Acesso em: 7 nov. 2010.
Além da avaliação contínua da participação dos alunos nos grupos de pesquisa, o professor deve avaliar a participação dos alunos nos grupos nas atividades do terceiro e do quarto passos. Por fim, devem elaborar um relatório final em formato de um texto opinativo sobre os conhecimentos adquiridos durante as aulas.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/08/2011
Cinco estrelasBrilhante iniciativa...